Fechar menu lateral

MEC divulga resultados do Censo da Educação Superior

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no dia 20 de setembro, os resultados do Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O documento consiste no mais completo levantamento estatístico sobre as Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de um perfil dos docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Em 2017 foram ofertadas mais de 10,7 milhões de vagas em cursos de graduação. Dessas, 73% eram vagas novas e foram bem aproveitadas na rede federal: mais de 90% das vagas novas oferecidas em cursos de graduação nas universidades federais foram preenchidas. Entretanto, o Censo revelou 164 mil vagas remanescentes na rede pública. Desse total, 99 mil são vagas em universidades federais, das quais  70% não foram preenchidas, impedindo que um grande universo de estudantes frequente uma universidade sem qualquer custo extra ao Governo. Considerando também o número de vagas remanescentes nas instituições particulares, apenas em 2017, chegou a 2,8 milhões.

O alto índice de desistência nos cursos de graduação é uma das causas da ampliação de vagas remanescentes. Além disso, há de se considerar na estatística o formato do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que permite ao participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encontrar o curso pretendido com a nota alcançada, mesmo que em uma unidade da federação distante de sua residência. O que por um lado promove o acesso, por outro pode estar aumentando o abandono dos cursos quando o mesmo estudante consegue uma opção que considera mais adequada. Dos 329 mil ingressantes em instituições federais, um quinto fez o Enem novamente, mesmo já estando matriculado.

 

Apresentação do Censo da Educação Superior 2017