Inep anuncia novidades para o Enade 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se reuniu com entidades representativas de instituições de educação superior esta semana, em Brasília (DF), para discutir propostas de aperfeiçoamento dos instrumentos e procedimentos de avaliação, dentre eles o aprimoramento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

De acordo como o Inep, uma das novidades da edição 2020 do Enade é que o enquadramento de cursos nas áreas de conhecimento avaliadas será automático. Nas edições anteriores, eram o procurador educacional institucional com o coordenador de curso os responsáveis pelo enquadramento, de acordo com a vinculação do projeto pedagógico dos cursos de graduação às diretrizes das provas publicadas pelo Inep.

O novo procedimento obedecerá à Classificação Internacional Normalizada da Educação (Cine Brasil), uma metodologia que permite o agrupamento dos cursos de graduação de formação específica, de acordo com o conteúdo temático e adequados à estrutura de classificação adotada internacionalmente.

O coordenador-geral do Enade no Inep, Tarcísio Kuhn Ribeiro, explicou que, neste primeiro momento de transição do enquadramento automático, os procuradores institucionais poderão desenquadrar o curso, caso identifique alguma divergência entre o projeto pedagógico e a diretriz da prova da área de avaliação. Entretanto, o curso não poderá ser enquadrado em outro área.

As provas do Enade 2020 serão aplicadas em 22 de novembro para os concluintes dos cursos de graduação das áreas avaliadas neste ciclo.