Consulte as questões abaixo e veja se uma delas atende a sua dúvida
Caso ainda precise de atendimento, clique na janela localizada ao canto inferior direito da página para atendimento on-line ou envie um e-mail para atendimento.cdc@ufjf.br
Para frequentar as bibliotecas e consultar os seus acervos precisa de algum documento?
Não sou aluno da UFJF, posso utilizar as bibliotecas?
Qual horário de funcionamento das bibliotecas?
Quais tipos de materiais e assuntos eu encontro nas bibliotecas da UFJF?
Como faço para pegar materiais emprestados?
Quantos materiais eu posso pegar emprestado e quanto tempo fico com eles?
Como funciona o empréstimo consulta e de fim de semana?
Se eu não devolver o material no dia determinado, o que acontece?
Caso eu perca o material ou seja assaltado e levem o material junto com meus pertences, como proceder?
Quais serviços a biblioteca oferece?
O que é a Normalização?
O que é a ficha catalográfica?
Posso acessar as bases de dados da minha residência?
Posso fazer downloads de documentos disponibilizados pelas fontes de informação?
Tenho alguns livros para doar como procedo?
Como solicitar o Nada Consta e para que ele serve?
Preciso de um computador, como consigo um emprestado?
Como faço para obter cópia de parte do livro que não sai da Biblioteca?
Preciso de internet, a Biblioteca disponibiliza wi-fi?
Preciso ficar mais tempo com o livro. O que devo fazer?
Para frequentar as bibliotecas e consultar os seus acervos precisa de algum documento?
R: O acesso e consulta são livres a qualquer pessoa, porém empréstimo domiciliar só é permitido a quem tem vínculo efetivo com a UFJF. As bibliotecas da Faculdade de Serviço Social e Administração e Ciências Contábeis possuem acervos restritos não sendo autorizada a circulação dos usuários. A comunidade externa pode usar o acervo para consulta local. Para guardar bolsas ou pastas nos escaninhos é necessário fazer um cadastro apresentando RG (documento com foto) e comprovante de residência de JF.
Não sou aluno da UFJF, posso utilizar as bibliotecas?
A comunidade externa pode usar o acervo para consulta local. Para guardar bolsas ou pastas nos escaninhos é necessário fazer um cadastro apresentando RG (documento com foto) e comprovante de residência de JF.
Qual horário de funcionamento das bibliotecas?
R: As Bibliotecas do CDC possuem horários diferenciados, consulte a página de contatos.
Quais tipos de materiais e assuntos eu encontro nas bibliotecas da UFJF?
R: O acervo da UFJF é bastante diversificado. Temos livros, revistas, dissertações, teses, monografias, publicações avulsas (anais de eventos), CDs, netbooks e tablets. Todas as áreas do conhecimento são contempladas.
Como faço para pegar materiais emprestados?
R: É necessário possuir vínculo institucional (professor, TAE e aluno) e apresentar obrigatoriamente a carteirinha. Entenda a carteirinha de estudante da UFJF. A solicitação deve ser feita por meio do endereço carteirinha.ufjf.br.
O empréstimo domiciliar só é permitido a quem tem vínculo com a UFJF. Porém, a comunidade externa pode usar o acervo para consulta no local.
Quantos materiais eu posso pegar emprestado e quanto tempo fico com eles?
R: A quantidade de materiais e o tempo de empréstimo varia conforme o perfil do usuário:
- Professores: até 6 materiais por 30 dias corridos
- Alunos, residentes e TAES: até 6 materiais por 14 dias corridos
- Professor substituto e aluno de disciplina isolada: somente consulta ao acervo e empréstimo consulta.
Como funciona o empréstimo consulta e de fim de semana?
R: Estes empréstimos são de materiais de consulta, ou seja, em situações normais devem ficar nas bibliotecas. O empréstimo é para que o usuário fique com o material nas dependências da biblioteca durante um dia. Aos fins de semana pode ser emprestado a partir das 16h (do último dia útil) e devolvido no próximo dia útil até às 10h da manhã.
Se eu não devolver o material no dia determinado, o que acontece?
R: A devolução atrasada gera multa por dia corrido e por exemplar. São previstos no calendário do sistema de gerenciamento das bibliotecas os abonos para greves, paralisações e demais datas em que por parte da instituição não seria possível a devolução dos materiais emprestados.
As multas estão sendo pagas exclusivamente por GRU ser emitidas em “Meu Pergamum” (SIGA3). Após o pagamento da GRU ela deve ser enviada junto com o comprovante de pagamento para o e-mail: multas.cdc@ufjf.br.
Caso eu perca o material ou seja assaltado e levem o material junto com meus pertences, como proceder?
R: Comunique imediatamente a biblioteca presencialmente ou por e-mail (atendimento.cdc@ufjf.br) e peça orientações para a reposição.
Quais serviços a biblioteca oferece?
R: Orientação à pesquisa local, empréstimo do acervo, treinamentos de turmas e grupos de pesquisa no Portal de Periódicos Capes e outras bases científicas, orientação à Normalização de trabalhos acadêmicos e Elaboração de Ficha Catalográfica.
O que é a Normalização?
R: Os trabalhos acadêmicos de fim de curso (trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses) devem seguir a formatação determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A biblioteca oferece esse serviço para auxiliar a comunidade acadêmica a normalizar seus trabalhos. A orientação deve ser agendada com o bibliotecário responsável pelo instituto ou faculdade do curso. Identifique o contato da biblioteca do seu curso.
Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone (32) 2102-3751 ou e-mail atendimento.cdc@ufjf.br.
O que é a ficha catalográfica?
R: A ficha catalográfica é uma formalidade que deve constar nos trabalhos acadêmicos, conforme orienta a ABNT. Para gerar a ficha acesse: https://www2.ufjf.br/biblioteca/ficha-catalografica/
Posso acessar as bases de dados da minha residência?
R. Sim, por meio do SIGA é possível acessar as bases em qualquer lugar fora da UFJF.
Assista ao vídeo para acesso ao Portal de Periódicos da Capes via CAFE e para acesso aos e-books.
Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone (32) 2102-3751 ou e-mail atendimento.cdc@ufjf.br.
Posso fazer downloads de documentos disponibilizados pelas fontes de informação?
R. Algumas bases permitem download de todo o documento e outras de parte dele. Veja as informações de cada base especifica em Acervo digital.
Tenho alguns livros para doar como procedo?
Baixe o formulário para doação de livros (formato .odt, tamanho 20 KB), liste os livros e encaminhe o formulário preenchido para o e-mail atendimento.cdc@ufjf.br. Após análise dos títulos você receberá uma resposta informando se há interesse ou não por parte da biblioteca pela possível doação.
No momento, as doações estão suspensas.
Como solicitar o Nada Consta e para que ele serve?
O Nada Consta é um documento necessário para qualquer alteração no status do usuário no SIGA. Os casos mais comuns são para colação de grau, trancamento de matrícula e aposentadoria. É possível verificar a sua situação Meu Pergamum acessando pelo ícone Biblioteca no Siga 3 (azul). Caso haja pendências junto às bibliotecas do CDC é preciso regularizar.
Para solicitar o Nada Consta é preciso ir pessoalmente à Biblioteca Central munido de documento oficial com foto, salvo as situações descritas abaixo:
a) pais com documentos pessoais e do filho para comprovar a relação;
b) qualquer pessoa com procuração simples e cópia dos documentos dos envolvidos, a procuração deverá ser arquivada na Gerência de Atendimento;
c) casos de alteração de status de TAES e professores o processo é tramitado via SEI.
Como faço para obter cópia de parte do livro que não sai da Biblioteca?
As Bibliotecas são equipadas com scanner planetário. Você pode scannear parte do material e salvar em pendrive ou enviar por e-mail mas é necessário observar a lei de direitos autorais para não cometer crime.
Preciso de internet, a Biblioteca disponibiliza wi-fi?
Você pode utilizar o wi-fi da UFJF. Veja como acessar: https://www2.ufjf.br/biblioteca/servicos/#wifi-ufjf
Preciso ficar mais tempo com o livro. O que devo fazer?
Você poderá realizar a renovação online por até 4 vezes seguidas desde que não haja reserva. Renove através do Meu Pergamum (efetuando o login no SIGA3) ou utilize o aplicativo da UFJF.