Autoridades avaliam relevância do Jardim Botânico para Juiz de Fora

“Universidade cumpre papel de forma significativa”, acredita reitor (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“Universidade cumpre papel de forma significativa”, acredita reitor (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Diversas autoridades participaram na manhã desta sexta-feira, 12, da solenidade de inauguração do Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Estiveram presentes o prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas; o deputado federal, Júlio Delgado; além de representantes do Legislativo Estadual; secretários municipais; vereadores; lideranças comunitárias e sindicais; e a equipe da Administração Superior da Universidade.

“É com muita satisfação que a UFJF entrega para a comunidade este importante equipamento de educação, de pesquisa e de extensão. A Universidade tem que cumprir o papel de se inserir na sociedade, de oferecer várias formas de melhoria na sua qualidade de vida. Este Jardim Botânico cumpre essa função, porque de uma forma muito concreta a UFJF vai oferecer uma educação importante na área ambiental, espaço de lazer e um ambiente de pesquisa muito rico. É a Universidade Pública cumprindo o seu papel junto à sociedade de forma muito significativa”, ressaltou o reitor da UFJF, Marcus Vinícius David.

"A comunidade acadêmica abraça a cidade de Juiz de Fora", destaca o prefeito (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“A comunidade acadêmica abraça a cidade de Juiz de Fora”, destaca o prefeito (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

O prefeito Antônio Almas também destacou a dimensão do empreendimento que, a partir desta sexta-feira, está à disposição de Juiz de Fora e Região. “Nas nossas discussões, sempre trazíamos uma imagem que era tirar da palavra universidade  a letra ‘s’ e colocar a letra ‘c’, para dizer da importância da comunidade acadêmica para a construção da Juiz de Fora que todos desejamos. A relevância deste evento é este significado. A comunidade acadêmica abraça também a cidade de Juiz de Fora e faz parte dela como um todo na construção daquilo que é o desejo de todos: o bem comum.”

As avaliações foram compartilhadas pelo deputado federal Júlio Delgado. “O Jardim Botânico é uma vitória da cidade de Juiz de Fora. Buscaremos sempre colaborar para a preservação deste espaço tão importante”, frisou.

Líder comunitária enfatiza a relevância do espaço (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Já a líder comunitária do bairro Santa Terezinha, Nilza Belini Gaudereto, enfatizou o empenho dos profissionais da UFJF para a concretização do projeto. “Estamos passando por um momento de recursos restritos e diante de um governo que demonstra desconhecimento sobre a importância do meio ambiente, o Jardim Botânico ganha ainda mais relevância. Parabéns, UFJF! Parabéns, Juiz de Fora!”

Veja fotos da inauguração do Jardim Botânico

“Entregar à sociedade aquilo que é dela”

A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia de Souza Coimbra, recordou que, há mais de três décadas, movimentos sociais já reivindicavam a preservação da área pelo poder público. “Em tempos em que se reafirmar a história é a saída para se contrapor às tentativas de imposição de retrocessos, cabe a nós, como instituição pública de ensino superior, relembrar os sujeitos cujas lutas tornaram possíveis a inauguração do Jardim Botânico. Os anos se passaram, a cidade foi crescendo e com ela a especulação imobiliária que se contrapôs aos interesses socioambientais. Na década de 2000, uma nova movimentação se fez presente. A organização de forças políticas, sociais e acadêmicas resultou na aquisição deste território pela UFJF. Após vivermos dilemas, enfrentarmos problemas, podemos hoje entregar à sociedade aquilo que é dela.”

"Cabe à UFJF responsabilizar-se por propiciar à cidade este importante espaço de troca de saberes", considera Ana Lívia (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

“Cabe à UFJF responsabilizar-se por propiciar à cidade este importante espaço de troca de saberes”, considera Ana Lívia (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Ainda de acordo com Ana Lívia, a inauguração do Jardim Botânico é fruto do respeito da Universidade às lutas pela preservação do meio ambiente e dos conhecimentos originários. Outros pilares, mencionados pela pró-reitora, para a realização do projeto foram a valorização dos espaços coletivos de tomada de decisão e a transparência na gestão pública.

“Cabe à UFJF responsabilizar-se por propiciar, à cidade de Juiz de Fora e também à região, este importante espaço de troca de saberes com a comunidade, mediado pela relação com a natureza. A vivência democrática e a escuta do outro fazem e farão parte da história do Jardim Botânico, uma construção social, legitimada por todos aqueles que fazem parte dela.”

Pioneirismo

As atividades de ensino, pesquisa, extensão e lazer a serem desenvolvidas no Jardim Botânico terão como parâmetro um projeto político-pedagógico pioneiro. A afirmativa é do diretor do local e professor do Departamento de Botânica da UFJF, Gustavo Soldati.

“Todo jardim botânico tem um pouco esta função de educação ambiental. Só que o sentido da educação ambiental, ou seja, como que vai ser estabelecido o diálogo e qual é norte, é definido por um projeto político-pedagógico. Temos a felicidade de apresentar um projeto voltado a alguns conceitos que permitem entender a sociedade de uma forma mais crítica, mais profunda.”

Segundo o diretor, três conceitos serão norteadores de todas as atividades. “Ecologia e saberes, que estabelece o diálogo entre diversos sistemas; justiça ambiental, que entende a biodiversidade como uma garantia e um direito humano; e, por último, o conceito de sociobiodiversidade, que compreende a biodiversidade como um fruto histórico, cultural e econômico”, concluiu Soldati.