Fechar menu lateral

Grupo de pesquisa Família, Emoções, Gênero e Sexualidade

Coordenadores: Prof. Raphael Bispo e Cleiton Dornelas – Departamento de Ciências Sociais

Resumo: Reúne pesquisadoras e pesquisadores interessados em articular estudos como emoções, parentesco e gênero, dentro do tema migrações.

 

Historicamente, a UFJF apoia as causas das comunidades LGBTQI+ e promove diversas ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, tendo inaugurado em 2019, o Centro de Referência de Promoção da Cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transgêneros, transsexuais, queers, não binários e intersexuais (CeR-LGBTQI+). Este grupo de pesquisa busca lançar luz às vivências de refugiados não cisheterossexuais que chegam ao Brasil, através de uma lente teórica que privilegia a interseccionalidade, a emoção e a sexualidade desses migrantes, como marcadores importantes da diferença em suas trajetórias. Nesse âmbito, ressaltamos a pesquisa que está sendo desenvolvida pelo mestrando Cleiton Luis Dornelas Pereira, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGSCO) da UFJF, intitulada “Corpos em (des)locamento: refugiados LGBTQIA+ no Brasil”, sob orientação do Prof. Dr. Raphael Bispo.

A pesquisa busca compreender, por meio da história de vida de refugiados LGBTQIA+, as negociações que eles estabelecem com o Estado brasileiro e com a vida em sua realidade para “habitar o mundo” em seus locais de destino. Pretende-se, através desta pesquisa, dar voz a sujeitos que são, historicamente, mais vulnerabilizados e tendem a sofrer violência física e simbólica em suas trajetórias. Para isso, analisaremos uma casa abrigo no Norte do país, direcionada a refugiados LGBTQI+. Pretende-se, por meio dessa pesquisa, compreender se esse acolhimento “segmentado” consegue oferecer ferramentas facilitadoras no projeto de vida desses indivíduos que chegam ao Brasil, atenuando as vulnerabilidades a que estão sujeitos.

Além disso, temos o grupo de pesquisa em Família, Emoções, Gênero e Sexualidade (FEGS), que faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, vinculado à linha de pesquisa “Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais”. Sob coordenação do Prof. Dr. Raphael Bispo, uma das linhas de pesquisa do FEGS trata do tema migrações, reunindo pesquisadoras e pesquisadores interessados em articular temas como emoções, parentesco e gênero. O grupo, inaugurado em 2016 e registrado no Diretório dos grupos de pesquisa do CNPq, ancora-se numa diversidade de metodologias, além de realizar núcleos de estudo, projetos de iniciação científica, cursos e eventos, mobilizando parceiros no Brasil e no exterior.