Histórico implantação CSVM na UFJF

Desde o final de 2019, por iniciativa estudantil da pós-graduação aderida pela Diretoria de Relações Internacionais, em parceria com a Pró-reitoria de Extensão, um Grupo de Trabalho foi criado, com a participação de professores, taes, graduandos e pesquisadores, para a execução do processo de implantação da cátedra em nossa instituição. Todo o trabalho se constituiu na construção de um projeto que contou com a adesão de pró-reitorias, professores, unidades, programas de pós-graduação, iniciativas discentes e grupos de pesquisa, para a criação e compilação de ações que contribuam para o acolhimento, proteção e inserção das pessoas em situação de refúgio na nossa região.

Para o início da construção do projeto, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) organizou em janeiro de 2020 um encontro com refugiados e migrantes na condição de refúgio, residentes em Juiz de Fora e região, além de representantes de organizações civis independentes que apoiam refugiados. O encontro buscou proporcionar uma aproximação inicial e dialógica com os migrantes, além de sistematizar informações gerais sobre esta comunidade, por meio de um questionário anônimo. O instrumento levantou o perfil desta população presente, bem como suas necessidades imediatas para, a partir deste diagnóstico, se reunir institucionalmente para analisar como a UFJF poderia contribuir para facilitar a integração desta comunidade na cidade e no campus.

No dia 07 de dezembro de 2021 foi firmado o termo de parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) para implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, fazendo da UFJF a segunda universidade pública mineira a sediar esta importante cátedra, e a 32ª instituição de ensino superior do Brasil a ser aceita pelo Acnur.