Do total, 150 são sabatistas e seis podem usar nome social (Ilustração: Vinicius Goro/UFJF)

Do total, 150 são sabatistas e seis podem usar nome social (Ilustração: Vinicius Goro/UFJF)

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) prestará algum tipo de atendimento especializado a pelo menos 404 candidatos. Este é o número de inscritos que solicitaram condição especial para execução das provas, seja por circunstância física, por ser sabatistas ou por escolher usar nome social. 

Do total de 278 pedidos para atendimentos especiais relacionados a condições físicas, 248 foram deferidos para a realização das provas do Pism 2020. Outros 150 candidatos, sendo 113 no campus-sede e 37 no campus avançado de Governador Valadares, foram considerados aptos a fazer as provas após o pôr do sol do dia 30 de novembro, devido à convicção religiosa. Além disso, seis inscritos farão provas utilizando nome social.

Inclusão

Para garantir atendimento especial a todos os que têm direito, uma equipe de profissionais atuantes na assistência é designada pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). O trabalho é realizado por coordenadores e auxiliares de coordenação selecionados de acordo com o conhecimento na área de inclusão escolar, bem como por fiscais.

A coordenadora do Atendimento Especial do Pism, Katiuscia Vargas Antunes, fala sobre a política inclusiva da Instituição. “Quando os estudantes fazem as inscrições, preenchem o tipo de apoio necessário para a realização das provas, sendo tempo adicional; ferramentas e equipamentos acessíveis; salas em primeiro andar; mesas e cadeiras específicas; entre outras questões. Nossa função é garantir esses direitos. Não basta possibilitar o acesso e reservar vagas, se o processo seletivo não for acessível. Na UFJF, os princípios de acessibilidade são trabalhados há muitos anos e a política institucional foi fortalecida após a criação do Núcleo de Apoio à Inclusão”.

O edital do Pism 2020 prevê até 14 condições em que se aplicam o pedido de atendimento especial ligado a questões físicas. O candidato que não se enquadra em qualquer dessas condições, poderia informar outra especificidade, desde que confirmada. Pessoas que, por cunho cultural ou religioso, usam adereço de cabeça – o que é proibido aos candidatos – também deveriam justificar. Os atendimentos especiais desse tipo só ocorrem nas cidades de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

Candidatas lactantes podem receber atendimento especial em qualquer cidade escolhida. Comprovada a condição de lactante, elas devem se apresentar, no dias das provas, com um acompanhante maior de idade, que fica responsável pela criança em sala reservada. Vale ressaltar que o tempo gasto na amamentação é acrescido ao tempo total das provas.

Nome social

Aos candidatos travestis, transexuais, não binários ou transgêneros, no ato de inscrição foi facultado o uso do nome social – nome pelo qual são identificados em suas relações sociais, mantendo inalterados os sobrenomes – em contraste com o nome oficialmente registrado na certidão de nascimento. 

O diretor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira, explica que o nome social está regulamentado na UFJF pela Resolução número 24/2019, do Conselho Superior, possibilitando o uso desse dispositivo por pessoas transgêneras, travestis e transexuais em documentos da instituição. “Toda pessoa merece viver com dignidade e ter seus direitos reconhecidos e respeitados. Foi precisamente na Constituição Federal de 1988 que os direitos da personalidade foram acolhidos e tutelados. O nome enquanto direito de personalidade, representa o direito de cada pessoa de defender o que lhe é próprio ou inerente, como a vida, identidade, liberdade, honra, integridade, imagem, dentre outros”, afirma.

Moreira também aponta a necessidade de difundir e esclarecer a temática identidade de gênero, especialmente do direito ao uso do nome social nos espaços da UFJF. “É uma das formas de reforçar uma política de inclusão dos transgêneros e assim promover um ambiente de acolhimento a estas pessoas, evitar a evasão escolar, além de garantir um espaço democrático, onde tais diferenças não se desdobrem em desigualdades”.

Sabatistas

No sábado, o candidato sabatista precisa comparecer ao local de provas no mesmo horário dos demais candidatos, entre 12h e 12h45. A diferença é que esse local fica incomunicável e sob fiscalização até as 19h30, quando inicia a prova. Durante todo o tempo, o participante deve se manter sem comunicação com o meio externo. Não são permitidos equipamentos eletrônicos e afins. As orientações são que os estudantes levem alimentação para todo o período de espera e de realização das provas.

Já no domingo, segundo dia de provas, os candidatos realizam as provas no local indicado no comprovante definitivo de inscrição, no mesmo horário dos demais participantes, ainda em Juiz de Fora ou Governador Valadares.

Comprovante definitivo de inscrição

As provas do Pism ocorrem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Os comprovantes definitivos contendo os dados dos candidatos, local e horário de provas são disponibilizados a partir das 15h do dia 19 de novembro, exclusivamente na Área do Candidato. As provas dos módulos I, II e III serão realizadas nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, no Estado de Minas Gerais, além de Petrópolis e Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro.

Confira o edital completo do Pism 2020

Confira o edital completo do Vestibular de Música 2020

Leia mais:

Pism 2020 e Vestibular de Música têm inscritos de todas as regiões do país
20 anos de Pism: programa é quatro vezes maior em número de candidatos
PISM 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020 e Vestibular de Música: conheça as provas de habilidade específica
Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição
Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção
Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas
Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção
Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br