Equipes de Enfermagem da UFJF participam da ação no campus (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Equipes de Enfermagem da UFJF participam da ação no campus (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A pinguinha com mel tomada cotidianamente por um senhor de 92 anos, Gabriel Vieira da Silva, teve neste sábado, 13, o acompanhamento de mililitros da vacina contra Covid-19. Nada amargo, o imunizante já está animando o idoso a listar os locais para onde deseja passear futuramente, já que é entusiasta de viagens.  “Estou me sentindo muito bem. Agora vou poder voltar a ir a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro”, conta. A primeira dose foi tomada no estacionamento da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que realizou, em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura, a imunização de idosos com 90 anos ou mais, nestes sábado, 13, e domingo, 14, das 9h às 16h, por meio do sistema “drive thru”.

Somente pela equipe da UFJF foram vacinadas mais de mil idosos, no fim de semana, sendo 791 no sábado. No total, a Prefeitura informou que foram imunizadas 1.535 pessoas dessa faixa etária, contando também as doses aplicadas, nesses dois dias, no Departamento de Saúde do Idoso, localizado na Rua Batista de Oliveira 943, bairro Granbery.

Ao longo desta semana, de 15 a 19 de fevereiro, a vacinação será nesse Departamento e em sete UBS dos bairros Benfica, Borboleta, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ideal, Santa Luzia e São Pedro, conforme a Prefeitura de Juiz de Fora. Mais informações sobre a campanha podem ser consultadas no site da PJF.

Longevidade

Nivalda Isaías Medeiros

Mais tranquila: primeira idosa a ser vacinada, Nivalda Isaías Medeiros, de 103 anos, disse estar feliz com a imunização (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

“Estou muito feliz de ter tomado a vacina, pois agora eu não fico com a cabeça quente. Tenho tomado todos os cuidados como manda o figurino”, conta Nivalda Isaías Medeiros, aos 103 anos, a primeira idosa ser vacinada. “A gente tem que saber viver. Para chegar assim, na minha idade, basta querer viver. A gente vive bem, conversa com todo mundo e vamos levando a vida. Eu falo com Deus para não me levar ainda porque eu tenho muito o que fazer aqui”. A centenária também comenta que antes da imunização, tomou todas as precauções e sempre usou máscara e álcool em gel. 

Um dos acompanhantes de Nivalda era o neto de 52 anos, Wilian da Cunha Ladeira. Sentiu-se aliviado ao trazer a avó para ser imunizada na UFJF. “É uma sensação muito boa porque trata-se de uma prevenção para a Covid-19. Depois da segunda dose, ela vai poder ter interação com as pessoas, como tinha antigamente, principalmente com a família que vai poder visitá-la pessoalmente.”

Quem esteve ao lado do senhor Gabriel foi a filha de 55 anos, Márcia Coelho. Após a aplicação da primeira dose do imunizante contra Covid-19, resplandeceu alegria em ver o pai protegido. “Fico muito esperançosa por essa vacina. Se a gente já estava feliz, imagina agora.” 

Papel social

vacinação covid 19 ufjf foto gustavo tempone ufjf

Proteção: primeira dose da vacina está sendo aplicada de acordo com grupos prioritários (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O coordenador do curso de Enfermagem da UFJF, Thiago Cesar Nascimento, explica que a campanha de vacinação, no momento exclusiva para idosos com 90 anos ou mais, marca um avanço para a continuidade das imunizações.

“Até agora, apenas os trabalhadores da área de saúde, que atuam na linha de frente, e idosos internados em instituições de longa permanência estavam sendo vacinados. Esse progresso significa que, com a quantidade de doses que têm chegado, em breve, poderemos dar sequência e vacinar outros grupos prioritários.” Na atividade, no campus, estão envolvidos  professores, estudantes e profissionais de Enfermagem.

A realização da atividade no campus dinamiza a campanha de vacinação, pois trata-se de uma ação concentrada, permitindo que um grupo maior de indivíduos sejam imunizados em um espaço menor de tempo. “A modalidade de ‘drive thru’ tem sido utilizada em muitos municípios e tem se mostrado positiva. Vacinar esses idosos, que podem possuir uma debilidade, dentro dos veículos facilita muito”, reforça Nascimento.

Segundo a enfermeira da UFJF Valesca Nunes, o trabalho desenvolvido é uma forma de retribuir para a comunidade todo o investimento que é feito na Universidade. Além disso, reforça a necessidade de que sejam respeitados os grupos prioritários durante a campanha de vacinação.

“Em relação ao quantitativo de doses de vacina, ainda não há para atender a todos. É preciso que compreendamos a importância de aguardar o momento certo para que os grupos de maior risco estejam protegidos contra a Covid-19. À medida que forem chegando outras doses, a imunização será ampliada para toda a sociedade”, aponta Valesca.

estudante do curso de Enfermagem, Yuri Paulino

Estudante de Enfermagem Yuri Paulino ressalta papel social da UFJF na ação

Para o estudante Yuri Paulino, do curso de Enfermagem, a atuação da equipe tem cumprido o seu papel junto à sociedade, considerando as diversas frentes que a Universidade tem tomado para o enfrentamento da pandemia. Ainda ressalta que o quadro epidemiológico permite um aprendizado único para a carreira profissional. “Essa é uma situação singular que vai agregar muito para a nossa aprendizagem sobre saúde coletiva e prevenção de doenças infectocontagiosas.”

Continuidade
A ação terá continuidade no domingo, 13, no mesmo horário, entre 9h e 16h, no estacionamento da Faced. Durante o ato de imunização, deve ser apresentado, pelo público-alvo ou por familiares e/ou acompanhantes, a cópia da identidade com foto e o comprovante de residência do cidadão, que obrigatoriamente deve residir em Juiz de Fora. Caso o comprovante não esteja em nome do nonagenário, será necessário apresentar uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa com mais de 90 anos habita no local.

“Precisamos que os vacinados tragam esses documentos para que possamos ter um controle para o momento em que chegar a hora da aplicação da segunda dose”, explana a secretária de Saúde, Ana Pimentel. Além disso, destacou que os idosos acamados, com 90 anos ou mais, serão vacinados nos próprios domicílios. “Aqueles que estão sob a cobertura de Unidades Básicas de Saúde (UBS) serão atendidos por essas equipes. Já os demais serão imunizados por profissionais enviados pela Prefeitura.”

Vacinação continua neste domingo, na UFJF e no Departamento de Saúde do Idoso; ao longo da semana será nesse departamento e em 7 UBS (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Vacinação continua neste domingo, na UFJF e no Departamento de Saúde do Idoso; ao longo da semana será nesse departamento e em 7 UBS (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

É fundamental que os idosos sejam pré-cadastrados para a vacinação, exclusivamente pelo site da Prefeitura de Juiz de Fora. Além disso, os nonagenários devem usar roupas que facilitem a aplicação da vacina e, tanto ele quanto os familiares e acompanhantes, devem utilizar máscaras faciais. “Para aqueles que chegarem aos locais de vacinação, com os documentos exigidos, mesmo sem realizar o pré-cadastramento, serão imunizados. Porém, orientamos que as pessoas façam o cadastro pela internet, para que o processo seja mais rápido. Se alguém tiver dúvidas, pode procurar pela ajuda da nossa equipe”, afirma Ana.

Confira os endereços das UBS para vacinação
UBS Benfica: Rua Guararapes 106
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida 775
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares 1.910
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer 1.433
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial  e Estude na UFJF
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF 
Spotify: ufjfoficial