Fechar menu lateral

Pagamento de multa via GRU

 

Seguindo orientações da PROPLAN, a partir de 06/05/2022 as multas do Campus JF passaram a ser pagas exclusivamente via GRU. O uso da GRU traz aos estudantes o benefício de regularizar a sua situação em quaisquer bibliotecas do campus após quitar a GRU no Banco do Brasil.

É necessário saber o valor exato a ser pago antes de gerar o boleto. ATENÇÃO: O valor só é calculado após a devolução do material

  • COMO PAGAR: 

Acesse o siga 3, e no ícone “biblioteca”;
1. Clique em “Meu pergamum”, em “Empŕestimos” e depois em “Débitos”;
2. Caso existam pendências, clique no ícone para emissão de GRU.
3. Após efetuar o pagamento no Banco do Brasil (presencialmente ou por aplicativo) o usuário deverá enviar o comprovante de pagamento e a GRU para o e-mail: multas.cdc@ufjf.br.

A GRU encaminhada por e-mail deve ser a mesma paga, ou seja, o código de barras deve ser o mesmo tanto na GRU quanto no comprovante de pagamento.

  • PRAZOS:

✔ Caso o usuário deseje a liberação das multas no mesmo momento, dirija-se a uma das bibliotecas do campus JF e solicite ao atendente do balcão, após o envio do comprovante e da GRU via e-mail.

✔ Caso não tenha urgência, o e-mail encaminhado será respondido em até 48h úteis com a indicação da baixa da pendência. O usuário receberá um e-mail automático com o recibo de pagamento após a quitação no sistema de gerenciamento das bibliotecas.

  • DICAS

✔ Ao logar no SIGA, é imprescindível observar, no canto superior direito, se a matrícula em destaque é a que se deseja. Caso não seja, clique em trocar usuário e faça a alteração.

✔ As multas de armário guarda-volumes não ficam disponíveis em Meu Pergamum, sendo necessária a solicitação da GRU pelo e-mail atendimento.cdc@ufjf.br.

✔ Apenas quando as multas somarem R$ 5,00 haverá suspensão de empréstimo.

  • Como salvar a GRU:

✔ No computador, depois de aberta a página da GRU use o comando Ctrl P e selecione Salvar como pdf no campo Destino.

✔ Para acesso pelo smartphone o caminho é o seguinte: na página gerada clique no ícone de Reticências Vertical. No menu seguinte, toque na opção Compartilhar. Na lista de aplicativos que aparece procure pela opção Imprimir. Uma nova janela será aberta. Toque no topo e marque Salvar como PDF, caso esta opção não esteja selecionada.

✔ Também é possível enviar o print ou a foto da GRU.