Fechar menu lateral

Atendimento Odontológico com suporte da Liga Acadêmica de Odontologia Psicossocial

Coordenadores: Prof. Elton Geraldo Góis e Profa. Gracieli Elias 

Resumo: Oferece e promove a manutenção da saúde bucal pela Clínica do Adolescente. O paciente terá primeiro um acolhimento pela Liga Acadêmica, para em seguida, ser atendido de forma humanizada.

 

A Faculdade de Odontologia da UFJF tem um Projeto de Extensão Universitária denominado Clínica de Adolescentes, que visa o atendimento clínico-odontológico de adolescentes (10 a 20 anos), baseado na resolutividade das necessidades de saúde bucal desse grupo.

Nesta proposta voltada para refugiados, a Clínica de Adolescentes atuará em conjunto com a Liga Acadêmica de Odontologia Psicossocial (LAOP) que tem suas ações pautadas nas desigualdades sociais e iniquidade em saúde, ordenando ações que possibilitam a produção de saúde de maneira digna, ética e acessível à população com dificuldade de acesso ao serviço de saúde bucal. Tem como premissas a escuta ativa, a humanização e o acolhimento dos pacientes. As ações da LAOP visam dispensar atenção primária à população geral, dividida em grupos específicos que não contam com a assistência de profissionais capacitados para a resolução de seus problemas. A LAOP e a Clínica de Adolescentes propõem, por meio desse documento, um projeto de trabalho direto com assistência aos refugiados, visando promover e manter a saúde bucal desse grupo e solicitantes da condição de refugiado.

Seleção dos Refugiados: O público-alvo desse trabalho constará de adolescentes com idades entre 10 e 20 anos, com necessidades de saúde bucal não atendidas e também em estado de equilíbrio (sem doença bucal), uma vez que a proposta apresentada é a prevenção (educação), manutenção e recuperação da saúde. Os pacientes serão recrutados por uma coordenação externa – formada para esta finalidade específica e por dois refugiados indicados por sua comunidade com anuência da DRI/UFJF. Esta coordenação será denominada Coex Odonto – coordenação externa para atendimento odontológico de refugiados.

Acolhimento e Triagem Inicial: O contato se dará entre a Coordenação da Clínica de Adolescentes e a Coex Odonto. Será agendado um dia, em horário específico, para que os refugiados compareçam à Faculdade de Odontologia, para uma triagem inicial da sua condição de saúde bucal. Nessa data, os acadêmicos da LAOP recepcionarão os pacientes em uma sala especial, onde haverá a coleta dos dados pessoais e, por meio de uma conversa de acolhimento, a história de cada um será anotada em formulário específico de controle do setor de Odontologia. Uma triagem da condição de saúde bucal também será realizada. Esse primeiro contato visa, além da aquisição de dados iniciais dos pacientes, o acolhimento e a escuta ativa, para conhecer melhor a realidade de cada pessoa, suas dificuldades, expectativas, seu contexto de vida, seguindo as premissas da humanização em saúde.

Pretendemos criar um vínculo de afeto com os refugiados para que os mesmos se sintam acolhidos e inseridos nessa nova realidade de vida.

Atendimento Odontológico: Após a triagem inicial, os professores responsáveis irão definir os dias e horários para atendimento dos refugiados nas clínicas da Odontologia, de acordo com a disponibilidade de vagas e seguindo os protocolos odontológicos da Faculdade. Inicialmente, serão realizados atendimentos odontológicos básicos e aqueles atendimentos que não puderem ser realizados nessa clínica (que requerem tratamentos mais especializados) serão encaminhados a outros setores específicos da Faculdade de Odontologia (Exemplos: clínicas de Endodontia, Prótese, Cirurgia), seguindo as normas e trâmites habituais do setor. Esse encaminhamento será realizado pelos próprios professores coordenadores da Clínica de Adolescentes, de acordo com a necessidade apresentada, seguindo um procedimento de cunho interno. Ao término dos tratamentos propostos para cada paciente, os mesmos entrarão em uma lista de retorno, ou seja, serão novamente chamados para controles periódicos de saúde bucal, o que se dará de maneira automática.

* O serviço de Pronto Atendimento oferecido pela Faculdade de Odontologia estará disponível para quaisquer intercorrências e necessidades que os pacientes venham a ter (Consultar horários e dias específicos em que o serviço é disponibilizado para a Comunidade).

** Os acadêmicos disponibilizarão seus contatos aos pacientes em atendimento, por meio dos quais, os refugiados poderão se comunicar com mais facilidade.

*** Os responsáveis por cada Setor (Clínica de Adolescentes, DRI/UFJF e Coex Odonto) estarão em contato frequente, caso seja necessário sanar dúvidas, resolver problemas e acompanhar a situação dos refugiados, enquanto em atendimento odontológico.