jardimbotanicoufjf_foto_Maria_Otavia_Rezende_UFJF

Para conservação da biodiversidade, Jardim apresenta práticas sustentáveis de visitação (Foto: Maria Otávia Rezende/UFJF)

Situado em um dos raros remanescentes de Floresta Altântica, o Jardim Botânico da UFJF tem pela frente o desafio de preservar e conservar uma das maiores áreas verdes de Juiz de Fora. Para isso, além da própria responsabilidade de manutenção deste patrimônio público, precisará contar com a colaboração de visitantes e pesquisadores nessa tarefa.

Desse modo, a equipe do Jardim elaborou uma série de orientações para que os espaços possam ser aproveitados em harmonia e conforto, como proibir sons eletrônicos, incluindo os provenientes de celular e outros aparelhos. A intenção é manter o local como um refúgio do caos urbano. O silêncio e os sons da natureza são um convite alternativo à rotina da cidade.

Outras condutas estão estritamente relacionadas às características de um jardim, principalmente em meio a um fragmento florestal, que se difere de parques, praças e outros ambientes. Devido à sua própria essência, apresentam riscos inerentes, como queda de galhos, animais silvestres e peçonhentos.

Por isso, há a recomendação de uso de calçado fechado, apropriado para caminhada, repelente e outros itens de proteção individual. E para a segurança e a saúde de animais de estimação, eles não poderão entrar no Jardim. A interação com animais silvestres pode ser prejudicial para ambos. 

jardimbotanicoufjf__foto_Gabriela_Maciel_UFJF

Por estar em um fragmento florestal, área pode oferecer riscos, como queda de galhos e animais peçonhentos (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

De acordo com o coordenador do curso de Turismo da UFJF e integrante do conselho técnico do Jardim Botânico, Altair Sancho, é importante que as visitas sejam realizadas visando o equilíbrio entre sociedade e meio ambiente.

“Se por um lado a abertura de um jardim botânico promove serviços ecossistêmicos para a população; por outro, a visitação sempre acarreta em impactos diretos ao meio físico, o que exige estudos e monitoramento constantes”, afirma. Os levantamentos visam, conforme o professor, uma relação equilibrada entre sociedade e natureza e um bom aproveitamento deste patrimônio paisagístico.

“Lixo, poluição sonora, afugentamento de espécies, uso de zonas não apropriadas à presença de público são alguns dos impactos que precisam ser acompanhados e minimizados”, acrescenta.


Confira a lista de práticas sustentáveis:

bromelias centro pesquisa___jardimbotanicoufjf_foto_gabrielamacielufjf

Gostou das plantas? É preciso deixá-las florescer (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

Para a sua segurança, o Jardim Botânico sugere:

– portar crachá ou uniforme escolar que identifiquem sua situação de visita;

– portar e vestir artigos que aumentem sua proteção individual, como repelentes, calça, sapato fechado, chapéu e protetor solar;

– caminhar apenas nos locais destinados à visitação;

– não entrar nas matas, não se aproximar das bordas dos lagos e não se distanciar dos possíveis grupos de visitação ou monitores;

 

O Jardim Botânico indica aos visitantes:

jardim_Botanico_ufjf__Foto_Gabriela_Maciel_UFJF (2)

Jardim tem o desafio de preservação colaborativa do patrimônio público (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

– o lazer contemplativo;

– piqueniques em local destinado a esse uso;

– esbaldar-se com o silêncio e os sons provenientes da floresta;

– apropriar-se de todo o espaço público, respeitando o bem comum;

– fotografar ou filmar sem fins comerciais; para ensaios fotográficos serão divulgadas em breve orientações e agenda;

– responsabilizar-se por todo o lixo produzido durante a visitação;

 

O Jardim Botânico não permite:

jardim_Botanico_ufjf__Foto_Gabriela_Maciel_UFJF (3)

Laboratório Casa Sustentável (Foto: Gabriela Maciel/UFJF)

– sons eletrônicos, como os provenientes de celular;

– portar bebida alcoólica;

– visitantes em estado de embriaguez;

– prática de esportes;

– realização de churrascos;

– praticar qualquer ato ofensivo ao patrimônio ou aos pares;

– molestar, danificar, introduzir ou levar qualquer material biológico (plantas e animais);

– vender ou oferecer artigos comerciais e de propaganda;

– não é permitida a realização de cultos e manifestações religiosas;

– entrada de animais de estimação, pets.

Leia o Manual de Práticas Sustentáveis, concebido para permitir uma visitação segura em consonância com os objetivos do Jardim Botânico.

 

Abertura
Os portões para visitação do público em geral serão abertos às 13h desta sexta-feira, 12. O horário usual de funcionamento será de terça a sexta-feira e aos domingos, das 8h às 17h, com entrada permitida até às 16h30. 

O acesso será gratuito e não haverá necessidade de agendamento prévio para visitas espontâneas. O local tem capacidade de receber cem visitantes por vez, sem limite diário, além de turmas escolares agendadas, com até 50 alunos e professores. Não há estacionamento no Jardim, e todo o trajeto interno é realizado a pé.

Leia mais

Refúgio natural: UFJF abre Jardim Botânico nesta sexta, 12

Professores estimam impacto turístico e econômico do Jardim Botânico

Jardim Botânico divulga lista de 46 escolas de MG e RJ confirmadas para visita

 

Siga o Jardim Botânico nas redes sociais:
Instagram: @jardimbotanicoufjf
Facebook: @jardimbotanicoufjf