Com temas correlatos ao universo do refúgio e das pessoas refugiadas, abrangendo questões técnicas, jurídicas, acadêmicas e de humanidade, o Ciclo de Conferências da CSVM/UFJF se propõe a trazer pessoas experientes e especialistas na área, que estão no campo de atuação de apoio ao refugiado, a fim de divulgar e discutir questões referentes a este universo a partir da vivência de técnicos do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e professores vinculados a outras Cátedras no Brasil, assim como de outros países inauguradas recentemente.

“Retomamos o ciclo de conferências da CSVM/UFJF, estimulados com a pluralidade de temas que orbitam o universo dos refugiados… dessa vez a fala do prof. Leandro Diniz sobre política linguística e migração em tempos de crise amplia nosso acervo de debates sobre este tema tão contemporâneo” comemora o coordenador da CSVM/UFJF, Rodrigo Christofoletti, que divide a mediação dos encontros com o prof. Alexandre Cadilhe, vice-coordenador da Cátedra.

O objetivo dos encontros é divulgar experiências e pesquisas no âmbito dos refugiados, como também, desmistificar a compreensão acerca desse universo e oferecer um núcleo de oportunidade para formação sobre as questões relacionadas ao refúgio. As reuniões são voltadas para as comunidades acadêmica e para a comunidade externa em geral, para que as informações sobre o tema possam chegar a um maior número de pessoas e, consequentemente, proporcionar a potencialização das ações ofertadas pela Cátedra.

Este encontro inaugura o primeiro semestre do Ciclo de conferências 2023 da Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UFJF, que tem como tema “Migração e Acolhimento interseccionados pela linguagem, educação e patrimônio”. Os encontros acontecem sempre às segundas-feiras, das 15h às 17h.

Confira a programação deste semestre do Ciclo de Conferências CSVM/UFJF:

DIA TÍTULO DOCENTE
13/03 Instrumentos de política linguística em contextos de migração de crise Prof. Dr. Leandro Rodrigues Alves Diniz (UFMG)
03/04 Protocolo de atendimento ao migrante no Ensino Fundamental I: o que a fronteira nos diz Prof. Dra. Laura Amato (UNILA)
08/05 Sentidos ao refúgio: das práticas às políticas de integração Prof. Dr. Bruno Deusdará (UERJ)
05/06 Cooperação Internacional e regime dos refugiados: discussões necessárias Prof. Dr. Fabiano Lourenço de Meneses (UNISANTOS) 
03/07 Migração e acolhimento pelos campos do patrimônio, linguagem e educação Prof. Dr. Rodrigo Christofoletti (UFJF)  e Prof. Dr. Alexandre Cadilhe (UFJF)

 

Será emitido certificado para quem participar de, no mínimo, cinco encontros do Ciclo de Conferências.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: csvm@ufjf.br