Grupo de pesquisa Linguística Aplicada, Educação e Direitos Humanos (LAEDH)

Coordenação: Prof. Alexandre Cadilhe

O grupo resulta das ações de ensino, pesquisa e extensão coordenadas em conjunto com estudantes de iniciação científica, iniciação à docência, mestrado e doutorado de dois programas de pós-graduação da universidade: Linguística e Educação. Tais ações são materializadas em projetos como “Letramentos e formação cidadã” (PIBID/UFJF Letras – apoiado pela CAPES); o projeto de pesquisa “(Multi)Letramentos e Interação Social: Direitos Humanos e Diversidade na Formação Docente” (FAPEMIG/Edital Universal, vigente desde 2019); e o programa de extensão “Núcleo FALE/UFJF” (Apoiado pelo edital de Extensão da UFJF, vigente desde 2020).

Os projetos que compõem o grupo articulam-se em diálogo através de ações na orientação de pesquisas (graduação, mestrado, doutorado), na oferta de cursos de extensão para professores da educação básica e na organização de eventos. Destacam-se ações de formação continuada de professores da educação básica de Juiz de Fora e região em temas sobre letramentos e educação em direitos humanos no ensino para crianças e adolescentes em situação de migração e refúgio que estão matriculadas nas escolas públicas da cidade. Foram realizadas duas edições: em 2019 (de forma presencial) e em 2021 (de forma remota, devido a pandemia de Covid-19). A edição de 2021 contou com a participação de três doutorandos do PPG Linguística/UFJF na condição de monitores, a partir do qual foram gerados dados para suas respectivas pesquisas.