SEMINÁRIOS EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – Abril/2014

03/04: Prof. Msc. Ricardo Procópio (Depto de Matemática-UFJF)

Título: Uma alternativa ao modelo tradicional de ensino de Geometria

Modalidade: Conferência

Resumo: Este seminário pretende discutir alternativas que possam contribuir com o rompimento de uma longa tradição no ensino de matemática, especialmente no ensino de Geometria, fundamentado na apresentação do conteúdo exclusivamente de maneira axiomático-dedutiva. Propomos a inserção de outras formas de desenho, como a perspectiva e o desenho geométrico, e de outras geometrias, como a geometria projetiva, possibilitando a incorporação de novos elementos aos modos de produção de significados da Geometria, em sala de aula. Para isto, teremos como referência dados produzidos no interior da dissertação “Geometria como um Curso de Serviço para a Licenciatura em Matemática: uma leitura da perspectiva do Modelo dos Campos Semânticos”.

10/04: Prof. Msc. Keller Lopes (Rede Pública, Particular e Pesquisador do Nideem-UFJF)

Título: Porcentagem: a trajetória de uma investigação no 6º ano do Ensino Fundamental

Modalidade: Apresentação de Pesquisa

Resumo: O propósito deste seminário é apresentar a trajetória de uma pesquisa sobre porcentagem, desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, e que teve como principal objetivo estimular a produção de significados de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental quando submetidos a atividades de resolver tarefas sobre porcentagem. Apresentaremos os principais caminhos e estratégias utilizadas para o desenvolvimento do trabalho, o motivo da escolha do referencial teórico utilizado na análise das tarefas.

17/04Prof. Dr. Leonardo José da Silva (Docente do Colégio de Aplicação João XXIII-UFJF)

Título: A prática discursiva de alunos do ensino médio em uma aula chat de Matemática

Modalidade: Apresentação de Pesquisa

Resumo: O seminário tem como objetivo central abordar o papel secundário de estudantes em aulas de matemática, na medida em que o professor, em sua relação assimétrica com os alunos, não raro se comporta como o detentor da dominância discursiva na sala de aula.Em meus estudos do doutorado, investigamos a prática discursiva argumentativa de estudantes do ensino médio utilizando o chat da internet, a fim de melhor compreender a dinâmica comunicativa envolvida. Na palestra, pretendemos discutir as opções metodológicas e também os referenciais teóricos adotados, especialmente aqueles ligados às atividades investigativas e às argumentações. A utilização do ambiente virtual também será nosso objeto de reflexão, assim como alguns resultados alcançados e as perspectivas que são avistadas no horizonte dessa região de inquérito.

24/04Profª. Msc. Dione Ribeiro (Docente da Rede Pública/Pesquisadora do Nideem-UFJF)

Título: Práticas avaliativas no Ensino Fundamental e algumas conclusões

Modalidade: Apresentação de Pesquisa

Resumo: O presente seminário tem por objetivo apresentar práticas avaliativas realizadas durante e após a pesquisa de mestrado intitulada: “Uma leitura sobre avaliação no Ensino Fundamental”, defendida Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFJF).

Local: Anfiteatro do Departamento de Matemática (UFJF- ICE).

Horário: 5ª feira – 18h às 20 h.

Coordenação:  Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann (Depto de Matemática – DM – ICE – UFJF

Prof. Dr Amarildo Melchíades (Depto de Matemática – DM – ICE – UFJF

Informações: 2102-3342 (Secretaria do PPG em Educação Matemática)