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Dados Cadastrais

SUMÁRIO

  1. Atualizar/Alterar dados cadastrais no SIGA
  2. Cadastro de Dependentes
  3. Recuperação de senha SIGEPE/SOUGOV
  4. Desbloqueio SIGAC/SIGEPE
  5. Alteração de E-mail SOUGOV
  6. Primeiro acesso aos sistemas do SIGA, SIGEPE, SEI, e-mail institucional e SOUGOV
  7. Declaração para fins de controle de acumulação de cargos, empregos, funções, proventos, pensões e outros vínculos


Atualizar/Alterar dados cadastrais no SIGA

As atualizações e/ou alterações de dados cadastrais no SIGA deverão ser solicitados exclusivamente por e-mail (cgp.gv@ufjf.br) e deverão ser encaminhadas as cópias dos comprovantes que motivaram a atualização/alteração. (Exemplo: mudança de endereço, encaminhar o comprovante com o endereço atual).


Cadastro de Dependentes

Utilizado para cadastro de dependentes para fins de Imposto de Renda, Plano de Assistência à Saúde e Acompanhamento de Pessoa da Família, conforme especificações do servidor. O cadastro de dependentes para imposto de renda é utilizado para fins de abatimento no imposto de renda retido na fonte. Incluem-se entre os dependentes cônjuge/companheiro(a), filhos e enteados até 21 anos (ou até 24 anos, se estudante universitário ou de Curso técnico de 2º grau), pai e mãe comprovada a dependência econômica e outros tipos de dependência conforme a regra da Receita Federal.

Observação: O cadastro de dependentes para fins de assistência-pré-escolar é realizado conforme especificações do formulário RH-051.

Fluxo da Solicitação

No SouGOV:

  • O servidor interessado em cadastrar dependentes deverá acessar o SouGOV;
    • Na primeira página, acionar o comando “+ Cadastrar Novo Dependente”
    • Na segunda página, inserir os dados solicitados (CPF, Nome do Dependente, Data de Nascimento, Sexo, Nome da Mãe, Nacionalidade, Parentesco) e acione o comando “Avançar”;
    • Na terceira página, selecione os benefícios que o dependente está relacionado (Dedução do IRPF, Assistência Médico/Hospitalar, Salário Família, Acompanhamento de Pessoa da Família, Assistência Médica Complementar no Exterior, Auxílio Pré-Escolar) e acione o comando “Avançar”;
    • Na quarta página, insira os documentos que comprovem o vínculo;
    • Na quinta página, o servidor deverá confirmar a requisição acionando o comando “Solicitar”.

Recuperação de senha SIGEPE/SOUGOV

Para recuperar o acesso à plataforma SouGov.br, siga os passos abaixo:

  1. Clique no seguinte link: gov.br/sougov. Alternativamente, abra seu aplicativo SouGov.br no celular.
  2. Escolha a opção “Entrar com gov.br”; e insira seu CPF.
  3. Na página seguinte, ao invés de preencher com sua senha, clique em “Esqueci minha senha”.
  4. O sistema direcionará para uma página de recuperação de senha por meio de reconhecimento facial em seu celular. Caso isso não seja possível, o sistema permitirá que avance para outras opções na sequência definida:
    • uso de aplicativo de banco;
    • envio de código para o e-mail cadastrado;
    • envio de código para o celular cadastrado.
  5. Ao seguir as instruções do passo anterior, o usuário poderá cadastrar nova senha para restabelecer o acesso ao SouGov.br.
  6. Caso o requerente não possua um celular adequado para reconhecimento facial, um aplicativo de conta bancária ou não possua acesso ao e-mail e telefone informados, restará como último passo o preenchimento de um formulário de atendimento que deverá conter os dados do usuário e foto com documento de identificação a fim de cadastrar novo e-mail para uso da plataforma SouGov.br. Dentro de alguns dias, será enviado e-mail por parte da equipe gestora do Gov.br contendo instruções para criação de nova senha.

Caso haja dúvidas ou dificuldades em algum procedimento alistado aqui, acesse o campo de “Ajuda”, disponível no link gov.br/sougov, ou consulte a seção de perguntas frequentes através do link:

https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/sougov.br.


Desbloqueio SIGAC/SIGEPE

Utilizado para cadastrar e atualizar e-mail bem como solicitar desbloqueio de acesso ao sistema SIGEPE/SIGAC para servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Observação: Por se tratar de um sistema que consolida as informações financeiras do usuário, inclusive possibilita impactos tais como, solicitação de férias, contratação de consignados, solicitação de auxílio transporte, o processo de desbloqueio de senha deverá ser motivado, a partir do preenchimento do formulário e a assinatura (preferencialmente eletrônica) do interessado.

Fluxo da Solicitação


Alteração de E-mail SOUGOV

Utilizado para cadastrar e atualizar e-mail no sistema SOUGOV para servidores ativos e pensionistas.

Fluxo da Solicitação


Primeiro acesso aos sistemas do SIGA, SIGEPE, SEI, e-mail institucional e SOUGOV

  • SIGA: Para o 1º acesso ao referido sistema, informar como “login” o nº do CPF e como “senha” a data de nascimento (06 dígitos).
  • SIGEPE: Para o 1º acesso, clique em “PRECISO DE AJUDA” e depois clique em “PRIMEIRO ACESSO”, coloque os dados solicitados para cadastrar seu usuário e senha.
  • SEI: A inclusão do servidor no sistema poderá ser solicitada pela Unidade responsável ou pelo próprio servidor, através do e-mail sei@ufjf.edu.br, devendo ser informado o nome completo do servidor, sua matrícula SIAPE e sua Unidade de lotação.
  • E-mail Institucional: o servidor deverá acessar o SIGA3 (logo azul), clicar no link “E-mail Institucional” e, depois, clicar no link “Criar Conta”.
  • SOUGOV: Instruções quanto ao uso do aplicativo disponíveis no próprio site do Governo Federal.

ATENÇÃO! Na UFJF é utilizado o sistema SEI, portanto é recomendável que todos os servidores façam o curso SEI!Usar, disponibilizado pelo governo federal no site: www.escolavirtual.gov.br.


Declaração para fins de controle de acumulação de cargos, empregos, funções, proventos, pensões e outros vínculos

Utilizado para situações em que o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função pública, emprego em iniciativa privada, pratica comércio ou gerência, ou ainda, quando o servidor recebe proventos de aposentadoria simultaneamente com a remuneração de cargo, emprego ou função pública na Administração Pública direta ou indireta.

Fluxo da Solicitação

  • O servidor realiza a abertura do processo (GERAL 03: Declarações) no SEI, preenche o  formulário (GERAL 03.3: GERAL 03.3: Declaração de Acumulação) e assina documento;
  • Inserir como documento externo os comprovantes exigidos para cada situação prevista no formulário e que se enquadre em sua situação (se houver).
  • Enviar o processo para a mesa “PROGEPE-CAP“.