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Perguntas frequentes

Consulte as questões abaixo e veja se uma delas atende a sua dúvida

Caso ainda precise de atendimento, clique na janela localizada ao canto inferior direito da página para atendimento on-line ou envie um e-mail para atendimento.cdc@ufjf.br

 

Para frequentar as bibliotecas e consultar os seus acervos precisa de algum documento?

Não sou aluno da UFJF, posso utilizar as bibliotecas?

Qual horário de funcionamento das bibliotecas?

Quais tipos de materiais e assuntos eu encontro nas bibliotecas da UFJF?

Como faço para pegar materiais emprestados?

Quantos materiais eu posso pegar emprestado e quanto tempo fico com eles?

Como funciona o empréstimo consulta e de fim de semana?

Se eu não devolver o material no dia determinado, o que acontece?

Caso eu perca o material ou seja assaltado e levem o material junto com meus pertences, como proceder?

Quais serviços a biblioteca oferece?

O que é a Normalização?

O que é a ficha catalográfica?

Posso acessar as bases de dados da minha residência?

Posso fazer downloads de documentos disponibilizados pelas fontes de informação?

Tenho alguns livros para doar como procedo?

Como solicitar o Nada Consta e para que ele serve?

Preciso de um computador, como consigo um emprestado?

Como faço para obter cópia de parte do livro que não sai da Biblioteca?

Preciso de internet, a Biblioteca disponibiliza wi-fi?

Preciso ficar mais tempo com o livro. O que devo fazer?

 

Para frequentar as bibliotecas e consultar os seus acervos precisa de algum documento?

R: O acesso e consulta são livres a qualquer pessoa, porém empréstimo domiciliar só é permitido a quem tem vínculo efetivo com a UFJF.  As bibliotecas da Faculdade de Serviço Social e Administração e Ciências Contábeis possuem acervos restritos não sendo autorizada a circulação dos usuários. A comunidade externa pode usar o acervo para consulta local. Para guardar bolsas ou pastas nos escaninhos é necessário fazer um cadastro apresentando RG (documento com foto) e comprovante de residência de JF.

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Não sou aluno da UFJF, posso utilizar as bibliotecas?

A comunidade externa, residentes em Juiz de Fora, pode usar o acervo para consulta local e os espaços para estudo. Para guardar bolsas ou pastas nos escaninhos é necessário fazer um cadastro apresentando RG (documento com foto) e comprovante de residência de JF. A comunidade visitante deverá ser acolhida pelo bibliotecário responsável que oferecerá escaninhos específicos para uso dos espaços. Quaisquer outros casos serão cordialmente acolhidos pela equipe respeitando as normas de funcionamento.

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Qual horário de funcionamento das bibliotecas?

R: As Bibliotecas do CDC possuem horários diferenciados, consulte a página de contatos.

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Quais tipos de materiais e assuntos eu encontro nas bibliotecas da UFJF?

R: O acervo da UFJF é bastante diversificado. Temos livros, revistas, dissertações, teses, monografias, publicações avulsas (anais de eventos), CDs, netbooks e tablets. Todas as áreas do conhecimento são contempladas.

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Como faço para pegar materiais emprestados?

R: É necessário possuir vínculo institucional (professor, TAE e aluno) e apresentar obrigatoriamente a carteirinha. Entenda a carteirinha de estudante da UFJF. A solicitação deve ser feita por meio do endereço carteirinha.ufjf.br. 

O empréstimo domiciliar só é permitido a quem tem vínculo com a UFJF. Porém, a comunidade externa pode usar o acervo para consulta no local.

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Quantos materiais eu posso pegar emprestado e quanto tempo fico com eles?

R: A quantidade de materiais e o tempo de empréstimo varia conforme o perfil do usuário:

  • Professores: até 6 materiais por 30 dias corridos
  • Alunos, residentes e TAES: até 6 materiais por 14 dias corridos
  • Professor substituto e aluno de disciplina isolada: somente consulta ao acervo e empréstimo consulta.

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Como funciona o empréstimo consulta e de fim de semana?

R: Estes empréstimos são de materiais de consulta, ou seja, em situações normais devem ficar nas bibliotecas. O empréstimo é para que o usuário fique com o material nas dependências da biblioteca durante um dia. Aos fins de semana pode ser emprestado a partir das 16h (do último dia útil) e devolvido no próximo dia útil até às 10h da manhã.

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Se eu não devolver o material no dia determinado, o que acontece?

R: A devolução atrasada gera multa por dia corrido e por exemplar. São previstos no calendário do sistema de gerenciamento das bibliotecas os abonos para greves, paralisações e demais datas em que por parte da instituição não seria possível a devolução dos materiais emprestados.

As multas estão sendo pagas exclusivamente por GRU ser emitidas em “Meu Pergamum” (SIGA3). Após o pagamento da GRU ela deve ser enviada junto com o comprovante de pagamento para o e-mail: multas.cdc@ufjf.br.

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Caso eu perca o material ou seja assaltado e levem o material junto com meus pertences, como proceder?

R: Comunique imediatamente a biblioteca em que efetuou o empréstimo presencialmente ou por e-mail  e peça orientações para a reposição.

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Quais serviços a biblioteca oferece?

R: Orientação à pesquisa local, empréstimo do acervo, treinamentos de turmas e grupos de pesquisa no Portal de Periódicos Capes e outras bases científicas, orientação à Normalização de trabalhos acadêmicos e Elaboração de Ficha Catalográfica.

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O que é a Normalização?

R: Os trabalhos acadêmicos de fim de curso (trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses) devem seguir a formatação determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A biblioteca oferece esse serviço para auxiliar a comunidade acadêmica a normalizar seus trabalhos. A orientação deve ser agendada com o bibliotecário responsável pelo instituto ou faculdade do curso. Identifique o contato da biblioteca do seu curso.

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 O que é a ficha catalográfica?

R: A ficha catalográfica é uma formalidade que deve constar nos trabalhos acadêmicos, conforme orienta a ABNT. Para gerar a ficha acesse: https://www2.ufjf.br/biblioteca/ficha-catalografica/

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Posso acessar as bases de dados da minha residência?

R. Sim, por meio do SIGA é possível acessar as bases em qualquer lugar fora da UFJF.

Assista ao vídeo para acesso ao Portal de Periódicos da Capes via CAFE e para acesso aos e-books.

 

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Posso fazer downloads de documentos disponibilizados pelas fontes de informação? 

R. Algumas bases permitem download de todo o documento e outras de parte dele. Veja as informações de cada base especifica em Acervo digital.

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Tenho alguns livros para doar como procedo?

As bibliotecas da UFJF recebem doações de materiais em bom estado de conservação, que não estejam rasgados, mofados, rabiscados, com mofo, contaminados por insetos, etc. Todo material oferecido às bibliotecas será previamente analisado pelo bibliotecário da unidade responsável, antes de ser incorporado ao acervo.

Para efetuar doação, o formulário (inicial) a seguir deverá ser preenchido e enviado por e-mail para a Biblioteca que receberá o material.

https://www2.ufjf.br/biblioteca/wp-content/uploads/sites/56/2022/09/Formulário-inicial-para-doação.odt

Após o aceite da biblioteca, o formulário (final) a seguir deverá ser preenchido: 

https://www2.ufjf.br/biblioteca/wp-content/uploads/sites/56/2022/09/Termo-de-Doação-Final.doc

 

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Como solicitar o Nada Consta e para que ele serve?

O Nada Consta é um documento necessário para qualquer alteração no status do usuário no SIGA. Os casos mais comuns são para colação de grau, trancamento de matrícula e aposentadoria. É possível verificar a sua situação Meu Pergamum acessando pelo ícone Biblioteca no Siga 3 (azul).  Caso haja pendências junto às bibliotecas do CDC é preciso regularizar.
Para solicitar o Nada Consta é preciso ir pessoalmente à Biblioteca Central munido de documento oficial com foto, salvo as situações descritas abaixo:

a) pais com documentos pessoais e do filho para comprovar a relação;
b) qualquer pessoa com procuração simples e cópia dos documentos dos envolvidos, a procuração deverá ser arquivada na Gerência de Atendimento;
c) casos de alteração de status de TAES e professores o processo é tramitado via SEI.

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Como faço para obter cópia de parte do livro que não sai da Biblioteca?

As Bibliotecas são equipadas com scanner planetário. Você pode scannear parte do material e salvar em pendrive ou enviar por e-mail mas é necessário observar a lei de direitos autorais para não cometer crime.

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Preciso de internet, a Biblioteca disponibiliza wi-fi?

Você pode utilizar o wi-fi da UFJF. Veja como acessar: https://www2.ufjf.br/biblioteca/servicos/#wifi-ufjf

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Preciso ficar mais tempo com o livro. O que devo fazer?

Você poderá realizar a renovação online por até 4 vezes seguidas desde que não haja reserva. Renove através do Meu Pergamum (efetuando o login no SIGA3) ou utilize o aplicativo da UFJF.