Avaliada na quinta edição do Impact Ranking, organizado pelo Times Higher Education (THE), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) subiu na pontuação geral, obtendo 50,5 (em 2022, foi 49,2). O resultado do ranking de 2023 foi divulgado nesta quinta-feira, 1º. 

“Observa-se a cada edição uma facilidade maior na organização das informações para responder ao ranking, o que atribuímos, principalmente, a iniciativas da Propp e da Proex, que já associam os projetos aos ODS no momento do cadastro” (Michèle Farage)

Para o levantamento, que considera mais de mil instituições em todo o mundo, são utilizados indicadores que possibilitam a realização de comparações entre instituições de ensino superior, quanto às suas ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), para o alcance das metas da Agenda 2030. 

São avaliados os dados relativos às atividades em três grandes áreas: Pesquisa, Extensão e Gestão. De acordo com a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, o crescimento da nota geral da Universidade é notável ao se considerar que mais de 180 novas instituições participaram desta edição. “Por se tratar de um ranking novo, a cada ano, mais instituições aderem. Ainda assim, a UFJF logrou uma pontuação maior que a do ano passado, o que denota, de fato, um desempenho mais relevante”, destaca. 

Além disso, a Universidade conseguiu pontuação em todos os 17 ODS, repetindo o desempenho positivo do ano passado. As pontuações mais expressivas da Instituição foram nos seguintes Objetivos: Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e Paz, Justiça e Instituições Eficazes (ODS 16). Um dos motivos para o resultado positivo é a “diversidade de ações de ensino, pesquisa, extensão, culturais, de inovação e, também, de gestão”. 

O protagonismo da UFJF no apoio à Cultura ficou expresso no objetivo Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11). A Universidade teve um desempenho expressivo em um dos indicadores do item, suporte às artes e ao patrimônio, chegando à marca de 88,4. O número representa uma elevação em relação a 2022 (quando o indicador ficou em 84,7). 

A classificação em todos os ODS também é resultado da existência de uma base de dados bem organizada, como aponta a diretora de Avaliação Institucional. “Observa-se a cada edição uma facilidade maior na organização das informações para responder ao ranking, o que atribuímos, principalmente, a iniciativas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Propp), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), que já associam os projetos aos ODSs no momento do cadastro, em ação originariamente incentivada pela Diretoria de Imagem Institucional”, pontua Michèle Farage.

Maiores notas: ODS 3 e 16 

Pontuação da UFJF no Impact Ranking 2023 (Imagem: Reprodução)

As ações da UFJF na área de saúde e bem-estar são responsáveis pela nota da Instituição na ODS 3 (59). São levados em consideração o número de estudantes de graduação na área de saúde, a produção de pesquisas científicas relacionadas ao tema e a atuação colaborativa e em serviços de saúde voltados para a comunidade, como as iniciativas de vacinação realizadas no campus

O ODS 16, que também teve avaliação expressiva (54.9), conta com indicadores que medem as ações de gestão de cada instituição, as parcerias governamentais, a porcentagem de graduados em Direito e a quantidade de pesquisas sobre paz, justiça e eficácia das instituições. Um exemplo desta frente de ações da UFJF é a realização do censo divulgado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Universidade sobre as pessoas em situação de rua. 

A classificação em todos os 17 ODS e a consequente elevação da média geral neste ano demonstram o investimento da UFJF em ações que promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. “Desde 2019, principalmente, a UFJF tem investido em ações voltadas à mobilização e engajamento da comunidade em relação aos ODS, o que denota a diversidade e o comprometimento de várias áreas e setores da Universidade com a promoção da sustentabilidade”, finaliza. 

Confira outros detalhes da avaliação da Universidade no site da Times Higher Education.  

Relembre:

Ações da Universidade se alinham aos ODS da ONU