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Cadastro de projetos de pesquisa

Normas

O cadastro de projetos de pesquisa na UFJF segue o disposto na Portaria Propp/SEI nº 1.087/2022 (arquivo .pdf, 137kb). De acordo com a norma:

    1. Projetos pesquisa previamente aprovados pelo mérito científico e por pares, por meio de agências nacionais e internacionais de fomento à pesquisa, ou também provenientes de prêmios atribuídos por instituição, receberão a ratificação da Propp;
    2. Projetos de pesquisa que não se enquadram nas situações acima descritas, deverão ser avaliados pelo Comitê Assessor de Pesquisa, vinculado à PROPP (CAP- PROPP).

 

Submissão de projetos

A submissão dos projetos deverá ser realizada exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), conforme passo a passo elaborado pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (arquivo .pdf, 422kb).

Requisitos do(a) coordenador(a):
→ Ser professor(a) efetivo(a), visitante ou pesquisador(a) vinculado(a) à UFJF. No caso de professor(a) visitante e/ou pesquisador vinculado(a), devem constar documentos que comprovem a permanência do(a) docente na UFJF durante a realização da pesquisa;
→ Ter formação compatível com a proposta de trabalho.

Documentos Necessários:
Formulário de cadastro de projeto na Propp (arquivo .doc, 57kb);
→ Projeto de pesquisa no modelo da Propp (modelo .doc, 59kb); (modelo .tex);
→ Parecer de comitê/comissão de ética, caso o projeto envolva experimentos com seres humanos ou animais;
→ Declaração de todos os membros da equipe assumindo a responsabilidade de execução das tarefas propostas e demonstrando de forma clara as funções de cada membro do projeto;
→ Comprovação de aprovação em agência de fomento, quando for o caso.

Orientações:
→ A Propp receberá os projetos de pesquisa em fluxo contínuo por meio do SIGA, conforme passo a passo (arquivo .pdf, 422kb). Nele, deverão ser encaminhados todos os documentos devidamente preenchidos;
→ Não é necessário abrir processo na secretaria da unidade de origem, mas o formulário de cadastro deverá ser assinado pelo chefe do departamento do proponente;
→ O cadastro do projeto só será efetivado após aprovação do mesmo pelo Comitê Assessor de Pesquisa (CAP). No caso de aprovação prévia por agência de fomento, o cadastro será efetivado por ratificação da Propp;
→ O Conselho Setorial de Pós-graduação e Pesquisa (CSPP) será comunicado de todos os projetos de pesquisa aprovados.

IMPORTANTE: a PROPP não emite declarações e/ou certificados para colaboradores e alunos que atuem no projeto. Em tempo, informamos também que o cadastro não envolve a concessão de bolsas ou vagas voluntárias em nossos programas de iniciação científica; para os mesmos, é necessário participar de editais publicados para essa finalidade.

Dúvidas deverão ser encaminhadas para o e-mail pesquisa.propp@ufjf.br.