Projeto se estende até o fim deste período letivo (Foto: Gustavo Tempone)

Para incentivar a leitura e direcionar as mensagens passadas por meio dos livros, a Biblioteca Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) oferece, da última quinta-feira, 21, até o fim deste ano letivo, o “Encontro às cegas… com um livro”. O empréstimo é destinado à comunidade acadêmica. 

A iniciativa consiste em uma estante com livros encapados com frases inspiradas no livro “Farmácia literária”, de Ella Berthoud e Susa Elderkin. A ideia central é que os interessados façam a escolha de acordo com a descrição que remete à história contada, sem saber o título. 

A bibliotecária da Biblioteca Central, Carmorinda Ferreira, destacou que apesar da iniciativa não ser inédita, o modo como foi produzida e a intenção são novas. “O projeto como está nasceu aqui. Encapamos os livros, confeccionamos um marcador de brinde e enfeitamos a estante. Com isso, pretendemos, além de fomentar o hábito de leitura, fazer com que as pessoas reflitam através da literatura.”

O projeto ficará disponível até o próximo ano, de modo que o empréstimo pode ser renovado no dia 28 de novembro, quando se inicia o período de empréstimos para as férias.

Outras informações: (32) 2102-3751 – Biblioteca Central