Conclusão da disciplina Produção Artesanal resultou na entrega dos trabalhos dos alunos (Foto: Carolina de Paula)

Mesa, tapetes, guarda–chuvas e marcadores de texto personalizados, jogos interativos, enfeites e outras artes. Estes foram alguns dos objetos doados à Biblioteca Central pelos alunos do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (IAD-UFJF). O intuito é ampliar o acesso da comunidade acadêmica a outros itens, além dos materiais bibliográficos tradicionais.

A entrega aconteceu nessa terça-feira, 27, por meio de dinâmica da disciplina de Produção Artesanal, ministrada pela professora Lia Palleta. Um grupo de cerca de 20 alunos esteve na Biblioteca para expor seus trabalhos de conclusão da disciplina, que agora irão compor a decoração do espaço.

Objetos artesanais irão compor e colorir o espaço (Foto: Carolina de Paula)

As bibliotecárias Roberta Dannemann e Uiara Soares explicam que a inspiração para a iniciativa veio do projeto “Biblioteca das Coisas”, implementado em outras universidades. O objetivo é oferecer aos alunos e funcionários o empréstimo de objetos não relacionados diretamente à biblioteca, como kits de notebooks, tablets, guarda-chuvas, régua, fones de ouvido, canetas e outros itens úteis.

Segundo elas, a parceria com o IAD surgiu com a doação de guarda-chuvas que precisavam ser restaurados. A professora Lia Paletta abraçou a iniciativa, ampliando a proposta. “É uma oportunidade de incentivar os alunos a serem criativos, levando seus aprendizados para fora da sala de aula e tornando estes objetos úteis para a comunidade acadêmica”, disse a professora.

Para as bibliotecárias, o resultado foi melhor que o esperado. “Um ambiente que, supostamente, é de silêncio absoluto e de poucas cores, acaba ganhando vida através do trabalho dos estudantes”, destaca Roberta.

O projeto foi aprovado também pelas alunas do Bacharelado em Design do IAD, Anna Coelho e Geovanna de Bergamaschi. Elas destacaram o contato com áreas que não estavam acostumadas a trabalhar, como a costura e a cerâmica. Já para a colega Pamella de Oliveira, “a atividade permitiu tornar este ambiente frequentado por todos diariamente mais acolhedor e leve”.

Os projetos podem ser conferidos na Biblioteca Central da UFJF. O empréstimo e uso dos objetos doados pelos alunos seguirão as diretrizes da biblioteca.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf