O filme “Reflexo Reverso: o outro em branco”, produzido pelo Laboratório de Audiovisual Afrikas (LabAfrikas) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi selecionado para o Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades”. A obra, cuja direção é da professora de História da África da UFJF e coordenadora do LabAfrikas, Fernanda Thomaz, aborda a temática da branquitude, a pertença racial atribuída às pessoas brancas, que envolve privilégios raciais, materiais e simbólicos. 

Siga o LabAfrikas nas redes sociais – InstagramYouTubeFacebook – e assista ao filme “Reflexo Reverso: o outro em branco”.

Neste ano, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, o Festival Primeiro Plano será realizado integralmente on-line,  entre os dias 24 e 28 de novembro. Apesar da necessidade de adaptação ao período de excepcionalidade, esta edição do evento teve número recorde de inscrições. Ao todo, foram 354 produções apresentadas.

Saiba mais sobre o  “Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades”.

Elas e eles não andam sós

Fernanda Thomaz: “Com a exibição no Festival,  cada vez mais pessoas terão acesso ao filme, gerando reflexões sobre a realidade racial da nossa sociedade” (Foto: arquivo pessoal)

O filme “Reflexo Reverso: o outro em branco” foi lançado em 22 de maio pelo LabAfrikas. É o primeiro de uma websérie que vem sendo produzida pelo grupo interdisciplinar desde 2019. O Laboratório de Audiovisual, cujas atividades integram ensino, pesquisa e extensão,  conta com graduandos dos bacharelados em Ciências Sociais; História; Jornalismo; Rádio, TV e Internet; Artes e Design; e Cinema, e tem ainda a colaboração de uma mestranda em História.

Para a elaboração do projeto, as obras de autoras e autores negros, como W.E.B Du Bois, Frantz Fanon, Guerreiro Ramos, Lourenço Cardoso e Grada Kilomba, vêm sendo minuciosamente estudadas e utilizadas como suporte para o questinamento da sociedade e da academia “eurobrancocentrada”.

É preciso pensar a questão racial a partir dos brancos também.  A seleção para o festival, além de confirmar a qualidade do material produzido,  vai permitir maior acesso ao filme” – Fernanda Thomaz

Nesse sentido, “Reflexo Reverso: o outro em branco” fomenta em seus públicos reflexões acerca da raça como um um conceito sem qualquer viés biológico, mas  repleto de ideologia, visto que abarca relações de poder, dominação e exclusão não declaradas e determinantes para a sociedade.

Na avaliação da coordenadora do LabAfrikas, professora Fernanda Thomaz, a seleção do filme para participação no Festival Primeiro Plano denota, além da qualidade do trabalho produzido, a importância da temática abordada na obra.

“Percebemos que há uma receptividade para discussão da branquitude. Ficamos muito contentes, porque acreditamos que esse debate é, apesar de recente, fundamental, ou seja, é preciso pensar a questão racial a partir dos brancos também.   A seleção para o festival, além de confirmar a qualidade do material produzido,  vai permitir maior acesso ao filme, gerar reflexões sobre a temática racial”, aponta.

Na UFJF, o LabAfrikas é pioneiro na abordagem acadêmica da temática da branquitude.  “Depois do lançamento do ‘Reflexo Reverso: o outro em branco’,  muitas pessoas vieram conversar comigo, sobretudo colegas brancos, alguns deles também acadêmicos, sobre começar a buscar bibliografia sobre o assunto para estudar. Com a exibição no Festival Primeiro Plano,  cada vez mais pessoas terão acesso ao conteúdo, gerando reflexões sobre a realidade racial da nossa sociedade”, ressalta Fernanda.

“Cinema negro também é cinema brasileiro”

Ana Júlia: “O cinema negro também é cinema brasileiro, é relevante para pensar a produção cinematográfica nacional” (Foto: arquivo pessoal)

A graduanda em Rádio, TV e Internet e integrante do LabAfrikas, Ana Júlia Silvino, destaca a relevância dos festivais para o fortalecimento do cinema brasileiro, sobretudo, para as produções independentes.

Os festivais são a primeira porta de entrada para uma obra audiovisual e, às vezes, o único canal de difusão para uma obra independente. Sempre priorizamos no LabAfrikas, desde a etapa de produção, a inscrição do filme em festivais, para que pudesse circular entre mais pessoas. Ficamos muito felizes com a seleção, porque esse trabalho é o primeiro do grupo LabAfrikas e de alguns dos membros do grupo. Ainda estamos aguardando também o resultado de outras inscrições em outros festivais”, conta.

Ana Júlia acrescenta que, numa sociedade marcada pelo racismo como estruturante das relações econômicas, políticas e culturais, as produções de profissionais  negros enfrentam frequentemente tentativas de desqualificação.

Os festivais são a primeira porta de entrada para uma obra audiovisual e, às vezes, o único canal de difusão para uma obra independente – Ana Júlia Silvino

“Na academia também tratam este tipo de produção,  o cinema negro, como uma  produção de vídeo e não como uma produção de cinema. Quando esse tipo de seleção acontece e estamos lá, o  cinema negro está presente. Isso força as pessoas a entenderem que o cinema negro também é cinema brasileiro, que é relevante para pensar a produção cinematográfica nacional. Para a elaboração de Reflexo Reverso, pensamos cuidadosamente no roteiro, na montagem, nos enquadramentos, nas animações. Não é apenas sobre a temática da branquitude, é sobre forma também. E muitas pessoas esquecem disso’, conclui.

Saiba mais:

“Literatura, relações raciais e branquitude” é tema de live nesta sexta, 26

LabAfrikas convida professor da Facom para live nesta sexta, 19

LabAfrikas convida Frente Preta para live nesta sexta, 12

LabAfrikas realiza segunda live nesta sexta, dia 5

LabAfrikas realiza live nesta sexta-feria, dia 29

Por que debater a branquitude?

LabAfrikas lança websérie nesta sexta, dia 22

Afrikas lança vídeo sobre branquitude no dia 22

Grupo de pesquisa elabora vídeo sobre branquitude

Novos sentidos e linguagens para o conhecimento acadêmico

Difusão do saber científico para além da Universidade

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br