R: O acesso e consulta são livres a qualquer pessoa, porém empréstimo domiciliar só é permitido a quem tem vínculo efetivo com a UFJF. As bibliotecas da Faculdade de Serviço Social e Administração e Ciências Contábeis possuem acervos restritos não sendo autorizada a circulação dos usuários. A comunidade externa pode usar o acervo para consulta local. Para guardar bolsas ou pastas nos escaninhos é necessário fazer um cadastro apresentando RG (documento com foto) e comprovante de residência de JF.
A comunidade externa, residentes em Juiz de Fora, pode usar o acervo para consulta local e os espaços para estudo. Para guardar bolsas ou pastas nos escaninhos é necessário fazer um cadastro apresentando RG (documento com foto) e comprovante de residência de JF. A comunidade visitante deverá ser acolhida pelo bibliotecário responsável que oferecerá escaninhos específicos para uso dos espaços. Quaisquer outros casos serão cordialmente acolhidos pela equipe respeitando as normas de funcionamento.
R: As Bibliotecas do CDC possuem horários diferenciados, consulte a página de contatos.
R: O acervo da UFJF é bastante diversificado. Temos livros, revistas, dissertações, teses, monografias, publicações avulsas (anais de eventos), CDs, netbooks e tablets. Todas as áreas do conhecimento são contempladas.
R: É necessário possuir vínculo institucional (professor, TAE e aluno) e apresentar obrigatoriamente a carteirinha. Entenda a carteirinha de estudante da UFJF. A solicitação deve ser feita por meio do endereço carteirinha.ufjf.br.
O empréstimo domiciliar só é permitido a quem tem vínculo com a UFJF. Porém, a comunidade externa pode usar o acervo para consulta no local.
R: A quantidade de materiais e o tempo de empréstimo varia conforme o perfil do usuário:
R: Estes empréstimos são de materiais de consulta, ou seja, em situações normais devem ficar nas bibliotecas. O empréstimo é para que o usuário fique com o material nas dependências da biblioteca durante um dia. Aos fins de semana pode ser emprestado a partir das 16h (do último dia útil) e devolvido no próximo dia útil até às 10h da manhã.
R: A devolução atrasada gera multa por dia corrido e por exemplar. São previstos no calendário do sistema de gerenciamento das bibliotecas os abonos para greves, paralisações e demais datas em que por parte da instituição não seria possível a devolução dos materiais emprestados.
As multas estão sendo pagas exclusivamente por GRU ser emitidas em “Meu Pergamum” (SIGA3). Após o pagamento da GRU ela deve ser enviada junto com o comprovante de pagamento para o e-mail: multas.cdc@ufjf.br.
R: Comunique imediatamente a biblioteca em que efetuou o empréstimo presencialmente ou por e-mail e peça orientações para a reposição.
R: Orientação à pesquisa local, empréstimo do acervo, treinamentos de turmas e grupos de pesquisa no Portal de Periódicos Capes e outras bases científicas, orientação à Normalização de trabalhos acadêmicos e Elaboração de Ficha Catalográfica.
R: Os trabalhos acadêmicos de fim de curso (trabalho de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses) devem seguir a formatação determinada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A biblioteca oferece esse serviço para auxiliar a comunidade acadêmica a normalizar seus trabalhos. A orientação deve ser agendada com o bibliotecário responsável pelo instituto ou faculdade do curso. Identifique o contato da biblioteca do seu curso.
R: A ficha catalográfica é uma formalidade que deve constar nos trabalhos acadêmicos, conforme orienta a ABNT. Para gerar a ficha acesse: https://www2.ufjf.br/biblioteca/ficha-catalografica/
R. Sim, por meio do SIGA é possível acessar as bases em qualquer lugar fora da UFJF.
Assista ao vídeo para acesso ao Portal de Periódicos da Capes via CAFE e para acesso aos e-books.
R. Algumas bases permitem download de todo o documento e outras de parte dele. Veja as informações de cada base especifica em Acervo digital.
As bibliotecas da UFJF recebem doações de materiais em bom estado de conservação, que não estejam rasgados, mofados, rabiscados, com mofo, contaminados por insetos, etc. Todo material oferecido às bibliotecas será previamente analisado pelo bibliotecário da unidade responsável, antes de ser incorporado ao acervo.
Para efetuar doação, o formulário (inicial) a seguir deverá ser preenchido e enviado por e-mail para a Biblioteca que receberá o material.
Após o aceite da biblioteca, o formulário (final) a seguir deverá ser preenchido:
https://www2.ufjf.br/biblioteca/wp-content/uploads/sites/56/2022/09/Termo-de-Doação-Final.doc
O Nada Consta é um documento necessário para qualquer alteração no status do usuário no SIGA. Os casos mais comuns são para colação de grau, trancamento de matrícula e aposentadoria. É possível verificar a sua situação Meu Pergamum acessando pelo ícone Biblioteca no Siga 3 (azul). Caso haja pendências junto às bibliotecas do CDC é preciso regularizar.
Para solicitar o Nada Consta é preciso ir pessoalmente à Biblioteca Central munido de documento oficial com foto, salvo as situações descritas abaixo:
a) pais com documentos pessoais e do filho para comprovar a relação;
b) qualquer pessoa com procuração simples e cópia dos documentos dos envolvidos, a procuração deverá ser arquivada na Gerência de Atendimento;
c) casos de alteração de status de TAES e professores o processo é tramitado via SEI.
As Bibliotecas são equipadas com scanner planetário. Você pode scannear parte do material e salvar em pendrive ou enviar por e-mail mas é necessário observar a lei de direitos autorais para não cometer crime.
Você pode utilizar o wi-fi da UFJF. Veja como acessar: https://www2.ufjf.br/biblioteca/servicos/#wifi-ufjf
Você poderá realizar a renovação online por até 4 vezes seguidas desde que não haja reserva. Renove através do Meu Pergamum (efetuando o login no SIGA3) ou utilize o aplicativo da UFJF.