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Dados Cadastrais

SUMÁRIO

  1. Atualizar/Alterar dados cadastrais no SIGA (Exclusivo Servidores GV)
  2. Atualizar dados bancários
  3. Cadastro de Dependentes
  4. Recuperação de senha SIGEPE/SOUGOV
  5. Desbloqueio SIGAC/SIGEPE
  6. Alteração de E-mail SOUGOV
  7. Solicitação de Declaração
  8. Primeiro acesso aos sistemas do SIGA, SIGEPE, SEI, e-mail institucional e SOUGOV
  9. Declaração para fins de controle de acumulação de cargos, empregos, funções, proventos, pensões e outros vínculos


Atualizar/Alterar dados cadastrais no SIGA (Exclusivo Servidores GV)

As atualizações e/ou alterações de dados cadastrais de servidores do Campus GV no SIGA deverão ser solicitados exclusivamente por e-mail (cgp.gv@ufjf.br) e deverão ser encaminhadas as cópias dos comprovantes que motivaram a atualização/alteração. (Exemplo: mudança de endereço, encaminhar o comprovante com o endereço atual).


Atualizar dados bancários

As atualizações dos dados bancários estão sendo realizadas pelo Sougov.


Cadastro de Dependentes

Utilizado para cadastro de dependentes para fins de Imposto de Renda, Plano de Assistência à Saúde e Acompanhamento de Pessoa da Família, conforme especificações do servidor. O cadastro de dependentes para imposto de renda é utilizado para fins de abatimento no imposto de renda retido na fonte. Incluem-se entre os dependentes cônjuge/companheiro(a), filhos e enteados até 21 anos (ou até 24 anos, se estudante universitário ou de Curso técnico de 2º grau), pai e mãe comprovada a dependência econômica e outros tipos de dependência conforme a regra da Receita Federal.

Observação: O cadastro de dependentes para fins de assistência-pré-escolar é realizado conforme especificações do formulário RH-051.

Fluxo da Solicitação

No SouGOV:

  • O servidor interessado em cadastrar dependentes deverá acessar o SouGOV;
    • Na primeira página, acionar o comando “+ Cadastrar Novo Dependente”
    • Na segunda página, inserir os dados solicitados (CPF, Nome do Dependente, Data de Nascimento, Sexo, Nome da Mãe, Nacionalidade, Parentesco) e acione o comando “Avançar”;
    • Na terceira página, selecione os benefícios que o dependente está relacionado (Dedução do IRPF, Acompanhamento de Pessoa da Família, Auxílio Pré-Escolar)* e acione o comando “Avançar”;
    • Na quarta página, insira os documentos que comprovem o vínculo;
    • Na quinta página, o servidor deverá confirmar a requisição acionando o comando “Solicitar”.

* ATENÇÃO: O SERVIDOR NÃO DEVERÁ MARCAR AS OPÇÕES Assistência Médico Hospitalar da Polícia Militar do Distrito Federal “ASSIST MÉDICO HOSPITALAR PMDF” e Assistência Médica Complementar Serviço no Exterior “ASS MEDICA COMPL SERV EXTERIOR”. Caso o servidor marque essas opções o sistema não permitirá a conclusão do pedido, emitindo uma mensagem de erro.


Recuperação de senha SIGEPE/SOUGOV

Para recuperar o acesso à plataforma SouGov.br, siga os passos abaixo:

  1. Clique no seguinte link: gov.br/sougov. Alternativamente, abra seu aplicativo SouGov.br no celular.
  2. Escolha a opção “Entrar com gov.br”; e insira seu CPF.
  3. Na página seguinte, ao invés de preencher com sua senha, clique em “Esqueci minha senha”.
  4. O sistema direcionará para uma página de recuperação de senha por meio de reconhecimento facial em seu celular. Caso isso não seja possível, o sistema permitirá que avance para outras opções na sequência definida:
    • uso de aplicativo de banco;
    • envio de código para o e-mail cadastrado;
    • envio de código para o celular cadastrado.
  5. Ao seguir as instruções do passo anterior, o usuário poderá cadastrar nova senha para restabelecer o acesso ao SouGov.br.
  6. Caso o requerente não possua um celular adequado para reconhecimento facial, um aplicativo de conta bancária ou não possua acesso ao e-mail e telefone informados, restará como último passo o preenchimento de um formulário de atendimento que deverá conter os dados do usuário e foto com documento de identificação a fim de cadastrar novo e-mail para uso da plataforma SouGov.br. Dentro de alguns dias, será enviado e-mail por parte da equipe gestora do Gov.br contendo instruções para criação de nova senha.

Caso haja dúvidas ou dificuldades em algum procedimento alistado aqui, acesse o campo de “Ajuda”, disponível no link gov.br/sougov, ou consulte a seção de perguntas frequentes através do link:

https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/sougov.br.


Desbloqueio SIGAC/SIGEPE

Utilizado para cadastrar e atualizar e-mail bem como solicitar desbloqueio de acesso ao sistema SIGEPE/SIGAC para servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Observação: Por se tratar de um sistema que consolida as informações financeiras do usuário, inclusive possibilita impactos tais como, solicitação de férias, contratação de consignados, solicitação de auxílio transporte, o processo de desbloqueio de senha deverá ser motivado, a partir do preenchimento do formulário e a assinatura (preferencialmente eletrônica) do interessado.

Fluxo da Solicitação


Alteração de E-mail SOUGOV

Utilizado para cadastrar e atualizar e-mail no sistema SOUGOV para servidores ativos e pensionistas.

Fluxo da Solicitação


Solicitação de Declaração

As solicitações de Declarações deverão ser realizadas pelo Sougov.


Primeiro acesso aos sistemas do SIGA, SIGEPE, SEI, e-mail institucional e SOUGOV

  • SIGA: Para o 1º acesso ao referido sistema, informar como “login” o nº do CPF e como “senha” a data de nascimento (06 dígitos).
  • SIGEPE: Para o 1º acesso, clique em “PRECISO DE AJUDA” e depois clique em “PRIMEIRO ACESSO”, coloque os dados solicitados para cadastrar seu usuário e senha.
  • SEI: A inclusão do servidor no sistema poderá ser solicitada pela Unidade responsável ou pelo próprio servidor, através do e-mail sei@ufjf.edu.br, devendo ser informado o nome completo do servidor, sua matrícula SIAPE e sua Unidade de lotação.
  • E-mail Institucional: o servidor deverá acessar o SIGA3 (logo azul), clicar no link “E-mail Institucional” e, depois, clicar no link “Criar Conta”.
  • SOUGOV: Instruções quanto ao uso do aplicativo disponíveis no próprio site do Governo Federal.

ATENÇÃO! Na UFJF é utilizado o sistema SEI, portanto é recomendável que todos os servidores façam o curso SEI!Usar, disponibilizado pelo governo federal no site: www.escolavirtual.gov.br.


Declaração para fins de controle de acumulação de cargos, empregos, funções, proventos, pensões e outros vínculos

Utilizado para situações em que o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função pública, emprego em iniciativa privada, pratica comércio ou gerência, ou ainda, quando o servidor recebe proventos de aposentadoria simultaneamente com a remuneração de cargo, emprego ou função pública na Administração Pública direta ou indireta.

Fluxo da Solicitação

  • O servidor realiza a abertura do processo (GERAL 03: Declarações) no SEI, preenche o  formulário (GERAL 03.3: GERAL 03.3: Declaração de Acumulação) e assina documento;
  • Inserir como documento externo os comprovantes exigidos para cada situação prevista no formulário e que se enquadre em sua situação (se houver).
  • Enviar o processo para a mesa “PROGEPE-CAP“.