Até o final de agosto vamos conhecer um pouco das referências folclóricas dos povos que já passaram pela América Latina

A 16ª edição do Vamos Ler! é dedicada ao folclore latino-americano. Durante todo este mês, o projeto tem disponibilizado poemas, cordéis, lendas e demais referências que caracterizam a identidade dos povos que integram esta parte do continente. O tema foi escolhido porque em 22 de agosto é celebrado em vários países, incluindo o Brasil, o Dia do Folclore.

Todas essas produções são disponibilizadas nas mídias sociais do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV). A publicação dessa quarta-feira, 12, por exemplo, foi o provérbio peruano “Ama llulla, kananchischu, chayqa mana allinchu kawsayninchispaq”, que adverte sobre os riscos da mentira. E o destaque desta sexta-feira, 14, é uma música folclórica argentina.

Enfim, até o final deste mês vamos conhecer um misto de histórias, estórias e festejos carregados de todas as referências dos povos que já passaram pela América Latina: nativos, africanos escravizados, colonizadores católicos, entre outros.

E além disso, os membros da comunidade acadêmica ainda podem contar um pouco sobre as as manifestações folclóricas de suas cidades e regiões.

Como destaca a coordenadora do projeto, a produtora cultural Flávia Carvalho, “celebrar a diversidade do folclore da América Latina é um direito e um dever de todo brasileiro. Afinal, através de nossa cultura popular podemos nos aproximar de nossas raízes e temos a oportunidade de recordar, principalmente, de todo o esforço de nossos povos nativos e povos escravizados, que encontraram na multiculturalidade uma forma de resistir e sobreviver nos últimos séculos.”

Para conferir todo o conteúdo e saber como enviar seu vídeo, basta acessar os perfis do campus no Instagram e Facebook.