CSVM/UFJF participa do “Encontro do GT Acolhimento Linguístico e Mediação Cultural” das Cátedras Sérgio Vieira de Mello

Na última quinta e sexta-feira, dias 08 e 09 de dezembro, aconteceu o Encontro do GT Acolhimento Linguístico e Mediação Cultural, no campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), em Foz do Iguaçu, Paraná. Para o momento, estiveram presentes representantes das Cátedras SVM das universidades UNILA, UFABC, UFMG e PUC Minas, além da UFJF.

O GT, que pertence à rede de Cátedras SVM, reúne pesquisadores que buscam desenvolver ações de pesquisa e extensão na temática de Acolhimento Linguístico e Mediação Cultural. “Nesse evento, pudemos conhecer a experiência da UNILA, que é uma universidade brasileira muito reconhecida no trabalho de acolhimento a migrantes e refugiados. Também conhecemos a Casa do Migrante, uma organização não-governamental apoiada pelo governo do Paraná e que desenvolve ações de acolhimento a população refugiada.” conta Alexandre Cadilhe, vice-coordenador da CSVM/UFJF.

Durante o encontro, foram produzidos dois documentos: o primeiro, uma minuta para um livro de “Boas práticas pedagógicas na Área de Práticas Linguísticas e Mediação Intercultural”, referente ao tema do GT e que será publicado em conjunto entre as Cátedras SVM e o ACNUR. Já o segundo, foi um documento geral de sugestão às universidades sobre “Acesso, permanência e conclusão de cursos para alunos refugiados”, com uma série de elementos que o GT acredita ser fundamental para que todas as universidades que tenham refugiados implantem em sua dinâmica cotidiana de administração.

O coordenador da CSVM/UFJF, Rodrigo Christofoletti, afirma que “é fundamental para a CSVM/UFJF a participação nesse encontro, pois temos um papel atuante e protagonista neste GT.”

Confira aqui a Galeria de Fotos do encontro.