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Orientações para os serviços do atendimento

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EMISSÃO DE NADA CONSTA (encerramento de vínculo institucional)

Solicitação por terceiros

Procedimento

USUÁRIOS DA COMUNIDADE

Cadastro 

Direitos

EMPRÉSTIMO

Empréstimo Domiciliar

Empréstimo no Recinto

Empréstimo de fim de semana

Empréstimo de Férias

Empréstimo não realizado devido a Código Inexistente (matrícula não aparece)

Empréstimo não autorizado devido ao excesso de materiais

Empréstimo não autorizado devido a pendência

DEVOLUÇÃO

Material de outra biblioteca

Livro com Reserva

PAGAMENTO DE MULTA

GRU – GV

GRU – JF (casos específicos)

Multas

Usuários sem débitos devido aos livros não entregues

Usuário sem débitos devido a multas em outra matrícula

COMUT

OUTROS

Acesso aos e-books (Minha Biblioteca – Biblioteca Virtual Universitária)

Renovação de empréstimo

Livros não aparecem para renovar

Usuário não aparece no Pergamum

Empréstimo de netbooks e tablets

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EMISSÃO DE NADA CONSTA

Atualmente o Nada Consta é emitido e encaminhado internamente aos setores responsáveis pela colação de grau e aposentadoria. Porém, o Nada Consta, poderá ser solicitado a qualquer momento e ser retirado presencialmente na Biblioteca Central com documento oficial com foto do usuário. É emitido na hora, caso não haja nenhuma pendência.

Para formando que regularizar a sua situação na semana da colação de grau precisará ter o Nada Consta em mãos para apresentar ao cerimonial. As pendências junto às bibliotecas não impedem a colação de grau.

Para aposentadoria o Nada Consta é solicitado via SEI durante o processo ou por funcionários da Pró-RH responsáveis pela aposentadoria por invalidez munidos de documento assinado pela coordenação do setor se responsabilizando pelo Nada Consta. Este documento deverá ser arquivado junto à Gerência de Atendimento do CDC.

– SOLICITAÇÃO POR TERCEIROS:

O documento de nada consta poderá ser solicitado por:

– procuração simples e cópias dos documentos de identificação das partes. Estas cópias deverão ser entregues na Biblioteca e ficarão retidas;

– por pai/mãe, após verificar no documento o grau de parentesco com o usuário;

– PROCEDIMENTO:

1 ) Circulação de materiais –> Atualização de Débitos –> Pagamento

Pesquise pelo nome para que seja possível conferir todas as matrículas caso o usuário tenha mais de uma.

2) Circulação de materiais –> Consulta –> Usuário.

Pesquise pelo nome para que seja possível conferir todas as matrículas caso o usuário tenha mais de uma.

Em Tipo de Pesquisa selecione Pendente e depois em Armário e confira se todas as chaves foram devolvidas.

3) Não havendo pendência em nenhuma matrícula clique em declaração (esta opção estará disponível quando a opção Pendente for selecionada no tipo de Pesquisa.)

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USUÁRIOS DA COMUNIDADE

Cadastro

O cadastro para os usuários externos deverá ser realizado nas Bibliotecas do CDC apresentando-se a seguinte documentação: documento oficial com foto e comprovante de residência em Juiz de Fora com até 60 dias. O comprovante poderá estar em nome dos pais ou cônjuge, neste caso, a certidão de casamento deverá ser apresentada.

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Direitos

– Ter livre acesso ao espaço e ao acervo das bibliotecas

– Uso da salas de estudo e cabines individuais;

– Utilização dos armários;

– Utilização do infocentro;

– Consulta local do acervo;

– Realizar Empréstimo no Recinto – Esse tipo de serviço é facultado, diariamente, para os usuários com vínculo institucional com a UFJF e para a comunidade mediante cadastro no sistema.

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Empréstimos

Apresentar necessariamente documento oficial com foto para efetuar empréstimos de materiais.

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EMPRÉSTIMO

Empréstimo Domiciliar

O Empréstimo Domiciliar é destinado, exclusivamente, aos usuários da comunidade universitária: alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, pós-graduação, os alunos do Colégio de Aplicação João XXIII, residentes, professores efetivos e TAE’s ativos da UFJF.

Alunos de disciplina isolada não terão direito ao empréstimo domiciliar, uma vez que a matrícula em disciplinas isoladas não cria vínculo institucional que assegura o direito à obtenção de diploma de Graduação ou Pós-Graduação mediante apresentação de Nada Consta.

Professores substitutos não terão direito ao empréstimo domiciliar, uma vez que o contrato não assegura a solicitação do Nada Consta ao final do período.

Não é permitido o empréstimo domiciliar de mais de um exemplar do mesmo livro.

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Empréstimo no Recinto

Esse tipo de serviço é facultado, diariamente, para os usuários com vínculo institucional com a UFJF (SIAPE ou matrícula) e para a comunidade mediante cadastro no sistema.

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Empréstimo de fim de semana

As obras da Coleção Consulta poderão ser emprestadas na sexta-feira a partir das 16 horas, devendo ser devolvidas, impreterivelmente, no próximo dia útil, até às 10h. Em caso de feriados ou paralisações que inviabilizem o funcionamento da biblioteca à sexta-feira, esta regra será antecipada para o último dia útil da semana em questão.

As obras de referência não poderão ser emprestadas, devendo ser consultadas somente no local.

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Empréstimo de Férias

Nesta modalidade de empréstimo o prazo de devolução é estendido e os usuários podem ficar com os livros da coleção circulante durante o período de férias acadêmicas. As datas de início e término do empréstimo de férias são divulgados na página da biblioteca.

A biblioteca se reserva no direito de não habilitar o empréstimo de férias sempre que houver necessidade de trabalhos internos no acervo.

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Empréstimo não realizado devido a Código Inexistente (matrícula não aparece)

Nos casos em que a matrícula não aparece ou de “Código do Usuário Inexistente”, é provável que os dados de endereço e contato do usuário não tenham sido totalmente preenchidos no SIGA, o que inviabiliza a importação das informações pelo Pergamum, impedindo a inserção do usuário no sistema das bibliotecas.

Sendo assim, o usuário deve acessar o SIGA (laranja) e realizar o preenchimento de todos os dados para que este seja incluído, também, no Pergamum. As atualizações do Pergamum acontecem de 4 em 4 horas, sendo necessário esperar a próxima atualização para que a matrícula do mesmo apareça no sistema das bibliotecas.

As atualizações do Pergamum ocorrem às 10, 14, 18 e 22h.

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Empréstimo não autorizado devido ao excesso de materiais

A quantidade de materiais e o tempo de empréstimo varia conforme o perfil do usuário:

– Professores: até 6 materiais por 30 dias corridos

– Alunos, residentes e TAES: até 6 materiais por 14 dias corridos

– Professor substituto e aluno de disciplina isolada: somente consulta ao acervo e empréstimo consulta.

Caso o usuário exceda o limite de empréstimos a que tem direito será exibida a mensagem a mensagem ”Número de empréstimo excedeu o permitido por USUÁRIO! Permitido somente por empréstimo especial! Deseja continuar?”. Clicando em “Cancelar” o sistema não irá efetuar o empréstimo. Assim, para efetuar um novo empréstimo o usuário deverá devolver algum dos exemplares em posse do mesmo.

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Empréstimo não autorizado devido a pendência

Caso o usuário esteja com multas aparecerá a mensagem “Empréstimo cancelado: usuário está em débito com a unidade de informação!” e o sistema não permitirá o empréstimo.

Caso o usuário possua livros com atraso na devolução o sistema não efetuará o empréstimo e será exibida a janela afastamento onde irá constar os livros em atraso.

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DEVOLUÇÃO

Material de outra biblioteca

Os livros devem ser devolvidos na mesma biblioteca em que o empréstimo foi efetuado. Assim, caso o aluno tente devolver algum exemplar em uma biblioteca qualquer o sistema exibirá a mensagem “Exemplar não pertence à unidade de informação” e a devolução não será efetuada. O usuário, então, deverá devolver o livro em sua biblioteca de origem.

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Livro com Reserva

Ao efetuar a devolução de um exemplar poderá aparecer a mensagem “Este exemplar possui uma reserva”(confirmar essa mensagem), indicando que aquele exemplar deve ser reservado para outro usuário. Após a efetivação da devolução, deve-se destacar, no comprovante, a parte referente aos dados da reserva, onde aparecem o nome do usuário que requisitou a mesma, bem como o título do livro reservado. Esse comprovante deve ser guardado com o livro no armário presente na retaguarda do balcão.

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PAGAMENTO DE MULTA

GRU – GV

As orientações para pagamento de multa no Campus GV estão no link https://www2.ufjf.br/bibliotecagv/pagamento-de-multa/ . Para o preenchimento da GRU acesse: http://www.gv.ufjf.br/gru/ .

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GRU – JF (casos específicos)

Em períodos de afastamento social e para casos específicos poderá ser feito o pagamento via GRU. Para isso é necessário que o interessado envie um e-mail para: atendimento.cdc@ufjf.edu.br com seu nome completo, CPF e endereço solicitando o envio. Após o pagamento o comprovante deverá ser enviado para o mesmo endereço eletrônico.

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Multas

As multas são quitadas apenas na Biblioteca Central e em espécie.

Valor das multas:

EspecificaçãoValor
Livros de circulação normal – empréstimo domiciliarR$ 0,50 por dia e obra
Livros de empréstimo no recintoR$ 5,00 por dia e obra
Livros “não circula” empréstimo domiciliarR$ 1,00 por dia e obra
Chave do guarda-volumesR$ 5,00 por dia
Substituição do segredo da chave do guarda-volumes e 2 cópias da chaveValor cobrado pelo chaveiro
NetbooksR$ 10,00 por dia
TabletsR$ 5,00 por hora

Na totalização das multas serão considerados todos os dias em atraso, incluindo sábados, domingos, recessos previstos no calendário e feriados. Somente serão abonadas multas em caso de atestado médico e boletim de ocorrência. Os períodos de paralisação e greve os dias são desconsiderados automaticamente.

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Usuários sem débitos devido aos livros não entregues

O sistema poderá exibir a mensagem “Usuário não possui débitos” quando o usuário possui materiais em atraso, mas ainda não os devolveu.

Para verificar essa situação clique na opção “Empréstimo” e pesquise pela matrícula em questão.

Aparecendo uma janela com o título “Afastamento” verifique o “Motivo” do mesmo. As mensagens “Não foi devolvida a chave…” e “Atraso no exemplar…” sinalizam que o usuário possui itens em atraso ainda não devolvidos. Fechando a janela “Afastamento”, pode-se usar a barra de rolagem horizontal para verificar o valor parcial de todos os débitos e a parcial dos débitos por exemplar.

As multas só ficam disponíveis em “Pagamento” após a devolução dos materiais. Informe ao usuário que é necessário que os exemplares sejam devolvidos para que os débitos parem de sofrer os ajustes por tempo de atraso e para que as multas sejam quitadas.

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Usuário sem débitos devido a multas em outra matrícula

O sistema exibirá a mensagem “Usuário não possui débitos!” quando não existir nenhuma multa registrada na matrícula pesquisada. No entanto os débitos podem estar registrados em uma outra matrícula do usuário em questão.

Nesses casos é importante observar se a matrícula selecionada corresponde à matrícula em que a multa está registrada. Usuários com mais de uma matrícula podem ter multas registradas em alguma dessas outras matrículas, então é interessante verificar todas as matrículas até que a multa seja identificada.

Pesquise pelo nome do usuário para encontrar todas as matrículas do mesmo.

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COMUT

O serviço de comutação bibliográfica possibilita o fornecimento de cópias de artigos publicados em periódicos técnico-científicos, capítulos de livros, teses, dissertações e anais de congressos existentes em outras bibliotecas de todo o país ou do exterior.

O serviço pode ser solicitado através do Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT), coordenado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O usuário poderá solicitar esse serviço por intermédio das bibliotecas habilitadas para tal, bem como por meio do site do IBICT.

No CDC as bibliotecas cadastradas são:

  1. Biblioteca Central, cadastrada junto ao IBICT na categoria de biblioteca solicitante;

  2. Biblioteca do Campus Avançado de Governador Valadares, cadastrada junto ao IBICT na categoria de biblioteca solicitante.

Para efetivar esse serviço são cobradas taxas estabelecidas pela instituição supracitada, devendo o pagamento ser efetuado após recebimento do orçamento fornecido pela biblioteca.

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OUTROS

Acesso aos e-books (Minha Biblioteca – Biblioteca Virtual Universitária)

Para acessar os e-books você deve em primeiro lugar acessar o SIGA 3. No SIGA, entre em Biblioteca e depois em Consulta ao acervo. Observe que seu nome vai aparecer no canto superior direito. Assim, você poderá fazer a pesquisa das obras e obterá acesso aos e-books disponíveis no catálogo. Estes se encontrarão com um ícone de “cadeado” à esquerda do nome da obra. Basta clicar no ícone para abrir o e-book.

Você também poderá acessar os e-books logando em SIGA 3, clicando em Biblioteca, e depois em Minha biblioteca. Os e-books são acessados por meio de um clique na imagem de capa da obra. Use o buscador para encontrar o e-book inserindo na busca o título ou autor procurado.

Qualquer dúvida acesse:

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Renovação de empréstimo

É necessário efetuar o login no Siga3 e clicar no ícone Biblioteca. Nas opções, selecione o ícone Meu Pergamum. Você será redirecionado(a) e na nova tela aparecerão os itens que estão emprestados em sua matrícula com a opção de renovação. É importante lembrar que a renovação pode ser efetuada a qualquer momento e que após a quarta renovação no sistema a obra deverá ser devolvida. Caso haja reserva para outro usuário o sistema não efetivará a renovação. Observação: O(A) usuário (a) deve estar logado (a) no SIGA com a matrícula em que solicitou os empréstimos.

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Livros não aparecem para renovar

É preciso logar no SIGA3 e no canto direito superior conferir se a matrícula que aparece é a que o usuário (a) efetuou o(s) empréstimo(s) ou não. Se estiver logado (a) com outra matrícula sua que não a que está ativa, é preciso clicar em “trocar usuário” no canto superior direito.

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Usuário não aparece no Pergamum

Para que o usuário seja importado do SIGA para o Pergamum é preciso que os dados no cadastro estejam completos. Acesse o SIGA (laranja) e complete seus dados pessoais: e-mail, endereço, telefone. A importação acontece diariamente às 10, 14, 18 e 22 horas. Caso não seja possível esperar a próxima importação entre em contato com a Gerência de Atendimento na Biblioteca Central.

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Empréstimo de netbooks e tablets 

O empréstimo e devolução de Netbooks e Tablets têm algumas peculiaridades.

Algumas delas são:

– Empréstimos e devoluções devem ocorrer 1 hora antes do fechamento da biblioteca.

– Estes exemplares não podem ser renovados pelo Pergamum.

– Os tablets só podem ser usados nas dependências da biblioteca.

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