Fechar menu lateral

Memória do Sabor

Coordenadora: Profa. Juliana de Carvalho da Costa 

Resumo: Este projeto se propõe a compilar as receitas de pratos típicos dos países dos migrantes, reformulando-as com ingredientes brasileiros, para compreender sobre a história familiar e cultural por trás de cada receita.

 

Os saberes adquiridos por meio de estudos ou no seio familiar devem ser preservados e passados às gerações seguintes. Assim, com o intuito de guardarmos as boas memórias dos saberes e sabores produzidos por um país e, com isso, preservar sua cultura, devemos lançar maneiras de documentá-las por meio de livros, cartilhas e vídeos. Em um primeiro momento, o projeto irá compilar receitas de pratos típicos regionais ou dos países dos migrantes, buscando compreender sobre a história familiar e/ou cultural por detrás de cada receita. Quando possível o retorno das atividades presenciais, reproduzir os pratos típicos em laboratórios de aulas práticas, com o intuito de avaliarmos a possibilidade de reprodução da receita com ingredientes brasileiros, bem como realizar conferência dos pesos e medidas descritas nas receitas.

Aproximar os migrantes de sua cultura e fazê-los sentirem-se em casa. Além do mais, apresentar ingredientes da culinária brasileira que podem servir para o preparo e adaptação de seus pratos. Acolher os migrantes e entender sobre sua cultura e pratos típicos consumidos em seus países; Explicar sobre os pratos típicos brasileiros e a nossa cultura; Transcrição de seus pratos típicos em formato de receitas; Compilar todas as receitas em livro, cartilhas e vídeos; Reproduzir as receitas em laboratórios de aulas práticas para conferência de medidas e pesos estabelecidos; Ensinar sobre as boas práticas de produção dos alimentos. Ampliar conhecimentos sobre outras culturas, em especial sobre a culinária de outros países; Auxiliar a integração laboral de refugiados que tenham interesse em utilizar o preparo de pratos típicos como fonte de renda.

Realizar trabalho de pesquisa junto aos migrantes a respeito de suas culturas e tradições e, por meio de trabalhos científicos, livros, cartilhas ou vídeos; divulgar todos os resultados obtidos. Fornecer treinamento aos migrantes quanto ao preparo de pratos típicos, com relação a escolha de ingredientes e boas práticas de produção.

Os indicadores de avaliação, monitoramento e divulgação serão a escrita do material obtido no formato de livro ou cartilha e, se possível, preparo de vídeos. Se possível, realizar uma semana de divulgação desses pratos típicos junto à comunidade local.