Fechar menu lateral

Educação Financeira com inclusão social e econômica

Coordenador: Prof. Marco Aurélio Kistemann Jr. 

Resumo: Essa educação pretende auxiliar o participante aperfeiçoar e ampliar seus conhecimentos de planejamento financeiro e tomadas de decisão no âmbito individual ou familiar.

 

Neste projeto pretende-se apresentar as potencialidades da Educação Financeira, do Empreendedorismo e dos Investimentos a curto, a médio e longo prazo a refugiados na cidade de Juiz de Fora (MG). Pretende-se ainda possibilitar aos participantes criar suas formas de planejamento financeiro e controle e previsão de gastos e possibilidades de investimentos. A metodologia utilizada será a de Estudos de Caso (Case Studies) e PesquisaAção que possibilitará a construção de um conceito e prática de Educação Financeira. O projeto destina-se à população em condição de refúgio interessada em problematizar, discutir e resolver problemas relativos à vida financeira e à economia doméstica.

O objetivo geral do projeto é proporcionar aos participantes conhecer o que é Educação Financeira, suas vertentes e como essa educação pode auxiliar o participante o autoconhecimento financeiro, o estar atento numa sociedade de consumo rápido e descarte instantâneo com intensas campanhas de marketing, bem como aperfeiçoar e ampliar seus conhecimentos de planejamento financeiro e tomadas de decisão no âmbito econômico individual e em grupo (família). Ainda objetiva-se ampliar a Literacia Financeira dos participantes com a problematização de Cenários de Empreendedorismo e Investimentos, de modo a possibilitar aos participantes vislumbrar novas modalidades de se planejar financeiramente para uma vida sustentável. Pretende-se também com as ações do projeto empoderar os participantes dandolhes conhecimentos e tarefas práticas para implementar os temas presentes nas atividades do projeto. Pretende-se proporcionar aos participantes a importância de ser empreendedor e conhecedor de investimentos, de modo a se prevenir para os imprevistos e para uma aposentadoria segura em termos financeiros.

O projeto baseia-se nas pesquisas desenvolvidas pelo Grupo Pesquisa de Ponta (UFJF), liderado pelo proponente do projeto de extensão em questão, que vem realizando pesquisas de iniciação científica e mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática (UFJF). Objetiva-se utilizar da abordagem qualitativa de pesquisa para a produção de dados por meio de entrevistas semiestruturadas, observação participante, questionário e produção de narrativas pelos participantes. Para promover as ações desse projeto voltado para a inclusão social e financeira de refugiados buscar-se-á promover propostas inclusivas educativas que fortaleçam a extensão acadêmica voltada à população em condição de refúgio, conforme um dos objetivos da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). A metodologia utilizada será a de Estudos de Caso (Case Studies) que promovam a reflexão e a construção de caminhos para usufruir-se de uma vida financeira equilibrada e sustentável. O estudo de caso é um instrumento pedagógico que apresenta um problema mal estruturado, ou seja, é aquele problema que não tem uma solução pré-definida, exigindo empenho dos participantes para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções. Utilizaremos também a Pesquisa-Ação para promover as ações do projeto. Os participantes do projeto poderão participar de eventos remotos e híbridos e dinâmicas que promovam a sua inclusão e empoderamento social, alfabetização financeira e autonomia para tomadas de decisão.

O principal impacto social do projeto é promover a inclusão social e autonomia dos participantes nas ações de planejamento e consumo, ao possibilitar aos mesmos refletirem sobre o uso do dinheiro, o consumo e suas necessidades e as metodologias de planejar-se financeiramente, pensando no seu bem-estar e na sua aposentadoria. Nesse ínterim, constituir-se como cidadão na atual sociedade econômica implica ser um leitor do cenário econômico para a tomada de decisões baseadas em conhecimentos financeiros amparados pela Educação Financeira. 

O projeto encontra-se conectado com as ações de pesquisa do coordenador do projeto que lidera e orienta pesquisas de Educação Financeira para jovens e adultos, em diversas abordagens como Educação Financeira Escolar e Planejamento Doméstico sempre com embasamento dos vieses da ética, da sustentabilidade e da cidadania.

Neste projeto faremos um levantamento inicial dos participantes com relação a sua vida financeira, sua história e o mesmo levantamento ocorrerá ao longo do projeto para termos indicadores que revelem mudanças no perfil econômico. Para tal utilizaremos questionários e entrevistas semiestruturadas, bem como relatos (narrativas) dos participantes sobre seu aprendizado e conhecimentos adquiridos no projeto.