Fechar menu lateral

Produtos e Dissertações

Defesas 2021:

MESTRANDO(A)

DATA DE DEFESA

TÍTULO

ORIENTADOR(A)

CRISTIAN NUNES DE MORAIS 08/01/21 CONJUNTO DIDÁTICO DE ÓTICA: UMA PROPOSTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE LUZ E COR

(DISSERTAÇÃO) (PRODUTO)

Giovana Trevisan Nogueira

SÉRGIO LUIZ FRANÇA 17/03/21 QUADRO AC PARA O ENSINO DE ELETROMAGNETISMO: UM RECURSO DIDÁTICO PARA AULAS PRÁTICAS EM TURMAS COM MUITOS ALUNOS

(DISSERTAÇÃO) (PRODUTO)

Bruno Gonçalves e Bruno Ferreira Rizzuti

RAQUEL DA SILVA SANTOS FREITAS 19/03/21 UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE TÓPICOS DA TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA

José Roberto Tagliati

FELIPE GONÇALVES PEREIRA 26/03/21 AVALIAÇÃO FORMATIVA SOBRE ENERGIA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO O APLICATIVO PLICKERS

Emanuel José Reis de Oliveira

SIMONE DE AMORIM LIMA MORAIS 31/03/21 DA QUEDA LIVRE AO PARAQUEDISMO: UMA PROPOSTA DE ENSINO DA APLICAÇÃO DE FORÇA A PARTIR DA ANÁLISE DE VÍDEOS UTILIZANDO O TRACKER

José Luiz Matheus Valle

MARCOS JACOB DA SILVA 31/03/21 ENSINO SOBRE QUEDAS: UTILIZANDO QUADRINHOS COMO FERRAMENTA LÚDICA

Wilson de Souza Melo

RODOLFO DE MOURA MARQUES 07/05/21 FÍSICA CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: O USO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DO MODELO PADRÃO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS

(DISSERTAÇÃO) (PRODUTO)

Paulo Henrique Dias Menezes

2020:

MESTRANDO(A)

DATA

TÍTULO

ORIENTADOR(A)

Josélia Margarida de Paiva Bechtluff 07/08/20 Luzes e cores: uma proposta pedagógica para o ensino de Física

(DISSERTAÇÃO) (PRODUTO)

Paulo Henrique Dias Menezes

Regina Lúcia Silva Alonso Campos 19/11/20 OS JOGOS ELETRÔNICOS COMO METODOLOGIA APLICADA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO DA FORÇA GRAVITACIONAL

(DISSERTAÇÃO) (PRODUTO)

Diana Esther Tuyarot de Barci

ALINA LACERDA DE SOUZA CAMPOS 04/12/20 UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE MAGNETISMO A PARTIR DE ATIVIDADES COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO – CONSTRUÇÃO DE ELETROÍMÃ

(DISSERTAÇÃO) (PRODUTO)

Júlio Akashi Hernandes

2019:

NOME

DATA

TÍTULO

ORIENTADOR/COORIENTADOR

ALESSANDRA KIRCHMEYER VIANELO 13/02/2019 ABORDANDO O CONCEITO DE ENERGIA MECÂNICA ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO

Dissertação / Produto

José Roberto Tagliati

TOBIAS DE ASSIS RICARDO 02/08/2019 APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E FEIRA DE CIÊNCIAS: UMA ASSOCIAÇÃO MOTIVADORA PARA O APRENDIZADO DE FÍSICA MODERNA

Dissertação / Produto

Giovana Trevisan Nogueira

Júlio Akashi Hernandes (coorientador)

MÔNICA MENEZES LOPIM 21/08/2019 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE LÂMPADAS: CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE LUXÍMETRO DIDÁTICO COMPARATIVO

Dissertação / Produto

Bruno Ferreira Rizzuti

Bruno Gonçalves (Coorientador)

JEAN PAULO MAGALHÃES DOVAL 30/08/2019 DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO NAS RELAÇÕES MATEMÁTICAS QUE ENGLOBAM LEIS FÍSICAS

Dissertação / Produto

Wilson de Souza Melo

SINUÊ KLAK DE OLIVEIRA 30/08/2019 ESPECTROSCOPIA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E COSMOLOGIA

Dissertação / Produto

José Luiz Matheus Valle

Claudio Henrique da Silva Teixeira (Coorientador)

ANDRÉ LUÍS DE ALMEIDA SILVA 09/09/2019 MA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM DE CALORIMETRIA UTILIZANDO A PLATAFORMA ARDUÍNO EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DIVERSIFICADA

Dissertação / Produto

Alysson Miranda de Freitas

Wilson de Souza Melo (Coorientador)

GUSTAVO DA SILVA FERREIRA 09/09/2019 ENSINO DAS INTERAÇÕES GRAVITACIONAL E ELETROMAGNÉTICA POR MEIO DE UM JOGO DE RPG

Dissertação / Produto

Diana Esther Tuyarot de Barci

2018:

NOME

DATA

TÍTULO

ORIENTADOR/COORIENTADOR

Deborah dos Santos Franco 19/03/2018 A influência da linguagem na aprendizagem de conceitos físicos: a contribuição do jogo de tabuleiro Physicool.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. José Roberto Tagliati
Emely Giron dos Santos 18/05/2018 Kit didático para uma abordagem histórico-experimental da eletricidade.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. André Koch Torres de Assis
Wagner Dias Rocha 21/08/2018 Uma Proposta de Abordagem Experimental Para o Efeito Fotoelétrico: Construindo Conceitos de Física Moderna e Contemporânea com LEDs e Outros Componentes de Baixo Custo

Dissertação / Produto

Prof. Dr. Bruno Gonçalves
Wagner Augusto Teixeira da Silva 23/08/2018 Simetrias e leis de conservação: uma proposta para o ensino médio.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. Thales Costa Soares/Prof. Dr. Bruno Ferreira Rizzuti
Lélio Fabiano Martins Ribeiro 24/08/2018 Utilização de elementos de Gamificação e Instrução pelos Colegas para um maior engajamento dos alunos do Ensino Médio

Dissertação / Produto

Profª. Drª. Giovana Trevisan Nogueira/Prof. Dr. Bruno Ferreira Rizzuti

2017:

NOME

DATA

TÍTULO

ORIENTADOR/COORIENTADOR

Ciro Lino Bellan 13/02/2017 Kits didáticos para o ensino de circuitos elétricos feitos com materiais de fácil acesso e baixo custo.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. Júlio Akashi Hernandes
Clayton Antonio Pereira Pires 13/02/2017 Uma proposta de ensino sobre a luz para o 9º ano do ensino fundamental: sua natureza, propagação e interação coma a matéria.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. José Roberto Tagliati
Fabiana Chiaini de Oliveira Almeida 13/02/2017 O teatro científico como alternativa metodológica no ensino de física para a aprendizagem do conteúdo de oscilações e ondas.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. José Roberto Tagliati
Rodolfo de Souza Rocha 13/02/2017 Utilização das novas tecnologias de informação e comunicação para aplicação da tecnologia de “instrução pelos colegas” no ensino de física no ensino médio.

Dissertação / Produto

Profª Drª. Giovana Trevisan Nogueira
Sílvia Costa Araújo 13/02/2017 Desenvolvimento de uma unidade de ensino potencialmente significativa para o conteúdo o de eletrodinâmica orientada por um protótipo interativo que utiliza a plataforma arduino para controle de dispositivos e medidas elétricas.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. Bruno Gonçalves/ Prof. Dr. Paulo Henrique Dias Menezes
Marciléa Machado de Souza 21/02/2017 Um estudo da luz: construindo com materiais de baixo custo uma anti-luneta polarizada e o sistema solar.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. Emanuel Antonio de Freitas/ Prof. Dr. José Luiz Matheus do Valle
Izabela Talita de Sales 21/02/2017 Uma proposta de sequência didática de termodinâmica para o ensino médio.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. José Luiz Matheus do Valle
Leonardo Tavares de Paula 21/02/2017 Ensino de física por projetos: a física do forno solar.

Dissertação / Produto

Profª Drª. Diana Esther Tuyarot de Barci
Otávio Batista Pereira Praça 31/07/2017 Aperfeiçoamento e aplicação de unidades de ensino potencialmente significativas com foco em grandezas físicas, unidades de medidas e
suas relações.Dissertação / Produto
Prof. Dr. Wilson de Souza Melo
Morganna Justen Batista 07/08/2017 De movimento dos astros à quarta dimensão do espaço: Uma abordagem didática sobre o tempo ao longo dos tempos.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. Claudio Henrique da Silva Teixeira

 

 

2016:

NOME

DATA

TÍTULO

ORIENTADOR/COORIENTADOR

Diego de Souza Moreira

03/11/2016

Ensino de física em aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: interlocuções com a leitura e a escrita.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. Paulo Henrique Dias Menezes
Rafael José Pereira Vieira

03/11/2016

Ensino de ondas eletromagnéticas no 9º ano do ensino fundamental por meio de uma situação problema.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. Paulo Henrique Dias Menezes
Pablo Rafael de Oliveira Carlos

15/12/2016

Uma análise do desempenho dos estudantes no exame nacional do ensino médio e as contribuições para o ensino-aprendizagem de física.

Dissertação / Produto

Prof. Dr. Wilson de Souza Melo