Eventos acontecem em comemoração à fundação a fundação da Sociedade de Eletrônica de Potência (Foto: IEEE PCE)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) comemora pela primeira vez, nos dias 26 e 27 de junho, a fundação da Sociedade de Eletrônica de Potência (PELS) do Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). O evento, que acontece em escala global, tem como tema “Impulsionando um futuro sustentável” e conta com palestras, visitas técnicas e minicursos que envolvem a temática de energias renováveis. A programação está disponível on-line.

“Buscamos aproximar os alunos da graduação e da pós-graduação à área de pesquisa em Eletrônica de Potência, na qual a UFJF é, inclusive, referência internacional”, explica o organizador do evento, Matheus Muniz. Nesta quarta-feira, dia 26, serão ministrados dois minicursos voltados aos alunos do ciclo básico dos cursos de Engenharia e Exatas. Já na quinta-feira, dia 27, será iniciada com uma visita técnica à usina hidrelétrica de Picada em Monte Verde, voltada para membros do IEEE. Posteriormente, o evento continua com palestras e coffee break.

Inscrições ainda abertas
As inscrições ainda estão abertas – para participar no evento, basta entrar em contato com a equipe do capítulo de Aplicações Industriais (IAS) do Ramo Estudantil IEEE UFJF, através do email: ieee.ias@engenharia.ufjf.br. “As taxas de inscrição são doações de alimentos perecíveis que, na sexta-feira, doaremos a uma instituição”, esclarece Muniz.

O que é o IEE?
O IEEE é  a maior organização profissional do mundo, com cerca de 400 mil associados em 150 países, dedicada ao avanço da tecnologia e ao desenvolvimento de profissionais desde a graduação. No Brasil, são 5 seções que formam o conselho nacional. Um dos Ramos Estudantis IEEE mais tradicionais do país se encontra na UFJF. Ele é dividido em vários nichos de atuação dentro da Engenharia Elétrica, como as áreas de robótica, aplicações industriais, eletrônica, potência e energia.

O PELS Day visa rememorar o dia 20 de junho de 1987, no qual a sociedade tornou-se uma de pleno direito dentro do IEEE. Vários países participam da comemoração, promovendo palestras e atividades divulgando assuntos e estudos da Engenharia Elétrica.

Portal UFJF Ramo Estudantil IEEE

Portal PELS