Fechar menu lateral

Defesa da Dissertação

Informações sobre a Defesa da Dissertação

 

 

  • Ao finalizar o texto,  e com prazo de pelo menos 1 semana antes da entrega para a banca, o(a) mestrando(a) já devidamente aprovado(a) no Exame de Qualificação e em consonância com seu/sua orientador(a), enviará a versão em Word para a coordenação proceder com a utilização do Software de Verificação de Similaridade  – IThenticate. O relatório final será entregue para orientando(a) e orientador(a), atestando o encaminhamento do texto para a banca sem restrições ou solicitando correções.
    • OBS – O uso do software IThenticate faz parte do Programa de Integridade Acadêmica da PROPP – UFJF, que visa, entre outros, evitar as transgressões à integridade ética científica, seja ela intencional ou por negligência, que comprometem a fidedignidade dos resultados das pesquisas científicas, mina os alicerces da colaboração entre os pesquisadores e entrava o processo de construção da ciência como empreendimento coletivo. Trata-se de um software comercial, adquirido pela universidade, e que percorre amplitudes maiores de busca de similaridades entre o texto submetido e outros textos já publicados, mostrando um relatório minucioso e completo. Para conhecer mais veja no site.

 

  • Para o dia da defesa:
    • A sessão de defesa é pública
    • O mestrando deve entregar uma versão impressa (ou digital, se assim preferirem) para todos os membros da banca.
    • O mestrando deve chegar com meia hora de antecedência.
    • O mestrando deve ter uma versão impressa para seguir as observações da banca
    • O mestrando poderá gravar (áudio ou vídeo) a sessão para posterior ajustes indicados pelos membros da banca

 

  • Após a defesa,  o aluno deve seguir as orientações para encadernação da dissertação (Orientações abaixo), entregar o termo BDTD (impresso e assinado), o formulário com os dados (via email) e o CD gravado com as versões finais
    • Orientações para o mestrando pós defesa – Clique aqui
    • Formulário BDTD – Clique aqui
    • Geração Automática de Ficha Catalográfica – Clique aqui
    • Folhas de rosto da dissertação – Clique aqui
    • Formulário com dados e resumo dos trabalhos (via email, em word) – Clique aqui