Gravação do vídeo “Reflexos reversos: o outro em branco”, na Faculdade de Comunicação da UFJF. (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

O Grupo de Pesquisa Afrikas, do Departamento de História da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), lançará, no dia 22, o vídeo “Reflexos reversos: o outro em branco”, cuja tema é a branquitude. A atividade será realizada exclusivamente on-line, nas redes sociais Instagram e Facebook, em virtude da suspensão do calendário acadêmico da instituição, para conter o avanço da pandemia de Covid-19.

Siga o Afrikas no Instagram e no Facebook

A professora e  coordenadora do grupo, Fernanda Thomaz, ressalta que o objetivo da iniciativa é conjugar ensino, pesquisa e extensão, e disseminar o conhecimento acadêmico em linguagem mais acessível para todos os públicos. A intenção é que sejam lançados periodicamente conteúdos em audiovisual e, em seguida, realizados debates nas escolas públicas de níveis médio e fundamental de Juiz de Fora e região. 

A professora Fernanda Thomaz destaca que o debate sobre a branquitude é fundamental para a compreensão da sociedade brasileira. (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

“O Afrikas tem um sentido político também. Estamos pensando nas relações raciais, nas Áfricas, nas africanidades, no racismo, mas também numa contribuição social. Foi a partir disso que surgiu este novo projeto. O que temos produzido aqui? Até que ponto falamos apenas para nós mesmos? É um nicho muito fechado e a Universidade tem um papel muito mais amplo do que isso”, pontua.    

Sobre a escolha da temática do primeiro vídeo do Laboratório Afrikas (LabAfrikas), a docente explica que o debate acerca da branquitude, a pertença racial atribuída às pessoas brancas, é fundamental para a compreensão não apenas das relações raciais, mas sobretudo da sociedade brasileira. “Ser branco vai além do fenótipo, é ter privilégios raciais, materiais e simbólicos”, destaca.

Lives sobre a branquitude 

Fernanda Thomaz acrescenta que, além do lançamento virtual do vídeo “Reflexos reversos: o outro em branco”, o grupo pretende organizar lives (transmissões ao vivo via redes sociais) entre os dias 25 e 29 de maio. “Estamos agendando com pesquisadores de outras instituições. As atividades sempre terão também a participação dos alunos responsáveis pela elaboração do material e serão divulgadas em breve.” 

O Grupo Afrikas é interdisciplinar, e conta com graduandos dos bacharelados em Ciências Sociais; História; Jornalismo; Rádio, TV e Internet; Artes e Design; e Cinema. Tem ainda a colaboração de uma estudante do Mestrado em História. 

Saiba mais:

Grupo de pesquisa elabora vídeo sobre branquitude

Novos sentidos e linguagens para o conhecimento acadêmico

Difusão do saber científico para além da Universidade

Outras informações: imprensa@comunicacao.ufjf.br