Fechar menu lateral

Dados Cadastrais

SUMÁRIO

  1. Atualizar/Alterar dados cadastrais no SIGA
  2. Cadastro de Dependentes
  3. Desbloqueio SIGAC/SIGEPE


Atualizar/Alterar dados cadastrais no SIGA

As atualizações e/ou alterações de dados cadastrais no SIGA deverão ser solicitados exclusivamente por e-mail (cgp.gv@ufjf.br) e deverão ser encaminhadas as cópias dos comprovantes que motivaram a atualização/alteração. (Exemplo: mudança de endereço, encaminhar o comprovante com o endereço atual).


Cadastro de Dependentes

Utilizado para cadastro de dependentes para fins de Imposto de Renda, Plano de Assistência à Saúde e Acompanhamento de Pessoa da Família, conforme especificações do servidor. O cadastro de dependentes para imposto de renda é utilizado para fins de abatimento no imposto de renda retido na fonte. Incluem-se entre os dependentes cônjuge/companheiro(a), filhos e enteados até 21 anos (ou até 24 anos, se estudante universitário ou de Curso técnico de 2º grau), pai e mãe comprovada a dependência econômica e outros tipos de dependência conforme a regra da Receita Federal.

Observação: O cadastro de dependentes para fins de assistência-pré-escolar é realizado conforme especificações do formulário RH-051.

Fluxo da Solicitação

No SouGOV:

  • O servidor interessado em cadastrar dependentes deverá acessar o SouGOV;
    • Na primeira página, acionar o comando “+ Cadastrar Novo Dependente”
    • Na segunda página, inserir os dados solicitados (CPF, Nome do Dependente, Data de Nascimento, Sexo, Nome da Mãe, Nacionalidade, Parentesco) e acione o comando “Avançar”;
    • Na terceira página, selecione os benefícios que o dependente está relacionado (Dedução do IRPF, Assistência Médico/Hospitalar, Salário Família, Acompanhamento de Pessoa da Família, Assistência Médica Complementar no Exterior) e acione o comando “Avançar”;
    • Na quarta página, insira os documentos que comprovem o vínculo;
    • Na quinta página, o servidor deverá confirmar a requisição acionando o comando “Solicitar”.

Desbloqueio SIGAC/SIGEPE

Utilizado para cadastrar e atualizar e-mail bem como solicitar desbloqueio de acesso ao sistema SIGEPE/SIGAC para servidores ativos, aposentados e pensionistas.

Observação: Por se tratar de um sistema que consolida as informações financeiras do usuário, inclusive possibilita impactos tais como, solicitação de férias, contratação de consignados, solicitação de auxílio transporte, o processo de desbloqueio de senha deverá ser motivado, a partir do preenchimento do formulário e a assinatura (preferencialmente eletrônica) do interessado.

Fluxo da Solicitação