Lívia do Nascimento Grossi trabalhou com dados do estudo Carga Global de Doenças (GBD) (foto: arquivo pessoal)

Uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) analisa a carga de adoecimento e mortalidade por câncer de mama em mulheres nos países da América Latina, por meio das estimativas do estudo Carga Global de Doenças (GBD). Além disso, a dissertação da acadêmica Lívia do Nascimento Grossi teve como objetivo avaliar o risco atribuível ao uso de álcool nos anos de 1990 e 2017.

A pesquisa aponta que a maioria dos países apresentou aumento da incidência, quando comparados 1990 e 2017. “O aumento percentual da incidência para todos os países entre os anos considerados podem sugerir tanto maior exposição aos fatores de risco da doença, quanto a melhoria da capacidade de diagnosticá-la.” Ainda de acordo com o estudo, a mortalidade por ocorrência do câncer de mama para todos os países apresentaram redução, mostrando que houve um aumento de sobrevida das mulheres latino-americanas. “As altas taxas de mortalidade por câncer de mama atribuível ao uso de álcool podem estar relacionadas ao crescente consumo do mesmo pelas mulheres, além disso, o Índice Sociodemográfico (SDI) apresentou crescimento para todos os países estudados de 1990 para 2017. Dessa forma, os resultados sugerem que a carga da doença aumenta na medida em que aumenta o nível de desenvolvimento do país”, avalia.

Segundo a pesquisadora, o estudo da Carga Global de Doenças – GBD é a pesquisa epidemiológica observacional mais abrangente até o momento, que descreve a mortalidade e a morbidade de doenças, lesões e fatores de risco importantes para a saúde a nível global, nacional e regional. “Neste sentido, este trabalho propôs-se a realizar uma análise da carga do câncer de mama a partir dos dados do GBD 2017, com comparações entre diferentes populações para um longo período de tempo (de 1990 e 2017), permitindo compreender os principais desafios de saúde relativos à doença e enfrentados na América Latina.”

De acordo com Lívia, a pesquisa fundamenta-se em virtude da magnitude do câncer de mama e nos impactos que a doença traz para países em desenvolvimento como os da América Latina. “Conhecer as estimativas da carga do câncer de mama, do impacto no cenário mundial e nos países em desenvolvimento, assim como entender o comportamento e evolução do agravo ao longo do tempo e em diferentes países pode facilitar a priorização das ações de saúde pública voltadas para o controle desta doença.” A pesquisadora ressalta, ainda, que as ações de prevenção ajudam a minimizar o custo de cuidado com a saúde, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas. “As consequências de uma doença como o câncer de mama podem atingir os aspectos sociais e econômicos do país, dificultando seu desenvolvimento.”

Para o professor co-orientador da dissertação, Mário Círio Nogueira, os resultados do estudo podem contribuir para uma melhor compreensão sobre o volume do câncer de mama sobre a população feminina dos países da América Latina, especialmente a respeito da proporção desta carga que pode ser atribuída ao uso de álcool. “Compreendendo melhor a distribuição da ocorrência e da mortalidade pela doença, as medidas de prevenção e controle da mesma podem ser planejadas de forma a alcançarem maior efetividade.”

Contatos:
Lívia do Nascimento Grossi (mestranda)
liviangrossi@hotmail.com

Mário Círio Nogueira (Co-orientador)
mario.cirio.nogueira@gmail.com

Banca Examinadora:
Prof. Dr. Maximiliano Ribeiro Guerra (Orientador – UFJF)
Prof. Dr. Mário Círio Nogueira (Co-orientador – UFJF)
Prof. Drª. Isabel Cristina Gonçalves Leite – (UFJF)
Prof. Drª. Valéria Maria de Azeredo Passos – (FCMMG)

Outras Informações: (32) 2102 – 3830 – Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC)