UFJF no Programa INGLÊS SEM FRONTEIRAS do MEC – My English On-Line (Inscrições abertas, curso gratuito), TOEFL e Ensino Presencial

O Programa INGLÊS SEM FRONTEIRAS (IsF) (http://isf.mec.gov.br/faq.html) é uma iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo principal incentivar o aprendizado do idioma inglês, bem como propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País. É composto por três módulos:

Módulo de ensino online: MY ENGLISH ON-LINE.  O curso oferece todo o material didático, atividades e testes on-line gratuitamente. São cinco níveis de aprendizado (básico, pré-intermediário, intermediário e avançado) que capacitam o aluno para a prova de proficiência, requisito básico para a aprovação no Programa Ciência sem Fronteiras, iniciativa que objetiva proporcionar o intercâmbio a 101 mil alunos até 2015. Cada nível dura, no máximo, seis meses e é composto por três etapas que compreendem atividades com e-book, vídeo, gramática e leituras. A conclusão de cada nível só acontece após a aplicação de um teste de progresso em que o estudante precisa alcançar 60% para passar para o próximo estágio. Após a aprovação no teste, o participante recebe certificado de conclusão de nível por e-mail. Apesar de ser voltado inicialmente a bolsistas e interessados no Ciência sem Fronteiras, o curso é  aberto a qualquer aluno de graduação e de pós-graduação (mestrado, doutorado e outros do nível stricto sensu). Os interessados devem se cadastrar no site do My English On-line. Após análise da CAPES, o inscrito receberá um e-mail com o nome de usuário e senha.

Módulo de diagnóstico do nível de proficiência: A partir de 10 de julho de 2013 a UFJF se credenciou a ser aplicadora do teste de proficiência, por meio do Test of English as a Foreign Language (TOEFL), o mais reconhecido no mundo acadêmico. Ele avalia a habilidade de pessoas não nativas na língua inglesa em utilizar e compreender o idioma, especialmente em situações do mundo acadêmico. Como o programa complementa outra iniciativa do Governo Federal, o Ciência sem Fronteiras, as vagas para a realização do exame serão destinadas aos alunos que fazem parte do projeto e que precisam aprimorar seus conhecimentos no inglês. Por enquanto, esse teste é dirigido apenas aos alunos do Projeto Ciência sem Fronteiras do MEC.

Módulo de ensino presencial: A ser implementado na UFJF.

Para outras informações: (32) 2102-3150 (Faculdade de Letras)