A primeira edição do projeto divulgará poemas de autores valadarenses, em homenagem à cidade que neste mês completa 78 anos

A primeira edição do projeto divulgará poemas de autores valadarenses, em homenagem à cidade que neste mês completa 78 anos (Foto: Divulgação)

Através da inserção de poemas nos espaços utilizados pela comunidade acadêmica, a UFJF-GV criou o projeto “Vamos Ler”, que disponibiliza obras literárias nos ônibus que levam alunos e servidores ao Restaurante Universitário da Univale, assim como em pontos do Restaurante Universitário da Região Central.  

A iniciativa, inspirada no projeto “Leitura para Todos” criado pela UFMG, em Belo Horizonte, visa sensibilizar estudantes e servidores para a importância da literatura, conforme ressaltou Flávia Carvalho, produtora cultural da UFJF-GV. “Trata-se de um convite para que todos conheçam os inúmeros poetas que existem no Brasil e no mundo, e que são capazes de interpretar a nossa sociedade através de versos e rimas. Também esperamos contribuir para a formação de público para o universo artístico-cultural, neste caso, para a literatura.”

As obras são apresentadas e plastificadas em formato A5, afixadas com cordões de barbante na parte traseira dos bancos dos ônibus e nas grades e corrimões dos Restaurantes Universitários, propiciando o fácil acesso. “Ninguém gosta de ficar em filas e com o tempo ocioso. Este projeto possibilita que as pessoas tenham acesso à cultura justamente nestes momentos. A literatura passa a fazer parte da rotina dos usuários”, afirmou a bibliotecária Aline Costa, da UFJF-GV.

A estudante do segundo período de Farmácia, Izadora Nakao, aprovou a iniciativa ao ser surpreendida pelos poemas dentro do ônibus. “Achei o projeto muito interessante, pois vamos aproveitar esse momento do transporte para a leitura. O trabalho vai chamar atenção, afinal as pessoas nunca viram uma ação assim”.

A primeira edição do projeto divulgará poemas de autores valadarenses, em homenagem à cidade que neste mês completa 78 anos.

O “Vamos Ler” é uma iniciativa da UFJF-GV e conta com o apoio da Biblioteca, do Departamento de Comunicação, Cultura e Eventos, Transporte e Restaurantes Universitários. Também colaboraram o poeta valadarense Bispo Filho, que gentilmente cedeu algumas de suas obras; o Instituto Psia e a Biblioteca Pública Paulo Zappi.