A Biblioteca Central está localizada no centro do Campus Universitário, no segundo andar do prédio da Reitoria. Foi inaugurada em dezembro de 1975 em conjunto com outras obras que marcaram a gestão do professor João Martins Ribeiro.
“A Biblioteca Central foi identificada como uma das obras de maior necessidade para a instituição, e para a sociedade, pois buscava o desenvolvimento do contato entre a academia e a comunidade, além de objetivar uma nova ótica em contexto revolucionário para o ensino e para a pesquisa, diante do empréstimo dos mais atualizados livros e periódicos à época.” (UFJF, 2020)
A inauguração da BU antecede a criação do CDDC e consequentemente a do atual CDC, entretanto é comum o conflito de separação destes dois órgãos pois estão alocados na mesma estrutura física. A gestão do sistema de bibliotecas da UFJF, CDC, está alocada dentro da BU.
Atualmente a BU possui um acervo de mais de 57 mil títulos e 119 mil exemplares, sendo assim a biblioteca com o maior acervo dentre as do CDC. Seu acervo é multidisciplinar contemplando as diversas áreas do conhecimento. A BU, como é conhecida, além de empréstimo de livros, oferece também empréstimo de tablets e netbooks.
Na BU o acervo é aberto e multidisciplinar. Além de alocar obras referente à todos os cursos, estão alocados materiais dos cursos: Veterinária (graduação), Rádio, TV e Internet (graduação), Jornalismo (graduação), Comunicação (mestrado), Educação Física (graduação, mestrado e doutorado), parte do acervo do curso de Enfermagem (graduação), teses dos programas de pós-graduação em Linguística, Estudos Literários e Profissional em Letras, parte do acervo de educação à distância, além do acervo interdisciplinar, coleção de teses, os periódicos e a coleção de referência.
Além dos serviços básicos de circulação (empréstimo, reserva e devolução), a BU oferece serviços de atendimento e treinamento aos usuários, treinamento de normalização de trabalhos acadêmicos, Portal de Periódicos da Capes, Bases de Livros Eletrônicos (Atheneu, IEEE, Minha Biblioteca e Pearson), Bases de Periódicos (Revista dos TriBCnais, JSTOR, Vlex), Normas Técnicas (Gedweb), Gerenciador de referências (EndNote e Mendeley), Treinamento de calouros para uso da biblioteca e outros.
Os espaços para estudo são divididos em salão de leitura, salas de estudo em grupo e sala coletiva. Não é permitida a circulação de pessoas portando bolsas e pastas, sendo assim, são oferecidos escaninhos individuais.
Alguns serviços são centralizados na BU. O pagamento de multas, a elaboração de ficha catalográfica para a editora da UFJF, aquisição
São setores do CDC que estão alocados na Biblioteca Central:
Processamento Técnico: local em que acontece a aquisição de material bibliográfico (cotação, compra, recebimento, conferência e patrimônio) além do gerenciamento das assinaturas e renovações das bases de dados e bibliotecas virtuais, a seleção (inclui doações). Também desempenha a função de assessoramento para as bibliotecas setoriais visando estabelecer procedimentos e padrões de preparo físico, de descrição bibliográfica, de indexação e classificação.
Periódicos: aloca em acervo títulos nacionais e estrangeiros e publicações da UFJF para consulta local.
Ri-UFJF: acervo de arquivos digitais aberto para a comunidade em geral e integrado a outros acervos existentes no mundo. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente, e por estarem amplamente acessíveis proporcionam maior visibilidade e impacto da produção científica da instituição.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
7h às 22h (segunda-feira a sexta-feira)
8h às 12h (sábados)
CONTATOS BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA
(32) 2102-3767 — biblioteca.central@ufjf.br
Biblioteca Central promove “Encontro às cegas com um livro”
Bibliotecas virtuais de ponta de direito e ciências sociais já estão disponíveis
O nascimento da Biblioteca Central, Praça Cívica, Centro Olímpico e de acesso ao campus
Biblioteca Central recebe trabalhos artesanais de alunos do IAD
Fonte: 60 anos UFJF