A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciará na próxima quinta-feira, um levantamento das condições de acesso à internet, aos recursos digitais e como é a experiência de seus estudantes, professores e técnico-administrativos em educação no uso das tecnologias da informação e comunicação. O objetivo do Diagnóstico das Condições de Acesso Digital é levantar o perfil da comunidade acadêmica para, eventualmente, subsidiar ações futuras próximas e posteriores ao fim da pandemia da Covid-19. A participação de todos os estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação é primordial para o sucesso do diagnóstico.

O levantamento será feito por meio de formulário a ser respondido pelo Siga. Para que chegue até as pessoas com acesso restrito à internet, a UFJF montou equipes de trabalho remotas que poderão entrar em contato com os estudantes por telefone e correspondência.

A UFJF não pretende impor aulas remotas, modelos de educação para determinada área ou modelo específico de gestão, dadas as especificidades de cada curso, formação e setor. No entanto, diante das incertezas quanto ao período seguro para retomar atividades presenciais, a Universidade entende ser necessário debater instrumentos que atendam às demandas institucionais e que possam vir a estabelecer novos parâmetros e protocolos de estudo e trabalho.

O reitor da UFJF, Marcus Vinicius David, acredita que a suspensão das atividades presenciais em virtude do novo coronavírus trouxe um novo desafio para o conjunto a Universidade. “Cada vez mais precisamos refletir sobre os caminhos a tomar para que a essência da Universidade – suas atividades de ensino, pesquisa e extensão – permaneça viva em condições tão adversas. Somos cientes de que existem estratégias muito diferentes e devemos estar atentos às múltiplas possibilidades de formação, entre as quais o acesso e a ação pela via das plataformas digitais são instrumentos que não devem ser ignorados. A UFJF defende que a experiência pedagógica na sala de aula e nos laboratórios continue sendo o eixo fundamental do ensino-aprendizagem. Mas, no presente e no futuro próximo, diagnosticar o acesso às tecnologias digitais e as condições para este acesso é um do instrumentos estratégicos para o planejamento das atividades.”

O Diagnóstico das Condições de Acesso Digital será um dos meios para fomentar decisões relativas às estratégias de enfrentamento pedagógico e administrativo, a serem tomadas pelas instâncias universitárias, tanto os Conselhos Setoriais, quanto o Conselho Superior (Consu). O formulário foi elaborado por uma comissão que consultou representantes dos três segmentos da instituição. O documento ficará disponível no Siga pelo prazo de duas semanas, sendo indispensável a ampla participação da comunidade acadêmica para a relevância do diagnóstico. Os resultados serão divulgados pelos meios de comunicação da Universidade e levados ao Consu.

São cerca de 60 questões, de múltipla escolha, sendo a maioria delas para todas as categorias (estudantes, professores e TAEs) e outras específicas de cada público. Como as áreas de formação, planos pedagógicos e curriculares dos cursos da instituição possuem características muito distintas, é fundamental a representatividade de todas as áreas no levantamento. Por isso, será divulgado a cada dois dias o percentual de participação de cada curso.

O reitor espera que toda a comunidade acadêmica participe da iniciativa. “Neste momento, conclamamos os estudantes, professores e técnicos a ajudarem a Universidade a planejar seu presente e seu futuro. Este levantamento é parte deste esforço e você é parte central dele.”

Estudantes do Colégio de Aplicação João XXIII não responderão ao questionário. Porém docentes e técnico-administrativos em educação do colégio devem preencher o formulário.

A Central de Atendimento está responsável por tirar dúvidas da comunidade acadêmica pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou pelo Whatsapp (32) 2102-3911. O número também funciona para ligações.