Organizado pela Times Higher Education, o Impact Ranking 2022 é considerado uma das formas de avaliação mais diversificadas e bem definidas para avaliar Universidades, de acordo com o atendimento aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Organizações das Nações Unidas (ONU). A terceira edição do Impact Ranking teve os resultados divulgados nesta quarta, 27, durante o evento The Innovation & Impact Summit, realizado na Suécia. As ações da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais foram avaliadas nas mais diversas áreas relacionadas à Agenda 2030 da ONU, junto a mais de 1000 instituições de todo o mundo. 

A UFJF, em sua segunda participação no ranking, apresentou melhora expressiva de desempenho, conseguindo pontuação em todos os 17 ODSs, ao contrário do ano passado, quando a Universidade pontuou em 14 ODSs. Além disso, houve aumento na pontuação em praticamente todos os itens. Entre os Objetivos em que a UFJF teve melhor avaliação estão a erradicação da pobreza (ODS1), saúde de qualidade (ODS3) e igualdade de gênero (ODS5).  

A coleta de dados para participação no ranking foi coordenada pela Diretoria de Avaliação Institucional e contou com a colaboração de todos os setores da administração da Universidade. Segundo a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, um dos principais motivos para a melhoria no desempenho no ranking 2022 foi o aprimoramento na base de dados da UFJF, em particular, no que se refere aos projetos de pesquisa que, por iniciativa da Diretoria de Imagem Institucional e da Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp), são cadastrados com as informações de vinculação aos ODSs.

“Os resultados denotam, ainda, a expressiva contribuição das ações de Extensão realizadas na UFJF, o que teve efeito muito positivo, principalmente nos indicadores relacionados à redução da pobreza e à saúde de qualidade”, destaca Michèle, completando que, no campo da Cultura, “é importante mencionar que fomos capazes de demonstrar o protagonismo da Universidade no apoio às artes e patrimônio, o que ficou expresso em um dos indicadores incluídos no ODS11, no qual obtivemos a pontuação de 84,7 (em 100)”.

Boas notas nas ODSs 1, 3 e 5

Outros esforços da UFJF voltados para a promoção da igualdade de gênero ficaram evidenciados no ODS5, que leva em conta a quantidade de mulheres servidoras, o número de estudantes mulheres formadas na instituição e, também, a existência de políticas antidiscriminatórias contra mulheres e contra pessoas transgênero, além de medidas institucionais de apoio à atuação profissional de mulheres que são mães.

Políticas ligadas à Diretoria de Ações Afirmativas (Diaf) propiciaram uma boa avaliação na ODS1, relacionada ao combate à redução da pobreza. Assim como, Programas de auxílio gerenciados pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e de apoio à comunidade, por meio de projetos da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), foram parâmetros levados em consideração para a nota acima da média (56,2) na avaliação.

Já na área da saúde, outra boa nota (63,6) foi obtida devido à quantidade e qualidade de pesquisas realizadas e ao número de estudantes graduados ou em curso, bem como à colaboração e serviços de saúde prestados à comunidade, que podem ser evidenciados pelos projetos realizados durante a pandemia da Covid19.

Com a pontuação em todos os 17 ODSs e as boas notas conquistadas nos quesitos relacionados nos ODSs 1, 3 e 5, a média geral no ranking subiu de 35,9, em 2021, para 49,2 pontos (em 100). A boa avaliação, segundo Michèle, é fundamental para que as atividades realizadas continuem levando em consideração os Objetivos especificados pela ONU. “Sabemos que a UFJF realiza diversas ações relacionadas aos ODSs, porém, o reconhecimento destas ações, por meio do ranking, depende fortemente da nossa capacidade de organização e comunicação para responder aos indicadores. Este é o nosso maior desafio para seguir conquistando boas perspectivas internacionais e, não menos importante, mostrar para a sociedade a qualidade do que a UFJF produz”, finaliza a diretora de Avaliação Institucional. 

Veja os detalhes da avaliação da UFJF no site do The World University Rankings. 

Confira também as ações da Universidade que se alinham aos ODS da ONU