Fechar menu lateral

CSVM promove palestras sobre combate à xenofobia em escolas da rede municipal

A Cátedra Sérgio Vieira de Melo da Universidade Federal de Juiz de Fora (CSVM / UFJF) realizará palestras em escolas públicas da rede municipal para alunos do 5º ao 9º ano, com o tema “A imigração como um direito humano e o combate à xenofobia”. Os encontros ocorrerão entre 21 de novembro e 10 de dezembro. 

 

Em uma ação de combate à xenofobia através dos “21 Dias de Ativismo Contra o Racismo” promovido pelo Comitê de Elaboração e Acompanhamento do Plano Municipal de Políticas para a População Migrante, Apátrida e Retornada de Juiz de Fora, do qual a CSVM / UFJF faz parte, serão realizados  encontros nas seguintes escolas:

 

Escola Municipal George Rodenbach – 22/11

Escola Municipal Eunice Alves Vieira – 30/11 

Escola Municipal Cássio Vieira Marques – 01/12

Escola Municipal Henrique José de Souza – 07/12

 

A série de palestras pretende estabelecer um diálogo com os alunos para que além de agregar-lhes conhecimento acadêmico amplie seus horizontes críticos sobre o seu próprio papel e o das instituições na construção de uma sociedade mais fraterna. Tudo isso por meio  da exposição de conceitos como imigração, emigração, direitos humanos e xenofobia, bem como explicações sobre a atuação da CSVM / UFJF.

 

Mariana Nardy, advogada e colaboradora externa da CSVM / UFJF, conta sobre a importância dessas palestras para os estudantes de ensino público. “Sabemos que, desde o início da Operação Acolhida a refugiados em nosso país, o contingente de alunos imigrantes foi intensificado na rede pública. Esse fenômeno somado ao retorno das aulas presenciais, onde os alunos estão se readaptando à socialização do ambiente escolar, cria um cenário que demanda a conscientização a respeito das migrações, da diversidade cultural e da não propagação do ódio.”

 

Mariana ainda recomenda que todos que tiverem interesse em temas afeitos às relações internacionais, das mais diversas áreas do conhecimento, conheçam a Cátedra Sérgio Vieira de Mello. “Atualmente contamos com um corpo de colaboradores muito eficiente e acolhedor, o que se traduz em grande oportunidade para a consecução de projetos realmente transformadores para a instituição e para toda a comunidade.”

 

Para os encontros, será emitido certificado de participação, ao final, pela prefeitura.

 

Para mais informações: csvm@ufjf.br