Fechar menu lateral

Manutenção de equipamentos em Laboratórios Multiusuários

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa torna públicos critérios de avaliação de mérito para priorização da manutenção corretiva ou preventiva de equipamentos de laboratórios multiusuários da UFJF. Esclarecemos que, até o momento, não existe previsão orçamentária específica para essa finalidade. Recursos do Apoio à Pós-graduação (APG),  PROAP-Capes, associados a recursos da matriz das unidades e projetos individuais de pesquisadores, se associam para atendimento de determinadas demandas de custo mais baixo. Aquelas de alto custo dependem de fomento de agências como Fapemig e, especialmente, Finep (SOS Equipamentos). A UFJF participa regularmente desses editais e realiza chamadas internas abertas à participação de toda a comunidade científica.

São considerados os seguintes critérios na avaliação de mérito:

Critérios

Notas

Peso

1 – Impacto da aquisição do equipamento para o desenvolvimento de pesquisas (número de  pesquisadores/discentes que serão atendidos, a importância da aquisição para o funcionamento do laboratório, número de linhas de pesquisa e programas de pós-graduação beneficiados, impacto estratégico no conjunto das pesquisas em desenvolvimento na área)

1-4

5

2 – Caráter multiusuário dos laboratórios e equipamentos, em consonância com as orientações da PROPP (https://www2.ufjf.br/propp/pesquisa/laboratorios- ufjf/laboratorios-multiusuarios/)

1-4

5

3-Orçamento

Proporcionalidade entre o custo da manutenção corretiva e o valor do equipamento

Economicidade dos recursos, considerando o custo da aquisição no mercado nacional versus o custo da importação direta

1-4

5

4 – Qualificação, competência e experiência da(s) equipe(s) cientifica(s) beneficiada(s) pela aquisição do  equipamento (análise do Lattes)

1-4

4

5 – Histórico de submissão em editais Finep e/ou de demais agências e o seu impacto na atualização  da capacidade instalada.

1-4

3

Veja também: