Fechar menu lateral

Laboratórios UFJF

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPP) torna público o Formulário para cadastro dos Laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Além de dar mais transparência à sociedade, o preenchimento é fundamental para subsidiar a gestão da Administração Superior no desenvolvimento de políticas para as diferentes unidades e áreas do conhecimento.

 

Devem preencher o Censo de Laboratórios 2021 e compor o Cadastro de Laboratórios da UFJF:

Todas as instalações físicas ou virtuais que fornecem à comunidade científica os resultados de sua produção acadêmica, produtos, processos, serviços e/ou suporte às atividades de ensino e pesquisa nos níveis da graduação e pós-graduação.

Esse conceito envolve as seguintes características:

• Instalações físicas, com seus equipamentos e instrumentos utilizados nas atividades de ensino e pesquisa;
• Recursos baseados em conhecimento (como coleções, arquivos e base de dados) utilizados em pesquisas científicas e criação de produtos e/ou processos à comunidade;
• Qualquer outra infraestrutura de natureza singular utilizada em atividades de P&D.

Esses laboratórios, grupos ou núcleos, podem ter localização física ou virtual, podendo fazer parte de rede regional, nacional ou internacional.

São exemplos de instalações aptas ao Cadastro de Laboratórios UFJF: grandes instalações de pesquisa, laboratórios experimentais, laboratórios de informática, bases de dados, coleções, observatórios, entre outras.

 

São considerados “responsáveis pelo laboratório”:
O docente ou TAE servidor da UFJF responsável pela gestão da instalação física ou virtual perante a Direção da Unidade e/ou Coordenação ou Chefia do departamento, Coordenação do programa de pós-graduação ou órgão suplementar.

 

O cadastro de todos os Laboratórios (Ensino de graduação; Ensino de pós-graduação; EAD; Extensão com interface em pesquisa; Pesquisa) é OBRIGATÓRIO e condição para participação dos pesquisadores em futuros editais institucionais.

Clique aqui para acessar o material de divulgação.

Dúvidas e esclarecimentos: laboratorios.propp@ufjf.edu.br.

 

Passo a passo

O formulário é preenchido somente mediante login no Siga 3. Uma vez logados, os pesquisadores têm duas opções de acesso ao documento: usar este link direto ou, dentro do sistema, clicar, nesta ordem, em “Eventos”, “Acessar Eventos” e “Cadastro de Laboratórios – PROPP/UFJF”.

 

Responsáveis por mais de um laboratório

Por limitações técnicas, o SIGA não permite o cadastro de mais de um laboratório por usuário. Sendo assim, orientamos que, após o primeiro cadastro, o responsável envie um e-mail para laboratorios.propp@ufjf.edu.br, com o CPF, solicitando a liberação para um novo preenchimento. Isso deve ser repetido nos cadastros subsequentes. Outra opção é solicitar o preenchimento por outro responsável pelo local.

 

Censo 2016

A PROPP realizou o primeiro Censo de Laboratórios em 2016. Dele, vieram subsídios fundamentais para as ações conduzidas desde então. Agora, em 2021, a Pró-reitoria apresenta esta nova pesquisa, elaborada sob uma perspectiva ainda mais integrada às necessidades dos diferentes setores da UFJF.

 

Laboratórios Multiusuários

Para conhecer as diretrizes a respeito dos laboratórios Multiusuários da UFJF, acesse a página específica.