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Laboratórios Multiusuários

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP), elenca os preceitos que norteiam as ações de governança e de utilização dos Laboratórios Multiusuários na instituição. A premissa básica é a ampliação do acesso aos espaços de pesquisa e a otimização do uso de todos os equipamentos e recursos públicos por toda a comunidade científica – interna e externa, assim como já preveem a Política de Inovação da UFJF, a Resolução n° 21/2017-CSPP, que  institui o Programa de Estímulo ao Intercâmbio Acadêmico da Pós-graduação stricto sensu e da Pesquisa na UFJF e a Resolução nº 19/2021-Consu, que define os critérios para o compartilhamento e permissão de uso da infraestrutura da UFJF.

Destaca-se que a PROPP, além de identificar a necessidade de novos investimentos na aquisição de equipamentos e manutenções corretivas ou preventivas, busca estreitar parcerias entre pesquisadores e instituições de ensino a partir do desenvolvimento de políticas para as diferentes unidades e áreas do conhecimento. Todas as ações são subsidiadas a partir de informações coletadas junto aos próprios pesquisadores por meio de Censos periódicos.

Especificamente aos Laboratórios Multiusuários, destacamos as seguintes diretrizes:

 

1) Considera-se laboratório com perfil de utilização multiusuário aqueles que reúnam equipamentos complementares e/ou compartilháveis, disponibilizados a diferentes usuários da própria UFJF ou de instituições externa;
2) Os equipamentos de laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora adquiridos para uso multiusuário, com recursos orçamentários ou extraorçamentários, devem ser compartilhados com a comunidade científica em geral, em consonância com a Política de Inovação da UFJF. Os espaços multiusuários deverão estar disponíveis para agendamento com disponibilização de agenda pública;
3) Todos os Laboratórios de Pesquisa e equipamentos Multiusuários deverão, obrigatoriamente, ser cadastrados e publicados pelos docentes responsáveis na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa MCTI (PNIPE), conforme orientações disponibilizadas pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa.

 

Foto: Freepik

 

Para serem considerados Multiusuários no âmbito da UFJF, os laboratórios devem, ainda, preencher conjuntamente os seguintes requisitos:

 

I – Possuir equipamentos (principalmente de médio ou grande porte) adquiridos por meio de editais FINEP ou outras agências que exijam a prerrogativa multiusuária para aquisição;
II – Possuir regulamentação interna apropriada à utilização multiusuária, que atenda aos seguintes pressupostos:

a) Previsão de agenda pública para uso compartilhado dos equipamentos tanto da comunidade local (docentes, pós-doutorandos, pós-graduandos e alunos de iniciação científica) e regional (colaboradores de outras instituições de ensino e pesquisa, centros de pesquisa privados, empresas e organizações);
b) regras definidas para divisão das responsabilidades de manutenção.

III – Possuir Gerência coletiva exercida por Comitês compostos pelos pesquisadores responsáveis da UFJF. Além de garantir a adequada utilização dos equipamentos do Centro, eles devem facilitar o acesso multiusuário, indicar os problemas encontrados e as necessidades de complementaridade de equipamentos.

IV – À luz do que determina também a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), é também necessário possuir um comitê de usuários, composto por membros da instituição e pesquisadores externos.

V – Possuir website próprio para a disponibilização de todas as informações elencadas nos tópicos anteriores.

 

Os dados mais recentes a respeito dos laboratórios da UFJF podem ser acessados na planilha  (atualizada diariamente) e na página específica do site da PROPP.

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Manutenção de equipamentos

As orientações para a manutenção de equipamentos em laboratórios multiusuários estão disponíveis na página específica.