Fechar menu lateral

Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa

A PROPP reforça a necessidade de cadastro na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

O portal é fruto de um trabalho conjunto, com fomento do MCTI e modelagem, desenvolvimento, suporte e operação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP),  com o objetivo de mapear, reunir de maneira sistemática informações e permitir o compartilhamento de infraestrutura de pesquisa das Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) brasileiras.
Ao que tudo indica, o cadastramento prévio de laboratórios e equipamentos na PNIPE será pré-requisito para a participação em editais futuros de fomento à pesquisa.

 

Segundo o que consta no portal da PNIPE, as infraestruturas de pesquisa que devem ser cadastradas são:

  • instalações físicas ou virtuais que fornecem à comunidade científica insumos;
  • equipamentos e serviços para realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento experimental (P&D) e fomentar a inovação.

 

Esse conceito envolve os seguintes elementos:

  • Instalações físicas e seus equipamentos e instrumentos utilizados nas atividades de P&D;
  • Recursos baseados em conhecimento (como coleções, arquivos e base de dados) utilizados em pesquisas científicas;
  • Recursos de tecnologia da informação e comunicação (como grids, redes de alto desempenho e softwares específicos); e
  • Qualquer outra infraestrutura de natureza singular utilizada em atividades de P&D.

Essas infraestruturas de pesquisa podem ter localização única ou distribuída ou ainda serem plataformas virtuais, podendo fazer parte de uma rede regional, nacional ou internacional.

São exemplos de infraestruturas de pesquisa: grandes instalações de pesquisa, laboratórios, plantas piloto, biotérios, salas limpas, redes de informática de alto desempenho, bases de dados, coleções, observatórios, telescópios, navios de pesquisa, reservas e estações experimentais, entre outras.

O cadastro de laboratórios e equipamentos deverá seguir o fluxo abaixo:

  1. O responsável pelo laboratório deverá realizar o cadastro na plataforma clicando aqui;
  2. Tendo realizado seu cadastro e acessado a plataforma, deve-se então realizar a solicitação de vínculo do laboratório sob sua responsabilidade junto a instituição de origem (opção “Solicitar Inclusão de Laboratório” localizado no menu constante na lateral esquerda da área interna). É necessário anexar uma declaração que comprove o vínculo do pesquisador com o laboratório, conforme Anexo I do Tutorial para Cadastro de Laboratórios e Equipamentos na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI (arquivo .docx, 912kb);
  3. Realizada a solicitação de vínculo do laboratório, o representante da instituição deverá realizar a análise da solicitação.
  4. Se aprovada a solicitação, o responsável pelo laboratório poderá então completar o cadastro dos dados do laboratório bem como realizar o cadastro dos equipamentos constantes no laboratório em questão.
  5. Finalizado o cadastro e publicado o laboratório, tanto ele quando seus equipamentos estarão disponíveis para consulta na área pública da plataforma.

Alguns pesquisadores tiveram dificuldades ao se cadastrar, em virtude do navegador e/ou sistema operacional que estavam utilizando, o problema mais recorrente ocorreu ao anexar a declaração de vínculo. Caso encontrem alguma dificuldade, tentem realizar o cadastro em outro computador, se os problemas persistirem, por gentileza, façam contato com a Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa por meio do email laboratorios.propp@ufjf.edu.br.