Durante cerimônia, Júlia Mendes ressaltou o compromisso com o ensino para futuros engenheiros e engenheiras (Foto: Carolina de Paula)

Em cerimônia realizada na tarde desta terça-feira, 28, a professora, Júlia Castro Mendes, tomou posse como servidora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Aprovada por meio de concurso público, a docente atuará no Departamento de Construção Civil da Faculdade de Engenharia. O ato da posse aconteceu no prédio da Reitoria. 

Natural de Juiz de Fora, Júlia Castro Mendes atuava como professora adjunta da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2019. Graduada em Engenharia Civil pela UFJF, com mestrado e Doutorado na área pela UFOP, a pesquisadora também é Jovem Docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil de ambas instituições.

Júlia Mendes é, ainda, coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ciência de Dados aplicada à Engenharia (Cideng), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e representante brasileira na Women’s Research Engineers Network (WREN), rede internacional de mulheres pesquisadoras na área de engenharia.  

“Feliz e orgulhosa” em voltar para a UFJF, a professora agora planeja contribuir para a formação de futuros profissionais, na Graduação e na Pós-Graduação. 

“A UFJF me proporcionou muitas experiências e oportunidades nos meus anos de Graduação. Agora cabe a mim poder contribuir para aumentar ainda mais o impacto da universidade e auxiliar na formação de engenheiros e engenheiras de ponta, para atuarem com muita ética e respeito”, destaca Júlia. 

Presente na cerimônia, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Renata Faria, agradeceu à professora por escolher trabalhar na Universidade e fez menção aos desafios da instituição.

“A gente deseja que a sua trajetória seja construída com muito envolvimento. Temos desafios pela frente, há situações diárias em que precisamos usar a nossa criatividade e o nosso envolvimento. Desejo que você se aposse diariamente do que essa instituição oferece”, afirmou Renata. 

O coordenador de Alocação e Movimentação de Pessoas, Rafael Lucas da Silva Santos, destacou o compromisso da instituição com valores como ética e respeito, além de ressaltar o caráter inclusivo e diverso da universidade. “Desejo que você possa se realizar profissionalmente e na perspectiva pessoal. É importante a gente reafirmar o nosso compromisso: se empossar e se apossar do serviço público. Um serviço que em muitos momentos é questionado por diversos setores da sociedade. Mas a nossa resposta vem sempre na forma de serviços efetivamente prestados”, afirmou. 

A cerimônia de posse contou, ainda, com a presença do professor Alexandre Abrahão Cury, do Departamento de Mecânica Aplicada e Computacional da Faculdade de Engenharia. 

Confira as fotos da cerimônia.