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Plano de Saúde

SUMÁRIO

  1. Adesão ao Plano de Saúde (Sem Carência)
  2. Adesão ao Plano de Saúde (Com Carência ou Portabilidade)
  3. Alteração Cadastral (Plano de Saúde)
  4. Boleto
  5. Cartão Virtual
  6. Exclusão do Plano de Saúde (Unimed)
  7. Ressarcimentos
  8. Tabela de Subsídios e Valores Vigentes
  9. Referências

 

***Todos os procedimentos abaixo são gerenciados pelo setor de Plano de Saúde vinculado à PROGEPE. Em caso de dúvidas, gentileza encaminhar um e-mail para o endereço eletrônico (planodesaude.progepe@ufjf.br) ou entrar em contato pelo número (32) 2102-3933.


Adesão ao Plano de Saúde (Sem Carência)

Plano de saúde contratado pela UFJF junto à Unimed Juiz de Fora para adesão dos trabalhadores da Universidade. Para requerer ao benefício, é necessário que o servidor observe as seguintes orientações:

  • Destinado aos servidores que ingressarem na UFJF (posse, redistribuição, remoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração ou recondução) há pelo menos 30 (trinta) dias corridos da data de adesão ao plano de saúde.
  • Para a adesão de filhos recém-nascidos – até 30 (trinta) dias corridos desde o nascimento ou de recém-casados – até 30 (trinta) dias corridos do casamento civil. A data de adesão será aquela em que o documento chegar na Unimed Juiz de Fora.

Atenção: Se houver dependentes ainda não cadastrados para serem incluídos no plano, será necessário cadastrá-los previamente no Sougov, conforme procedimento de Cadastro de Dependente (abre nova guia), e posteriormente encaminhar o formulário de Adesão ao Plano de Saúde para a Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP/GV), preferencialmente por e-mail (cgp.gv@ufjf.br). Caso o servidor já tenha realizado o cadastro prévio do(s) dependente(s), não será necessário fazê-lo novamente.

Fluxo da Solicitação

  • O servidor deverá preencher o Formulário de Adesão/Alteração no Plano de Saúde (editável, download, formato pdf, tamanho 239 KB) e enviá-lo por e-mail à Coordenação de Gestão de Pessoas (cgp.gv@ufjf.br), junto aos respectivos documentos:
    • Para servidores Ingressantes: Documento de Provimento do Cargo (Termo de Posse ou Portaria);
    • Para servidores com filhos(as) recém nascidos ou recém adotados(as): cópia da certidão de nascimento;
    • Para servidores recém casados(as): cópia da certidão de casamento.
  • Importante! O formulário precisará ser preenchido sem rasuras e assinado de próprio punho ou a assinatura digital do Gov.br, com rubrica em todas as páginas (a Unimed só aceita a assinatura digital do Gov.br). Além disso, as datas e o campo “a partir de” precisarão ser preenchidos com a mesma data do envio da solicitação.


Adesão ao Plano de Saúde (Com Carência ou Portabilidade)

Com Carência: Destinado aos servidores que ingressaram na UFJF há mais de 30 (trinta) dias, ou à inclusão de dependentes que não sejam recém-nascidos ou recém-casados.

Portabilidade: Destinado aos servidores e/ou dependentes que já possuem outro Plano de Saúde e se interessam em migrar para o Plano Institucional da UFJF (UNIMED Juiz de Fora).

Fluxo da Solicitação

  • O servidor interessado deverá entrar em contato diretamente com a UNIMED Juiz de Fora pelo e-mail lilian.riani@unimedjf.coop.br, informando sua necessidade (inclusão de plano de saúde com carência ou portabilidade).
  • Após o contato, a UNIMED encaminhará ao interessado um protocolo de recebimento, por e-mail, para que continue o processo interno com a UFJF.
  • Posteriormente, o servidor deverá preencher o Formulário de Adesão/Alteração no Plano de Saúde (editável, download, formato pdf, tamanho 239 KB) e enviá-lo por e-mail à Coordenação de Gestão de Pessoas (cgp.gv@ufjf.br), juntamente com o protocolo de recebimento da Unimed.
  • Importante! O formulário precisará ser preenchido sem rasuras e assinado de próprio punho ou a assinatura digital do Gov.br, com rubrica em todas as páginas (a Unimed só aceita a assinatura digital do Gov.br). Além disso, as datas e o campo “a partir de” precisarão ser preenchidos com a mesma data do envio da solicitação.


Alteração Cadastral (Plano de Saúde)

Procedimento destinado a solicitação da alteração cadastral do Plano de Saúde contratado junto à Unimed Juiz de Fora. Além disso, o procedimento também poderá ser utilizado para solicitação de segunda via de carteirinha.

As alterações que poderão ser realizadas neste procedimento são: Troca de Plano, Troca de Endereço, Troca de Forma de Pagamento para Boleto.

 

Fluxo da Solicitação

  • O servidor deverá preencher e assinar o Formulário de Adesão/Alteração no Plano de Saúde (editável, download, formato pdf, tamanho 239 KB), lembrando de assinalar o campo correspondente à alteração que deseja ser efetuada.
  • Posteriormente, deverá encaminhar o formulário por e-mail à Coordenação de Gestão de Pessoas (cgp.gv@ufjf.br). No caso de alteração de endereço, enviar também o comprovante do novo endereço.
  • Importante! O formulário precisará ser preenchido sem rasuras e assinado de próprio punho ou a assinatura digital do Gov.br, com rubrica em todas as páginas (a Unimed só aceita a assinatura digital do Gov.br). Além disso, o campo “a partir de” precisará ser preenchido com o primeiro dia do mês subsequente.


Boleto

Você receberá os boletos no e-mail cadastrado na Unimed Juiz de Fora.

Se preferir, pode acessar o boleto eletrônico pelo aplicativo da Unimed Cliente ou baixar em https://boleto.unimedfj.coop.br 


Cartão Virtual

Opções para acessar seu Cartão Virtual:


Exclusão do Plano de Saúde (Unimed)

Procedimento destinado a solicitação da exclusão do Plano de Saúde contratado junto à Unimed Juiz de Fora. O beneficiário de plano de saúde que solicitar sua exclusão do plano tem direito à saída imediata e cobrança proporcional.

 

Fluxo da Solicitação

  • Preencher o Formulário Exclusão do Plano de Saúde (editável, download, formato pdf, tamanho 225 KB).
  • Enviar o formulário devidamente preenchido e assinado à Coordenação de Gestão de Pessoas, preferencialmente por e-mail (cgp.gv@ufjf.br), para posterior envio à operadora.
  • Importante! O formulário precisará ser preenchido sem rasuras e assinado de próprio punho ou a assinatura digital do Gov.br, com rubrica em todas as páginas (a Unimed só aceita a assinatura digital do Gov.br). Além disso, as datas e o campo “a partir de” precisarão ser preenchidos com a mesma data do envio da solicitação, pois o cancelamento é imediato.


Ressarcimentos

Benefício de caráter indenizatório concedido ao servidor ativo ou seus dependentes legais com a finalidade de subsidiar as despesas em relação a plano de saúde contratado com empresa privada. Para receber o ressarcimento do valor pago no plano de saúde, o servidor deverá seguir o passo a passo pelo Sougov, conforme o tutorial disponibilizado pelo Ministério da Economia (https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/saude-suplementar).


Tabela de Subsídio e Valores Vigentes


Referências

CONTRATO UNIMED – UFJF (2018)

NOVO CONTRATO UNIMED – UFJF (2023)

Guia do Plano de Saúde (Juiz de Fora)

Guia do Plano de Saúde (Governador Valadares)