O Laboratório Afrikas de Audiovisual (LabAfrikas) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realiza nesta sexta-feira, 19, às 18h, a quarta transmissão ao vivo nas redes sociais. O encontro virtual integra o conjunto de ações para divulgação da websérie “Reflexo Reverso”. O grupo de pesquisa tem coordenação da professora do Departamento de História, Fernanda Thomaz, e dedica-se, especialmente, aos estudos das africanidades, das relações raciais e do racismo.

Wedencley Alves, professor da Faculdade de Comunicação, participará de live nesta sexta, 19 (Foto: arquivo pessoal)

Na live desta sexta-feira, o convidado será o professor da Faculdade de Comunicação da UFJF, Wedencley Alves, que é Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris (França).

“Eu assisti ao primeiro episódio da websérie. Sem dúvida é um trabalho de muito apuro técnico, muito bem roteirizado, toca em pontos interessantes. Gostei muito quando faz um histórico daqueles que pensaram a questão negra desde o início do século XX. É muito interessante também do ponto de vista do lugar da Comunicação, a forma de apropriação dessa comunicação por aqueles que se preocupam com a questão do racismo. É uma apropriação de forma talentosa dessas novas mídias. Tem um lugar aberto, um campo imenso de possibilidades. Vai ser uma conversa bem interessante e produtiva”, ressalta Alves.

Integrante do LabAfrikas e graduanda do curso de Rádio, TV e Internet da UFJF, Ana Júlia Silvino,  destaca a intenção do grupo de contribuir também na divulgação do conhecimento produzido por outros pesquisadores negros da Universidade.

“Pensamos no Weden como um dos convidados porque queríamos trazer docentes negros da UFJF para falarem das suas impressões sobre o vídeo, e de alguma forma dar visibilidade para esses profissionais que são minoria no meio acadêmico. Além disso, buscamos alguém que pudesse trazer discussões ainda mais profundas sobre as entrevistas que fizemos, e nada melhor que um analista de discurso para isso”, pontua.

Siga o LabAfrikas nas redes sociais: InstagramYouTubeFacebook

Reflexo Reverso: o outro em branco

O primeiro episódio da websérie “Reflexo Reverso” foi lançado em 22 de maio. “O outro em branco” tem como temática a branquitude, a pertença étnico-racial atribuída às pessoas brancas.  A iniciativa conjuga ensino, pesquisa e extensão, e pretende disseminar o conhecimento acadêmico em linguagem mais acessível para todos os públicos. Dentre os referenciais teóricos utilizados na elaboração do vídeo, estão as obras de W.E.B Du Bois, Frantz Fanon, Guerreiro Ramos,  Grada Kilomba e Lia Vainer Schucman.

Em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus,  o lançamento da websérie foi exclusivamente virtual. No entanto, a intenção é que sejam lançados periodicamente conteúdos em audiovisual e, em seguida, realizados debates nas escolas públicas de níveis médio e fundamental de Juiz de Fora.

O LabAfrikas  é interdisciplinar, e conta com graduandos dos bacharelados em Ciências Sociais, História, Jornalismo, Rádio, TV e Internet, Artes e Design e Cinema. Tem ainda a colaboração de uma mestranda em História.

Saiba mais:

LabAfrikas convida Frente Preta para live nesta sexta, 12

LabAfrikas realiza segunda live nesta sexta, dia 5

LabAfrikas realiza live nesta sexta-feria, dia 29

Por que debater a branquitude?

LabAfrikas lança websérie nesta sexta, dia 22

Afrikas lança vídeo sobre branquitude no dia 22

Grupo de pesquisa elabora vídeo sobre branquitude

Novos sentidos e linguagens para o conhecimento acadêmico