A temporada do “Vamos Ler” deste ano é sobre autores latino-americanos. (Foto: Sebastião Junior)

“Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias.” Atento à importância da literatura, o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) desenvolve o projeto “Vamos Ler!”. A iniciativa completa este mês a sua 14ª edição. Trata-se uma realização do setor de Comunicação, Cultura e Eventos e da Biblioteca, que busca estimular o hábito da leitura entre os estudantes e servidores por meio da afixação de textos de autores brasileiros e estrangeiros em diversos espaços da universidade. A América Latina é o tema escolhido para 2020.

A partir desta segunda-feira, 9, e ao longo deste ano, quem frequentar as unidades do Restaurante Universitário (RU), a Clínica-Escola de Fisioterapia, os ônibus do campus e outras instalações da UFJF-GV terá acesso a produções de diversos escritores latinos, como a chilena Isabel Allende, o colombiano Gabriel García Márquez e o peruano Mario Vargas Llosa – autor da frase que abre este texto. É por meio da voz desses autores que vamos conhecer mais sobre a cultura, o folclore e as escolas literárias desta porção do continente americano que, além do Brasil, abriga outros 19 países. A cada dois meses, um aspecto específico da América Latina é abordado. Em março e abril, por exemplo, o projeto vai tratar da literatura produzida pelas mulheres desta região.

Os textos já estão disponíveis nos ônibus do campus e na clínica de fisioterapia. A temática de março e abril é a literatura produzida pelas mulheres na América Latina. (Foto: Divulgação)

Produtora cultural da UFJF-GV e uma das responsáveis pelo “Vamos Ler!”, Flávia Carvalho explica por que o projeto optou por dar visibilidade ao trabalho de escritores brasileiros e de nossos irmãos de língua castelhana nas edições deste ano. “A América Latina tem uma formação histórico-social riquíssima, que nos torna um povo singular e de interesse de pesquisas internacionais. A nossa cultura tem destaque nesse cenário, que rendeu, na literatura, uma vasta produção em diferentes gêneros. Em 2019, aconteceram diferentes manifestações por todo o continente, que reacendeu em nós a certeza de nosso potencial enquanto sociedade”, afirma.

Novidades das edições de 2020
Este ano é de novidades para o “Vamos Ler!”. O projeto – que começou em 2016 com a inserção de textos nos ônibus e restaurantes universitários do campus e que em 2019 contou com rodas de conversas e lançamentos de livros – promoveu uma série de inovações em seu formato. Uma delas é a indicação de textos e livros pela comunidade acadêmica. Estudantes e servidores do campus vão atuar como uma espécie de curadores do projeto, sugerindo obras de autores da América Latina.
A primeira dessas sugestões será publicada dia 23 deste mês.

O “Vamos Ler!” começou em 2016, com a disponibilização de poemas nos ônibus e restaurantes universitários da UFJF-GV. (Foto: Divulgação)

E a escolha desses estudantes e servidores para a indicação de livros não foi por acaso. Muitos desenvolvem ações ligadas à literatura, o que vai ao encontro de um dos objetivos do “Vamos Ler!” para esta temporada: mapear as iniciativas e criar um banco de dados com os projetos e pessoas que atuam nesse cenário, criando uma rede que dê visibilidade e fortaleça essas ações.

O “Vamos Ler!” ainda ganhou uma página no site da UFJF GV. Neste espaço serão inseridos todos os textos disponibilizados nos espaços do campus, além de um pequeno histórico de cada autor.

Todas essas mudanças têm um objetivo, como explica outra servidora responsável pelo projeto, a bibliotecária da UFJF-GV, Aline Costa. “A participação mais efetiva do público alvo e, principalmente, incentivar o hábito da leitura, despertando no indivíduo a curiosidade sobre os temas inseridos, abrindo novos horizontes culturais e pessoais, promovendo assim uma formação mais crítica”.

Para conferir todos os textos disponibilizados nos espaços do campus, acesse a página do “Vamos Ler!”. E para sugestões e mais informações sobre a iniciativa, entre contato pelo e-mail (projeto.vamosler.gv@ufjf.edu.br).