Os livros (e alguns outros textos) abaixo listados foram adquiridos recentemente e estão disponíveis na Biblioteca do ICE para consulta e/ou empréstimo:
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 6. ed. Martins Fontes, 2012.
ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e aprendizagem em Educação Matemática. 2. ed. Autentica, 2010.
ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Artmed, 2009.
BANKS, M. Dados visuais para pesquisa qualitativa. Artmed, 2009
BARBOUR, R. Grupos focais. Artmed, 2009.
BARDI, J. S. A guerra do cálculo. 2. ed. Record, 2010.
BAUER, M. W. ; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. 9. ed. Vozes, 2011.
BICUDO, M. A. V. Filosofia da Educação Matemática. 4. ed. Autentica, 2011.
BOOTH, W. C. A arte da pesquisa. 2. ed. Martins Fontes, 2008
BORBA, M. C. Educação a distância online. 3. ed. Autentica, 2011.
BRAGA, C. Função. Fapesp, 2006.
BROUSSEAU, G. Theory of Didactical Situations in Mathematics. Kluwer , 1997.
CAMPOS, M. B. Investigando a noção de estimativa em medidas geométricas com alunos do ensino fundamental. 2008.
CERTEAU, M. A escrita da história. 3. ed. Forense Universitária, 2011.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. 10. ed. Vozes, 1997.
CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Autentica, 2010.
COLE, K. C. O universo e a xícara de chá. Record, 2006.
CURY, H. N. Análise de erros. Autentica, 2007.
D’AMORE, Bruno. Elementos de Didática da Matemática. Livraria da Física, 2007.
DEVLIN, K. O instinto matemático. 4. ed. Record, 2011.
DORIER, J. ( Ed. ). On the Teaching of Linear Algebra. Kluwer, 2010.
DORIGO, P. L. B. A presença da história da matemática no ensino da matemática no município de Juiz de Fora na visão do professor de matemática. 2008
ECO, H. Como se faz uma tese. 24. ed. Perspectiva, 2012.
FILLOY, E; ROJANO, T; PUIG, L. Educational Algebra. A Theoretical and Empirical Approach. Springer, 2008.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática. 3ª Ed. Autores Associados, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 2011.
FISCHBEIN, E. Intuition in Science and Mathematics. Reidel, 1987.
FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Artmed, 2009.
FLICK, U. Qualidade na pesquisa qualitativa. Artmed, 2009.
FLORES, Cláudia; ARRUDA, Joseane Pinto de, Org. A Matemática Moderna nas Escolas do Brasil e Portugal. Annablume, 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, 2011.
FREUDENTHAL, H. Revisiting mathematics education. Kluwer, 1991.
GARDI, Gilberto Geraldo. A Rainha das Ciências. 5ª Ed. Livraria da Física, 2010.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Livros técnicos e científicos, 2008.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Artmed, 2009.
GOMES, Maria Laura Magalhães. Quatro Visões Iluministas Sobre a Educação Matemática. Editora Unicamp, 2008.
GONCALVES, H. A. Manual de monografia, dissertação e tese. 2. ed. Avercamp, 2008.
GOODSON, I. F. Currículo. Vozes, 1995.
GRAVEMEJER, K. P. et al. Symbolizing, modeling and tool use in mathematics education. Kluwer, 2002.
HEYMANN, H. W. Why teach mathematics? Kluwer, 2003.
HOFFMAN, J; JOHNSON, C; LOGG, A. Dreams of Calculus. Springer, 2004.
HOYLES, C. ; LAGRANGE, J. (Eds). Mathematics education and tecnology. Springer, 2010.
JONES, G. A. Exploring probability in school. Springer, 2005.
KILPATRICK, J; HOYLES, C; SKOVSMOSE, O. ( Eds) Meaning in Mathematics Education. Springer, 2005.
LE GOFF, J. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2012.
MIGUEL, Antonio [et AL.]. História da Matemática em Atividades Didáticas. 2ª Ed. Livraria da Física, 2009.
MOREIRA, P. C. A formação matemática do professor. 2. ed. Autentica, 2010.
OVIDIO, M. S. Sobre educação especial e educação matemática. 2009
PAIS, L. C. Didática da matemática. 3. ed. Autentica, 2011.
PAIVA, R. S. Um estudo sobre a fração musical. 2008.
PALLARES-BURKE, M. L. G. As muitas faces da história. UNESP, 2000.
PAULA, M. R. Análise de livro didático segundo as mudanças nas políticas públicas. 2009
PIERRE, L. O que é o virtual? 2. ed., 2011.
POINCARE, H. O valor da ciência. Contraponto, 1995.
PONTE, João Pedro; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 2ª Ed. Autentica, 2003.
POUPART, J. [et al. ]. A pesquisa qualitativa. 3. Vozes, 2012
RIVERA, F. D. Toward a visually-oriented school mathematics curriculum. Springer, 2011.
RODRIGUES, M. O. Geometria no ensino fundamental. 2009
ROWLAND, T. Mathematical knowledge in teaching. Springer, 2011.
SA, I. P. A magia da matemática. 3. ed. Ciência Moderna, 2010.
SILVA, C. P. A matemática no Brasil. 3. ed. Edgard Blucher, 2003.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Crítica. Incerteza, matemática, Responsabilidade. São Paulo: Cortez, 2007.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática crítica. 6. ed. Papirus, 2011.
SMOLE, K. C. S. A matemática na educação infantil. Artmed, 2000.
SOUZA, M. C. R. F. FONSECA, M. C. F. R. Relações de gênero, educação matemática e discurso. Autentica, 2010.
SRIRAMAN, B; ENGLISH, L. (Eds ). Theories of Mathematics Education. London: Springer, 2010.
TAYLOR, P. C. Contemporany qualitative research. Springer, 2007.
VALENTE, W. R. (org. ) Euclides Roxo e a modernização do ensino da matemática no Brasil. UNB, 2004.
VALENTE, Wagner Rodrigues, Org. Osvaldo Sangiorgi: Um Professor Moderno. GHEMAT, 2008.
VALENTE, W. R. Uma história da matemática escolar no Brasil (1730-1930). 2. ed. Annablume, 2007.
VALENTE, W. R. Ubiratan D’Ambrosio: conversas, memórias, vida acadêmica, orientandos, educação matemática, etnomatemática, história da matemática, inventário e sumário do arquivo pessoal. Annablume, 2007.
WATSON, A.; WINBOURNE, P. New directions for situated cognition in mathematics education. Springer, 2008.
BORBA, M.; VILARREAL, M. Humans-with-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: Information and Communication Technologies, Modeling, Visualization and Experimentation. Springer, 2006.
CORBIN, J.; STRAUSS, A. Basics of Qualitative Research – Techniques and Procedures for Developing Grounded Theory. 3rd. Ed. Sage, 2007.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (ED.) Collecting and Interpreting Qualitative Materials. 3rd. Ed. Sage, 2007
ENGLISH, L. (ED). Handbook of International Research in Mathematics Education. 2nd. Ed. Routledge, 2008.
LESH, R. A. et al (ED) Foundations for the Future in Mathematics Education. Lawrence Erlbaum, 2007.
MILES, M. B.; HUBERMAN, A. M. Qualitative Data Analysis: An Expanded Sourcebook. 2nd Ed. Sage, 1994.
REYS, R. E.; DOSSEY, J. A. U.S. Doctorates in Mathematics Education (CBMS Issues in Mathematics Education). American Mathematical Society, 2008.
SARAMA, J.; CLEMENTS, D. H. Early Childhood Mathematics Education Research: Learning Trajectories for Young Children. Routledge, 2009.
WAISMANN, F. Introduction to Mathematical Thinking: The Formation of Concepts in Modern Mathematics. Dover, 2003.