Fechar menu lateral

ENADE

Enade 2022 – ano III do ciclo avaliativo 

Clique no link acima para conferir as informações atualizadas e orientações sobre o ciclo avaliativo vigente.

=======================

Informações gerais

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório (além de outras ações previstas no Edital) e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar no histórico escolar final dos alunos formados. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade da avaliação é trienal para cada área do conhecimento, com lançamento de editais no fim do primeiro semestre de cada ano.

O Instituto Nacional de Pesquisa e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (INEP) (abre em nova janela) é o responsável por conduz o ciclo e disponibilizar o SISTEMA ENADE (abre em nova janela), onde são realizadas outras ações obrigatórias do exame. Instabilidades no sistema (de acesso, de manuseio do aplicativo) devem ser reportados ao INEP através do telefone 0800616161 ou pelo Fale Conosco disponível em https://mecsp.metasix.solutions/portal#/0 (abre em nova janela).

A Diretoria de Avaliação Institucional dá suporte às coordenações de curso nas etapas de inscrições de estudantes e dispensas dos ausentes à prova, conforme Atribuição de competências dos setores vinculados aos processos do Enade na UFJF (Portaria nº 1762/2018). Além disso, realiza ações de orientação e divulgação do Edital e do andamento do ciclo Enade vigente para a comunidade acadêmica envolvida no Exame.

 

Confira também: 

Relatórios da UFJF no ENADE 

Legislação relacionada ao ENADE no site do INEP (abre em nova janela) 

Notícias sobre o Enade no site do INEP (abre em nova janela)

 

 

Folder Participantes ENADE UFJF

 

 

Páginas relacionadas

 

Enade 2021 – Ano 2

Enade 2020 (adiado)

Enade 2019 – Ano 1

Enade 2018 – Ciclo 3

Enade 2017 – Ciclo 2

Enade 2016 – Ciclo 1

Histórico de cursos no ENADE

Voltar à página anterior

 

Voltar à página inicial