Fechar menu lateral

Abertas inscrições do curso preparatório para o Celpe-Bras

Estão abertas as inscrições para o curso on-line Português para Estrangeiros, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que terá como foco a preparação para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), exame oficial que certifica a proficiência na língua. As inscrições, abertas também para a comunidade externa sem vínculo com a UFJF, podem ser feitas por este link até 19 de abril.

O curso será ofertado de forma remota às terças e quinta-feiras, das 17h às 19h, de 25 de abril até 10 de junho. A coordenadora do curso e professora da Faculdade de Letras, Denise Weiss, ressalta que “o aluno deve saber, principalmente, que para realizar uma boa prova é necessário conseguir desempenhar bem as tarefas linguísticas, as quais fazem parte das questões do exame”.

O exame é aplicado no Brasil e no exterior pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. A próxima data de aplicação não foi confirmada pelo Inep, mas o período de inscrição está previsto para outubro deste ano. É importante ficar atento às datas e consultar constantemente o site oficial do Celpe-Bras. Denise lembra que “quem vai realizar a prova precisa consultar a página oficial do Exame, é a única fonte confiável. O programa é extremamente concorrido. É preciso ficar atento, pois as vagas se esgotam em menos de 24 horas depois do início das inscrições”.

No Brasil, existem 126 postos aplicadores credenciados, entre eles a UFJF, desde 2018, já tendo participado de três edições do Celpe-Bras. “Esse é mais um passo no processo de internacionalização da Universidade, que já conta com muitas ações para estimular e fortalecer essa prática”, conclui.

O Celpe-Bras

O Celpe-Bras avalia o desempenho do participante no uso da Língua Portuguesa em atividades que integram a compreensão oral, a leitura, a produção oral e a produção escrita. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nestas atividades. A participação é voluntária, destinada a pessoas de outras nacionalidades, assim como a brasileiros, residentes no Brasil ou no exterior, cuja língua materna não seja a portuguesa.

Outras informações: isf@ufjf.edu.br