Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UFJF oferece clube de conversação em português

A partir de sexta-feira, dia 11 de novembro,  a Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UFJF (CSVM/UFJF), em parceria com o Núcleo Em Rede, irá oferecer o Clube de Conversação (CC) em Português para Estrangeiros, o Vem Papear, mensalmente, na sede da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para participar, o interessado deve responder a este formulário.

O encontro dura cerca de uma hora e terá início às 18h. Voltado para a internacionalização e acolhimento dos refugiados, tem como foco a prática do idioma e os conhecimentos culturais do Brasil, conforme explica o mediador do CC, Cassius Pena, estudante de Licenciatura em Letras e professor bolsista no projeto Boa Vizinhança – Português como Língua de Acolhimento. “A intenção é estabelecermos ocasiões regulares para os participantes praticarem o idioma de forma descontraída e criarem vínculos entre si. Através de dinâmicas comunicativas que abordam o português e a cultura brasileira, desejamos não só contribuir para a inserção da população refugiada na comunidade local como também promover a troca de experiências entre as pessoas do grupo, além de transformarmos as reuniões em momentos de aprendizado e acolhimento, abriremos um canal direto de comunicação muito importante entre a UFJF e os refugiados”, informa Cassius.

O Em Rede, uma iniciativa discente apoiada pela DRI, já oferece em outros idiomas os clubes de conversação que são encontros promovidos, a partir de jogos e atividades, para a prática do idioma de uma forma mais dinâmica e lúdica. Os Clubes de Conversação possibilitam que os participantes treinem o idioma de interesse, sem que ele tenha necessariamente iniciado um curso do idioma, pois a dinâmica aplicada busca abranger a todos que participam, basta apenas a pessoa ter interesse em praticar o idioma. O CC de português, em específico, visa também acolher as pessoas refugiadas, sendo mais um espaço em que possam aprender sobre o país, a cultura e a língua em que estão inseridas.

“O clube de conversação em português é mais uma das ações desenvolvidas pela CSVM/UFJF e visa possibilitar o exercício do idioma e ampliar os laços entre os praticantes que têm no português uma oportunidade de romper o afastamento gerado pela falta de conhecimento da língua. Um maior domínio de uma língua estrangeira liberta e acolhe. Ensina e empodera. Por isso, para além do curso de Português como língua de acolhimento, o clube de conversação em Português potencializa a integração e a amizade, elementos que incentivam uma vida mais atuante e plena”, avalia o prof. Rodrigo Christofoletti, coordenador da CSVM/UFJF.

Os próximos encontros serão divulgados pelas mídias da cátedra, da DRI e pelo perfil do Instagram do Em Rede, sempre com antecedência.