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— Orientações para o Balcão de Atendimento

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CÓDIGO DE USUÁRIO INEXISTENTE
– Procedimento
EMISSÃO DE NADA CONSTA (encerramento de vínculo institucional)
Formandos
Aposentadoria
– Alteração de status de taes e professores:
– Alunos de intercâmbio:
Solicitação por terceiros
Procedimento
EMPRÉSTIMO
– Empréstimo Domiciliar
– Empréstimo no Recinto
– Empréstimo de fim de semana
– Empréstimo de Férias
– Empréstimo não autorizado devido ao excesso de materiais
– Empréstimo não autorizado devido a pendência
Renovação de empréstimo
Procedimento
MULTAS
– GRU – JF
– GRU – GV
– Usuários sem débitos devido aos livros não entregues
– Usuário sem débitos devido a multas em outra matrícula
– Procedimento consulta
– Procedimento pagamento
USUÁRIOS DA COMUNIDADE
– Cadastro 
– Direito
– Empréstimo
– Procedimento

DEVOLUÇÃO
Material de outra biblioteca
Livro com Reserva
COMUT
OUTROS
Acesso aos e-books (Minha Biblioteca – Biblioteca Virtual Universitária)
Livros não aparecem para renovar
Empréstimo de netbooks e tablets

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CÓDIGO INEXISITENTE (matrícula não aparece)

Nos casos em que a matrícula não aparece ou de “Código do Usuário Inexistente”, é provável que os dados de endereço e contato do usuário não tenham sido totalmente preenchidos no SIGA, o que inviabiliza a importação das informações pelo Pergamum, impedindo a inserção do usuário no sistema das bibliotecas.

– PROCEDIMENTO:

O usuário deve acessar o SIGA (azul) e realizar o preenchimento de todos os dados (endereço, telefones e e-mail) para que este seja incluído, também, no Pergamum. As atualizações do Pergamum acontecem de 4 em 4 horas, sendo necessário esperar a próxima atualização para que a matrícula do mesmo apareça no sistema das bibliotecas. Havendo urgência é possível solicitar a atualização na Biblioteca Central.

As atualizações do Pergamum ocorrem às 2, 6, 10, 14, 18 e 22h.

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DECLARAÇÃO DE NADA CONSTA

– CDARA e GAP/PROGEPE fazem esta solicitação para conferência internamente e, na maioria dos casos, não há a necessidade do usuário se deslocar à biblioteca para a emissão. A Central de Atendimento também emite o Nada Consta  em processos de alunos abertos no setor.

Para formando que regularizar a sua situação na semana da colação de grau precisará ter o Nada Consta em mãos para apresentar ao cerimonial. As pendências junto às bibliotecas não impedem a colação de grau.

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– FORMANDOS:

Só é necessário solicitar o Nada Consta se estiver com pendência após o prazo estipulado pela biblioteca para regularização de pendências. Este prazo é divulgado no site da biblioteca a cada final de semestre.

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– APOSENTADORIA:

No procedimento padrão para abertura de processo de Aposentadoria_Voluntaria, os passos 9, 10 e 11 se referem ao formulário de Nada Consta a ser inserido no processo e disponibilizado no Bloco de Assinatura pelo próprio servidor. Deverá ser incluído o documento Nada Consta no processo, clicar em ‘Incluir Bloco de Assinatura’ (na barra de ferramenta na parte alta da tela), clicar em ‘Novo’, na ‘Descrição’ colocar seu nome, na ‘Unidades para Disponibilização’ colocar ‘CDC’, salvar, selecionar o documento de Nada Consta e clicar em ‘Incluir’.

Feito isso, sair do processo e ir em ‘Bloco de Assinatura’, que fica na barra de ferramenta à esquerda da tela principal do SEI. Lá vai aparecer o Bloco com seu nome e na última coluna ‘Ações’, clique em ‘Disponibilizar Bloco’.”

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– ALTERAÇÃO DE STATUS DE TAES E PROFESSORES:

Casos de alteração de status de TAES e professores (redistribuição para outra instituição, rescisão de contrato, exoneração) o nada consta é solicitado  por e-mail;

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– ALUNOS DE INTERCÂMBIO:

casos de alunos de intercâmbio, o nada consta é solicitado pelo setor: Coordenação de Mobilidade Acadêmica.

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– SOLICITAÇÃO POR TERCEIROS:

Não arquivamos mais documentos nesta etapa.

a) pais com documentos pessoais e do filho para comprovar a relação;

b) qualquer pessoa com procuração simples e cópia dos documentos dos envolvidos

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– PROCEDIMENTO:

1 ) Circulação de materiais –> Atualização de Débitos –> Pagamento

Pesquise pelo nome para que seja possível conferir todas as matrículas caso o usuário tenha mais de uma.

2) Circulação de materiais –> Consulta –> Usuário.

Pesquise pelo nome para que seja possível conferir todas as matrículas caso o usuário tenha mais de uma.

Em Tipo de Pesquisa selecione Pendente e depois em Armário e confira se todas as chaves foram devolvidas.

3) Não havendo pendência em nenhuma matrícula clique em declaração (esta opção estará disponível quando a opção Pendente for selecionada no tipo de Pesquisa.)

4) Para conferir se o nada consta foi emitido entre em Circulação de materiais –> Empréstimo e verifique todas as matrículas procurando pelo nome e verifique se aparece a mensagem de afastamento.

5) Em Usuários / Unidade Organizacional – UO -> Cadastro, selecione a matrícula para a qual o aluno/servidor solicitou o nada consta e em Demais informações coloque a seguinte nota: Nada consta solicitado por (aluno, pai/mãe, com procuração, GAP/PROGEPE, CDARA, etc.)

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USUÁRIOS DA COMUNIDADE

É considerado usuário da comunidade qualquer indivíduo que deseje frequentar os espaços das bibliotecas e não possua vínculo com a instituição.

– CADASTRO

O cadastro para os usuários externos deverá ser realizado nas Bibliotecas do CDC apresentando-se a seguinte documentação: documento oficial com foto e comprovante de residência em Juiz de Fora com até 60 dias. O comprovante poderá estar em nome dos pais ou cônjuge, neste caso, a certidão de casamento deverá ser apresentada.

Fazem parte dessa categoria:

  • ex-aluno
  • Alunos do IFSudeste
  • Moradores de Juiz de Fora sem vínculo com a UFJF
  • Funcionário terceirizado que não tem acesso ao SIGA

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– DIREITOS

– Ter livre acesso ao espaço e ao acervo das bibliotecas

– Uso da salas de estudo e cabines individuais;

– Utilização dos armários;

– Utilização do info-centro;

– Consulta local do acervo;

– Realizar Empréstimo no Recinto – Esse tipo de serviço é um empréstimo diário para os usuários com vínculo institucional com a UFJF e para a comunidade mediante cadastro no sistema.

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– EMPRÉSTIMO

Apresentar necessariamente documento oficial com foto para efetuar empréstimos de materiais.

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– PROCEDIMENTO:

1 ) Solicitar o documento oficial com foto e comprovante;

2 ) No Pergamum: Usuários / Unidade Organizacional –> Cadastro;

3 ) Inserir o número do RG (sem MG) no campo Código da Pessoa, Preencher o nome sem abreviações (acentuando e em conformidade com a língua portuguesa (para diferenciar dos cadastros migrado do SIGA) e clicar em Inserir;

4 ) Preencher todos os dados

5 ) Categoria de Usuário: 35 Comunidade JF e Tipo de empréstimo:  3 – Consulta; clicar em Alterar antes de abrir outra aba para não perder o que foi digitado;

6 ) Na aba Senha solicitar a criação de uma senha ao usuário e clicar em Alterar;

7 ) Na aba validade, colocar 31 de dezembro do ano corrente e clicar em Alterar.

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EMPRÉSTIMO

– Empréstimo Domiciliar

O Empréstimo Domiciliar é destinado, exclusivamente, aos usuários da comunidade universitária: alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, pós-graduação, os alunos do Colégio de Aplicação João XXIII, residentes, professores efetivos e TAE’s ativos da UFJF.

Categorias que podem fazer empréstimo domiciliar:

Aluno – graduação

Aluno- pós lato-sensu

Aluno – pós stricto-sensu

Aluno – mobilidade acadêmica

Aluno – convênio internacional

Aluno – EAD

Aluno – fundamental 1 – 1º a 5º ano

Aluno – fundamental 1 – 6º a 9º ano

Aluno – ensino médio

Professor efetivo

Funcionário TAE

Funcionário bibliotecário

Residente

Alunos de disciplina isolada não terão direito ao empréstimo domiciliar, uma vez que a matrícula em disciplinas isoladas não cria vínculo institucional que assegura o direito à obtenção de diploma de Graduação ou Pós-Graduação mediante apresentação de Nada Consta.

Professores substitutos, visitantes, temporário, funcionários terceirizados não terão direito ao empréstimo domiciliar, uma vez que o contrato não assegura a solicitação do Nada Consta ao final do período.

Não é permitido o empréstimo domiciliar de mais de um exemplar do mesmo livro.

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– Empréstimo no Recinto

Esse tipo de serviço é facultado, diariamente, para os usuários com vínculo institucional com a UFJF (SIAPE ou matrícula) e para a comunidade mediante cadastro no sistema.

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– Empréstimo de fim de semana (especial)

As obras da Coleção Consulta poderão ser emprestadas na sexta-feira a partir das 16 horas, devendo ser devolvidas, impreterivelmente, no próximo dia útil, até às 10h. Em caso de feriados ou paralisações que inviabilizem o funcionamento da biblioteca à sexta-feira, esta regra será antecipada para o último dia útil da semana em questão.

As obras de referência não poderão ser emprestadas, devendo ser consultadas somente no local.

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– Empréstimo de Férias

Nesta modalidade de empréstimo o prazo de devolução é estendido e os usuários podem ficar com os livros da coleção circulante durante o período de férias acadêmicas. As datas de início e término do empréstimo de férias são divulgados na página da biblioteca.

A biblioteca se reserva no direito de não habilitar o empréstimo de férias sempre que houver necessidade de trabalhos internos no acervo.

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– Empréstimo não autorizado devido ao excesso de materiais

A quantidade de materiais e o tempo de empréstimo varia conforme o perfil do usuário:

– Professores: até 6 materiais por 30 dias corridos

– Alunos, residentes e TAES: até 6 materiais por 14 dias corridos

– Professor substituto e aluno de disciplina isolada: somente consulta ao acervo e empréstimo consulta.

Caso o usuário exceda o limite de empréstimos a que tem direito será exibida a mensagem ”Número de empréstimo excedeu o permitido por USUÁRIO! Permitido somente por empréstimo especial! Deseja continuar?”. Clicando em “Cancelar” o sistema não irá efetuar o empréstimo. Assim, para efetuar um novo empréstimo o usuário deverá devolver algum dos exemplares em sua posse.

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– Empréstimo não autorizado devido à pendência

Caso o usuário esteja com multa superior a R$5,00 aparecerá a mensagem “Empréstimo cancelado: usuário está em débito com a unidade de informação!” e o sistema não permitirá o empréstimo.

Caso o usuário possua livros com atraso na devolução o sistema não efetuará o empréstimo e será exibida a janela afastamento onde irá constar os livros em atraso.

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– Procedimento

1 ) Solicitar a carteirinha, Circulação de materiais –> Empréstimo;

2 ) Insira em Código da Pessoa o número de matrícula ou faça a leitura do código de barras. É comum que o código de barras apresente falhas e por esta razão é imprescindível a conferência;

3 ) Após o Pergamum identificar o usuário, coloque o cursor em Ler Exemplar e faça a leitura do(s) código(s) de barra do(s) livro(s);

4 ) Confira se a quantidade de livros lidos é a mesma de livros em suas mãos;

5 ) Clique em Emprestar, solicite a senha do Siga, imprima o comprovante e desmagnetize o(s) livro(s).

6 ) Entregue ao usuário comprovante e material emprestado.

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DEVOLUÇÃO

Material de outra biblioteca

Os livros devem ser devolvidos na mesma biblioteca em que o empréstimo foi efetuado. Assim, caso o aluno tente devolver algum exemplar em uma biblioteca qualquer o sistema exibirá a mensagem “Exemplar não pertence à unidade de informação” e a devolução não será efetuada. O usuário, então, deverá devolver o livro em sua biblioteca de origem.

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Livro com Reserva

Ao efetuar a devolução de um exemplar poderá aparecer a mensagem “Este exemplar possui uma reserva”, indicando que aquele exemplar deve ser reservado para outro usuário (confirmar essa mensagem). Após a efetivação da devolução, deve-se destacar, no comprovante, a parte referente aos dados da reserva, onde aparecem o nome do usuário que requisitou a mesma, bem como o título do livro reservado. Esse comprovante deve ser guardado com o livro local definido para as reservas.

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MULTAS

Na totalização das multas serão considerados todos os dias em atraso, incluindo sábados, domingos, recessos previstos no calendário e feriados. Somente serão abonadas multas em caso de atestado médico e boletim de ocorrência. Nos períodos de paralisação e greve os dias são desconsiderados automaticamente pelo sistema.

As multas só ficam disponíveis em “Pagamento” após a devolução dos materiais. Faça a conferência e informe ao usuário que é necessário que os exemplares sejam devolvidos para que os débitos parem de sofrer os ajustes por tempo de atraso e para que as multas sejam quitadas.

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GRU – JF

Acessar Meu Pergamum (Siga 3) clicar em Empréstimo e depois em Débitos. Na tela aparacerão as pendências, caso existam, e um ícone para emissão da GRU. É imprescindível, ao logar no Siga, observar no canto superior direito se a matrícula em destaque é a que se deseja, caso não seja, clique em trocar usuário e faça a alteração. Após efetuar o pagamento, o usuário deverá enviar o comprovante de pagamento e GRU para o e-mail: multas.cdc@ufjf.br. Caso deseje a liberação no mesmo momento, se dirija a uma das bibliotecas e solicite ao atendente, após o envio do comprovante e GRU. Caso não tenha urgência, em até 48 horas o usuário receberá o recibo de quitação gerado automaticamente pelo sistema no e-mail cadastrado.

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GRU – GV

As orientações para pagamento de multa no Campus GV estão no link https://www2.ufjf.br/bibliotecagv/pagamento-de-multa/ .

Para o preenchimento da GRU acesse: http://www.gv.ufjf.br/gru/ .

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– Usuários sem débitos devido aos livros não entregues

O sistema poderá exibir a mensagem “Usuário não possui débitos” quando o usuário possui materiais em atraso, mas ainda não os devolveu. Para verificar essa situação clique na opção “Empréstimo” e pesquise pela matrícula em questão.

Aparecendo uma janela com o título “Afastamento” verifique o “Motivo” do mesmo. As mensagens “Não foi devolvida a chave…” e “Atraso no exemplar…” sinalizam que o usuário possui itens em atraso ainda não devolvidos. Fechando a janela “Afastamento”, pode-se usar a barra de rolagem horizontal para verificar o valor parcial de todos os débitos e a parcial dos débitos por exemplar.

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– Usuário sem débitos devido a multas em outra matrícula

O sistema exibirá a mensagem “Usuário não possui débitos!” quando não existir nenhuma multa registrada na matrícula pesquisada. No entanto os débitos podem estar registrados em uma outra matrícula do usuário em questão.

Nesses casos é importante observar se a matrícula selecionada corresponde à matrícula em que a multa está registrada. Usuários com mais de uma matrícula podem ter multas registradas em alguma dessas outras matrículas, então é interessante verificar todas as matrículas até que a multa seja identificada.

Pesquise pelo nome do usuário para encontrar todas as matrículas do mesmo.

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– Procedimento consulta

1 ) Circulação de Materiais –> Atualização de Débitos –> Pagamento;

2 ) Inserir o código da matrícula ou faça a busca pelo nome clicando no ícone verde. A consulta pelo nome é importante para usuários que possuem mais de um vínculo;

3 ) Após identificar a matrícula será apresentado, se houve, os débitos.

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– Procedimento pagamento

1 ) Após receber o e-mail com a GRU e o comprovante de pagamento, faça o procedimento de consulta;

2 ) Confira o código de barras da GRU com  o do comprovante e o valor;

3 ) Selecione a(s) multa(s) a serem pagas e clique em Pagamento;

4 ) Em caso de quitação com usuário na biblioteca imprima o comprovante e entregue. Se for multa enviada pelo e-mail sem usuário presencial não há necessidade de imprimir, apenas arquive o e-mail na sua pasta

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COMUT – SUSPENSO

O serviço de comutação bibliográfica possibilita o fornecimento de cópias de artigos publicados em periódicos técnico-científicos, capítulos de livros, teses, dissertações e anais de congressos existentes em outras bibliotecas de todo o país ou do exterior.

O serviço pode ser solicitado através do Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT), coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O usuário poderá solicitar esse serviço por intermédio das bibliotecas habilitadas para tal, bem como por meio do site do IBICT.

No CDC as bibliotecas cadastradas são:

  1. Biblioteca Central, cadastrada junto ao IBICT na categoria de biblioteca solicitante;

  2. Biblioteca do Campus Avançado de Governador Valadares, cadastrada junto ao IBICT na categoria de biblioteca solicitante.

Para efetivar esse serviço são cobradas taxas estabelecidas pela instituição supracitada, devendo o pagamento ser efetuado após recebimento do orçamento fornecido pela biblioteca.

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ACESSO AOS E-BOOKS: Minha Biblioteca – Biblioteca Virtual Universitária (Pearson)

Para acessar os e-books e necessário acessar o SIGA 3 –> Biblioteca –> Consulta ao acervo. O nome deve aparecer no canto superior direito. Assim, você poderá fazer a pesquisa das obras e obterá acesso aos e-books disponíveis no catálogo. Estes se encontrarão com um ícone de “cadeado” à esquerda do nome da obra. Basta clicar no ícone para abrir o e-book.

Outra opção é SIGA 3 –> Biblioteca –> Minha biblioteca. Os e-books são acessados por meio de um clique na imagem de capa da obra. Use o buscador para encontrar o e-book inserindo na busca o título ou autor procurado.

Qualquer dúvida acesse:

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Renovação de empréstimo

É necessário efetuar o login no Siga3 –> Biblioteca –> Meu Pergamum. Você será redirecionado(a) e na nova tela aparecerão os itens que estão emprestados em sua matrícula com a opção de renovação. É importante lembrar que a renovação pode ser efetuada a qualquer momento e que após a quarta renovação no sistema a obra deverá ser devolvida. Caso haja reserva para outro usuário o sistema não efetivará a renovação. Observação: O(A) usuário (a) deve estar logado (a) no SIGA com a matrícula em que solicitou os empréstimos.

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Livros não aparecem para renovar

É preciso logar no SIGA3 e no canto direito superior conferir se a matrícula que aparece é a que o usuário (a) efetuou o(s) empréstimo(s) ou não. Se estiver logado (a) com outra matrícula sua que não a que está ativa, é preciso clicar em “trocar usuário” no canto superior direito.

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Empréstimo de netbooks e tablets 

Por hora os empréstimos de netbooks estão suspensos, apenas tablets. O empréstimo e devolução de Netbooks e Tablets têm algumas peculiaridades.

Algumas delas são:

– Empréstimos e devoluções devem ocorrer 1 hora antes do fechamento da biblioteca.

– Estes exemplares não podem ser renovados pelo Pergamum.

– Os tablets só podem ser usados nas dependências da biblioteca.

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Como deslogar o e-mail nos tablets:

  1. Clicar no relógio no canto inferior direito;
  2. Configurações;
  3. Contas e sincronizações;
  4. Localizar a conta a ser deslogada;
  5. Clicar em Remover.

Como deslogar o Wi-fi nos tablets:

  1. Clicar no relógio no canto inferior direito;
  2. Configurações;
  3. Wi-fi;
  4. Localizar a conta a ser deslogada;
  5. Clicar em Esquecer Rede.

Aluno não sabe salvar a GRU em pdf:

No computador, depois de aberta a página da GRU use o comando Ctrl P e selecione Salvar como pdf no campo Destino.

Para acesso pelo smartphone o caminho é o seguinte: na página gerada clique no ícone de Reticências Vertical. No menu seguinte, toque na opção Compartilhar. Na lista de aplicativos que aparece procure pela opção Imprimir. Uma nova janela será aberta. Toque no topo e marque Salvar como PDF, caso esta opção não esteja selecionada.